TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLIMA ORGANIZACIONAL

Por:   •  4/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 6

RECURSOS HUMANOS II

Faculdade Alfredo Nasser

Professora: Angela Maria Andrade Melo

THIAGO GOMES BORGES

Introdução.

Clima organizacional é a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. É aquela "atmosfera psicológica" que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar.

Somos influenciados pelo clima organizacional e, ao mesmo tempo, o influenciamos. Esse ciclo de influências criará um efeito o qual chamamos de "realimentação de auto-reforço", fazendo com que certas características da cultura sejam amplificadas através de comportamentos repetidos nas relações do dia a dia. Assim, se a cultura organizacional for virtuosa, esse ciclo amplificará comportamentos construtivos, gerando mais produtividade com qualidade de vida. Mas se a cultura for viciosa, o ciclo de influências arrastará a empresa para comportamentos cada vez mais destrutivos, prejudicando a produtividade, desgastando as pessoas e os seus relacionamentos.

Portanto, torna-se vital conhecermos os fatores que dificultam a manutenção de um clima organizacional produtivo se pretendemos intervir de forma significativa.

A pesquisa na empresa Rede Drogasil, foi feita para identificar o que acontece dentro da empresa, quais são os motivos para a motivação ou não de seus funcionários e sugerir o que pode ser feito para a melhoria de tal.

A empresa Drogasil

Criada em São Paulo, em 1935, pela fusão de dois proprietários de pequenos grupos de farmácias locais, (Drogaria Brauriel e Droga Brasil), a empresa passou a configurar como uma rede, ou seja, uma sociedade com cotas de participação de responsabilidade limitada, através de incorporação de outras cinco redes, que já tinha naquele momento o conceito de rede farmacêutica.

Em 1972, a empresa se transformou em sociedade anônima , surgindo assim a DROGASIL S/A COMERCIO E INDUSTRIA ; em 1973 a mesma abre seu capital ao mercado de ações, tornando-se a única empresa do ramo farmacêutico a integrar a bolsa de valores.

Em 1994, poucos meses após a entrada do novo ciclo econômico, em que o Brasil apostava no plano real, mais uma vez a rede acompanha um momento histórico.

Nascia assim então a nova Drogasil. A marca foi redesenhada dentro dos padrões contemporâneos. Junto com essas modernizações visuais, veio o novo layout, os novos equipamentos para as lojas,  novas cores destacando e valorizando a apresentação e exposição de mais de cinco mil itens disponibilizados aos seu clientes.

A partir de 1995, aconteceu os principais momentos da empresa, como: a expansão para o estado de Minas Gerais, em 2006 para o estado de Goiás ,em 2009 para o Distrito Federal,em 2011 para o estado do Espírito Santo, e logo depois Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo assim a primeira rede de farmácias da América Latina.

Já com 485 lojas no Brasil todo, 3 centros de distribuição, a Drogasil se uniu a rede Raia, se tornado em 2013 a RaiaDrogasil, com 5 centros de distribuição ao total e 985 lojas nas regiões brasileiras.

 RaiaDrogasil

Líder do mercado brasileiro de drogarias em faturamento e número de lojas, segundo ranking da Abrafarma, a Raia Drogasil foi criada em 2011 como um dos dez maiores grupos varejistas do Brasil, a partir da fusão de iguais entre Raia S.A. e Drogasil S.A.

A empresa adota um modelo de negócio diferenciado, com duas marcas líderes (Droga Raia e Drogasil), que atuam de forma independente, com suas qualidades complementares e formato de lojas específicos.
A Raia Drogasil atua em 12 estados que representam 83% do mercado consumidor farmacêutico brasileiro: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Possui estrutura logística descentralizada e opera por meio de sete centros de distribuição, localizados em cinco estados - SP (São Paulo, Embu das Artes e Ribeirão Preto), MG (Contagem), PR (São José dos Pinhais), GO (Aparecida) e RJ (Barra Mansa) - que totalizam mais de 68 mil m2 de capacidade de armazenamento e garantem agilidade no abastecimento das lojas.

Para atender às diferentes demandas dos consumidores na compra de medicamentos e produtos de higiene e beleza, a Raia Drogasil conta ainda com uma estrutura de vendas multicanal que, além das lojas físicas, é formada pelos formatos e-commerce e delivery, com sites (www.drogaraia.com.br e www.drogasil.com.br) e canais de atendimento específicos (Raia em Casa e Fone Farmácia) para cada uma das marcas. A empresa também atua no segmento de vendas Corporativas, com o Cartão Benefício Farmácia, serviço em que foi pioneira ao garantir aos funcionários de empresas parceiras acesso fácil a produtos e vantagens nas lojas da rede.

Com uma combinação única de escala, eficiência operacional e capacidade de crescimento, a Raia Drogasil destaca-se por investir no desenvolvimento sustentável do negócio, buscando gerar valor para os seus acionistas e para a sociedade. Para isso, adota uma postura ética e transparente com todos os seus públicos de relacionamento, investe no desenvolvimento e na qualificação de seus mais de 20 mil funcionários e busca envolver e mobilizar parceiros de negócios e clientes para promover saúde e bem- estar nas comunidades onde atua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (53 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com