TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR

Por:   •  14/6/2016  •  Monografia  •  10.127 Palavras (41 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 41

REDE METODISTA DO SUL

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

KARINE DA SILVA

CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR

Porto Alegre

2009

KARINE DA SILVA

CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR

Trabalho de graduação apresentado à disciplina de TCC I do curso de Administração de Empresas, do Centro Universitário Metodista IPA, como requisito para obtenção de nota.

Orientador: Prof. César Luciano Filomena

Porto Alegre

2009

RESUMO

Este trabalho aborda assuntos relacionados à captação de recursos para o Terceiro Setor. Engloba instituições sem fins lucrativos que têm como objetivo o bem público. Estas têm como objetivo a democracia, liberdade, igualdade, participação solidária. Instituições que possuem credibilidade junto à sociedade, com grande capacidade de desenvolver projetos sociais na sociedade. Verifica-se também a regulamentação das instituições do Terceiro Setor através da Lei 9790 – Lei das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, criada para disponibilizar normas e requisitos para evitar fraudes e atitudes antiéticas na ação da sociedade. Destaca-se a “crise do Estado brasileiro”, pela falta de capacidade do Estado em atender as demandas excessivas, contando com a colaboração das empresas através de projetos sociais. Para que as organizações do Terceiro Setor  permaneçam ativas é necessário a captação de recursos, como dinheiro, equipamentos, apoio de outras empresas, pessoas que se dediquem como voluntários para defender alguma causa. Para conseguir este objetivo é preciso uma comunicação eficaz junto à instituição que se pretende captar recursos, para que a mensagem seja entendida e aceita, incluindo as organizações que desejam dar apoio ao Terceiro Setor através da Responsabilidade Social Corporativa.

Palavras chave: ONG. Captação de Recursos. Terceiro Setor.

LISTA DE ABREVIATURAS

ONG(s) – Organização não Governamental

OSCIP (s) – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público

IBASE – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas

RSC – Responsabilidade Social Corporativa

GIFE – Grupo de Instituições e Fundações Empresariais


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA        5

1.2 OBJETIVOS DA PESQUISA        6

1.2.1 Objetivo Geral        6

1.2.2 Objetivos Específicos         6

1.3 JUSTIFICATIVA        6

1.4 ROTEIRO DE ESTUDO         7

2 REFERENCIAL TEÓRICO        9

2.1 ONGS        9

2.2 ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO (OSCIPS)..        11

2.3 PROJETOS SOCIAIS        14

2.4 CAPTAÇÃO DE RECURSOS        16

2.4.1 Os recursos humanos para captação de recursos        19

2.4.2 Comunicação para captação de recursos        21

2.5 RESPONSABILIDADE SOCIAL        24

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        28

3.1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA        28

3.2 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA        29

3.3 TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DA COLETA DE DADOS        29

3.4 TÉCNICAS DE ANÁLISE DE DADOS        29

4 REFERÊNCIAS         31

APÊNDICE A – INSTRUMENTO DE COLETA        34

1 INTRODUÇÃO

Os movimentos sociais tiveram inicio no Brasil por volta dos anos de 1960 e 1980, com assuntos de grande motivação e repercussão, junto à sociedade. Esses movimentos, com o passar dos tempos, foram dando ênfase para as Organizações não governamentais (ONGs) e como seqüência para o Terceiro Setor  que, por falta de capacidade do Estado em conseguir suprir totalmente necessidades da sociedade como saúde, segurança, educação popular, capacitação e outras necessidades públicas, surgiram para sanar as dificuldades que a sociedade enfrenta (SOBOTTKA, 2003).

Para respaldar a possibilidade de parcerias entre o Estado e o Terceiro Setor foi criada a categoria Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), regulada pela Lei número 9.790, de 1999, com o objetivo do bem público, onde para desenvolverem projetos sociais junto à comunidade necessitam captar recursos para manterem-se ativas em prol da sociedade.

Segundo Relatório Anual dos Parceiros Voluntários (2008), de 1996, existiam apenas 105 mil entidades, em 2002. Esse número cresceu para 276 mil e, em 2005, teve um aumento para 350 mil. Observa-se que essas entidades vêm crescendo ano após ano, atuando na defesa dos direitos e interesses da sociedade.

O Terceiro Setor busca alternativas existentes para a captação de recursos, como a busca de apoio junto a empresas da iniciativa privada, através da responsabilidade social corporativa, e podem firmar conveniência e parceria com o Estado, visto que o mesmo não tem mostrado capacidade suficiente para suprir totalmente as necessidades da sociedade, devido a sua estrutura.

Outra maneira de captar recursos é buscar apoio de outras organizações do Terceiro Setor, que comunguem do mesmo comum, pois o mesmo tem crescido e ganhado muita repercussão.

Para isso, mostram-se quais as melhores formas de gestão dos projetos e a gestão de recursos.

Segundo o Grupo de Estudos do Terceiro Setor United Way of Canada (2002), captação ou mobilização de recursos é apenas uma forma de designar as diversas maneiras que existem para geração de recursos pelas organizações que visam o bem público sem fins lucrativos. Destaca-se que dentre algumas formas de captar recursos pode-se salientar: recursos governamentais, renda adquirida pela venda de alguns serviços ou produtos ligados à instituição, também os recursos que podem ser recebidos através de doadores e apoio de organizações da iniciativa privada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (69.1 Kb)   pdf (322.3 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com