TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO PERMANECER EM EVIDÊNCIA NO MERCADO: UM ESTUDO DE CASO NO BAR BOTEQUIM ORIGINAL

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIFACS - UNIVERSIDADE SALVADOR

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EAD

POLO SANTO ANTÔNIO DE JESUS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

ALEX BISPO DOS SANTOS

GILENO LEITE DOS SANTOS

JACANAN DOS SANTOS FREITAS

JOSÉ NILMAR CASTOR MUDESTO

COMO PERMANECER EM EVIDÊNCIA NO MERCADO: UM ESTUDO DE CASO NO BAR BOTEQUIM ORIGINAL – SANTO ANTÔNIO DE JESUS

SANTO ANTÔNIO DE JESUS

2014

  1. INTRODUÇÃO

Num mercado concorrido, numa cidade referência para uma região, a exemplo de Santo Antônio de Jesus para a região do recôncavo baiano, há 05 anos o Botequim Original mantém-se em evidência para aqueles que procuram este tipo de estabelecimento.

Segundo Chiavenato (2007):

        As organizações “são unidades sociais (ou agrupamentos humanos), intencionalmente construídas, com o fim de atingir objetivos específicos”... e também são reconstruídas e reelaboradas, ou seja, reestruturadas e redefinidas, conforme os objetivos são atingidos ou conforme se descobrem meios melhores para atingi-los com menor custo e menor esforço e menor tempo. Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social vivo e sujeito continuamente a mudanças.

Assim sendo, há necessidade de constante mudança no interior das organizações a fim de satisfazer alguma necessidade da sociedade na qual está inserida.

De acordo com a definição e objetivo citados acima, o Botequim Original sofre mudanças de tempos em tempos para satisfazer as necessidades do seu público-alvo.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO CASO

A procura por um espaço para despender um tempo para confraternizar com amigos, ouvir música ao vivo, degustar pratos tradicionalmente servidos em bares, é uma necessidade de muitas pessoas. Para tanto, empresas oferecem espaços e serviços para que essa necessidade seja satisfeita.

Estar em evidência durante certo período é privilégio de poucos, haja vista a quantidade de empresas do mesmo ramo que abrem e fecham depois de algum tempo.

Dessa forma, procurando entender quais atitudes utilizar para estar entre as opções dos clientes no momento da escolha, surge um objeto de estudo: Quais fatores o Botequim Original põe em prática para atingir este intuito?

2.1 ROTEIRO DE ENTREVISTA REALIZADA NO BOTEQUIM ORIGINAL

Local: Botequim Original

Data: 28/06/2014

Entrevistada: __________________________________

Perguntas:

  1. Como surgiu a idéia do Botequim Original?
  2. Como se deu o planejamento do Botequim Original?
  3. O que levou à escolha dessa área de atuação?
  4. Há dificuldades com a equipe? Quais são?
  5. Quais estratégias são utilizadas para motivar a equipe?
  6. Como se dá o relacionamento com clientes e com a sociedade?
  7. Quais os planos para o futuro do Botequim Original?

  1. HISTÓRICO DO BOTEQUIM ORIGINAL

Inaugurado em junho de 2009, o Botequim Original foi idealizado pela proprietária Krishna Araújo Lopes.

Desde então, várias foram as mudanças sofridas pelo bar, tanto na estrutura quanto na equipe de trabalho. Estratégias foram implementadas a fim de fidelizar o público, como a realização de boates, shows com atrações de renome no Estado da Bahia, participação em eventos fora da estrutura do bar, a exemplo de desfiles no SESC, cavalgadas, quiosques na EXPOMANDIOCA e ESPAÇO SÃO JOÃO.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

4.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

De acordo com PARENTE (2011, p. 51), O planejamento serve para antecipar e organizar as atividades para alcançar um objetivo. Deve envolver a empresa em todos os seus níveis.

Planejamento estratégico é realizado no nível institucional da empresa pelos dirigentes, com a tarefa primária de se relacionar com o mercado, se defrontando com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral. Levantando as ameaças ambientais e oportunidades disponíveis para a empresa, desenvolvem estratégias para enfrentar esses elementos ambientais, levando em consideração um horizonte de tempo projetado no longo prazo. Uma boa dose de intuição também é necessária, pois, como trata-se de planejamento a longo prazo, a empresa não tem como processar e interpretar todos os dados e informações do ambiente.

4.2 ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

        O planejamento estratégico exige sete etapas:

  1. Determinação dos objetivos.
  2. Análise ambiental externa.
  3. Análise organizacional interna.
  4. Formulação de alternativas.
  5. Elaboração do planejamento.
  6. Implementação e execução.
  7. Avaliação dos resultados.

A figura abaixo nos mostra estas sete etapas:

[pic 2]

Figura 1 – As etapas do planejamento estratégico

Fonte: (CHIAVENATO, 2007, p. 143)

4.2.1 DETERMINAÇÃO DOS OBJETIVOS

        Determinar os objetivos significa definir quais as pretensões da empresa. Podem ser formulados em termos amplos e abstratos.

        Os objetivos devem obedecer a uma hierarquia, a fim de que não ocorra dispersão de esforços ou perda da unidade organizacional da empresa.

4.2.2 ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA

        A análise ambiental externa é a forma pela qual a empresa procura conhecer seu ambiente externo e diagnosticar o que nele ocorre. Deve levar em consideração o ambiente geral, pois, este envolve fatores que influenciam todas as organizações sem qualquer distinção e o ambiente, ou seja, os consumidores ou usuários e fornecedores.

4.2.3 ANÁLISE ORGANIZACIONAL INTERNA

        A análise organizacional interna é o processo pelo qual se examinam os recursos disponíveis, sejam financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos da empresa. Uma ferramenta muito utilizada para realizar esta análise é a tabela SWOT (strenghts, weakness, opportunities e threats, em inglês)  ou FFOA, também conhecida como FOFA (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Nas linhas da tabela estão as forças e fraquezas, e nas colunas as oportunidades e ameaças, conforme figura abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (277.7 Kb)   docx (199.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com