TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO HUMANO; LIDERANÇA; MANIPULAÇÃO.

Por:   •  9/5/2017  •  Artigo  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

COMO O LÍDER DEVE SE COMPORTAR AO LIDAR COM PESSOAS MANIPULADORAS

COMO O LÍDER DEVE SE COMPORTAR AO LIDAR COM PESSOAS MANIPULADORAS

Anne Ketlin de Freyn1; Athos Victor Moraes Pelissari2; Brunno Sin Xiang Jin3; Felipe Matheus Vieira Rodrigues4; Gabriel Pereira Maso5; Lucas de Souza Ferreira Martins6; Renan Vianna Baiocchi7

1,2,3,4,5,6,7 Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Medianeira - Brasil

Resumo

Palavras Chave: COMPORTAMENTO HUMANO; LIDERANÇA; MANIPULAÇÃO.


1. INTRODUÇÃO

  1. Comportamento Humano e Trabalho

Uma definição prática, direta e popular sobre psicologia é de que se trata de uma ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Aprofundando essa definição, dizemos que a psicologia estuda as emoções, as experiências humanas com o mundo ao seu redor, suas introspecções, processos de aprendizagem, intelecto e a percepção do ser humano.

A subjetividade das relações humanas dificulta os estudos, devido a diversas variáveis que interferem nos resultados das experiências humanas como, por exemplo, a mudança repentina de humor. Ainda ressalta que a percepção de cada indivíduo é definida por três grandes grupos: valores, modelos mentais e motivos.

O comportamento humano está relacionado a interação do indivíduo ao grupo. De acordo com Tonnera (2013), o conjunto dos reflexos da visão pessoal de cada indivíduo para com a realidade, define a cultura de um grupo ou organização.

A Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), é o estudo do fator humano na organização, este estudo abrange a atração, retenção, treinamento e motivação dos recursos humanos da empresa Toledo (1986).

Um dos principais desafios na área de POT é compreender como interagem os múltiplos aspectos que integram a vida das pessoas, grupos e organizações em um mundo em constante transformação, de modo a propor formas de promover, preservar e restabelecer a qualidade de vida e o bem-estar (Zanelli & Bastos, 2004, apud Tonetto; Amazarray; Koller; e Gomes, 2008).

A etimologia, é ótima para entendermos as origens de algo, separando fica: psique e logia. O primeiro significa alma e o segundo estudo. Vem do grego, fazendo com que muitos confundissem os estudos da psicologia entre Sócrates, Aristóteles e Platão com a famosa filosofia que desempenhavam nos séculos passados. Os estudos da “alma” humana se deram a partir de Sócrates, por volta do século 4 a.C. e a continuaram com os já dois gregos citados acima, passando pela era medieval, que ao contrário do que muitos afirmam, foi sim o período de florescer intelectual que foi concretizado durante a Renascença. Afinal, as primeiras universidades européias foram fundadas ainda na Idade Média. Mas, demorou muito tempo, apenas no século XIX, para a Psicologia de fato ser uma ciência independente e não mais precisar da Filosofia para existir. (MARQUES, 2015)

  1. Mentira e Manipulação

Segundo pesquisa realizada por Juliana(2013), mostrou que as pessoa mentem por três motivos: ética, ego e sobrevivencia. Muitas pessoas mentem no ambiente de trabalho para encobrir atitudes de colegas, chefes ou empresas e acreditam estar sendo éticos. Outros mentem para se sentirem melhor, para satisfazer o ego, se mostrar superior, manipulando outras pessoas para conseguir vantagens e se aproveitando da inocência dos outros para crescer e atingir suas metas. Existem aqueles que mentem e se justificam que foi instinto de sobrevivência. No âmbito do trabalho, a mentira causa desconfiança, arruina a reputação e faz a pessoa perder o respeito manchando sua imagem profissional.

“Mentiras são manipulações e nem sempre aparecem em sua forma escabrosa, mas visível. Podem ser mentiras inofensivas, meias verdades e fazer parte de omissões cuidadosamente escolhidas. Seja qual for a embalagem, se não for a verdade, toda verdade e nada mais que a verdade, é perigoso. ” (LILLEY, 2002, p.94).

Segundo Roy(2002), os mentirosos estão a um passo dos manipuladores na qual são pessoas fácies de tratar se atentando aos fatos. Para ele não se deve chamar as pessoas de mentirosos pois eles podem apenas estar desinformados sobre a importância do fato, desse modo não se faz inimigos e sim aliados.

1.3 Manipuladores no Ambiente de Trabalho

O bom relacionamento é essencial para o desenvolvimento da carreira, porém algumas pessoas têm dificuldades em receber ordens, enquanto outras simplesmente não se encaixam em posições de liderança. E isso gera conflitos, que estão presentes em todos os ambientes, organizacionais ou não. Conforme Berg (2012), a palavra conflito vem do latim conflictus, que significa choque entre duas coisas, embate de pessoas, ou grupos opostos que lutam entre si, ou seja, é um embate entre duas forças contrárias. Segundo pesquisa realizada pela consultoria Pactive em 22 estados brasileiros, 45,3 % das pessoas evitam pedir algo a colegas por medo em entrar em conflito, segundo o consultor em gestão de pessoas Eduardo: “Uma negociação é uma relação de troca. Se você vai lidar com uma pessoa difícil, saiba o que você poderá oferecer em troca”. Isso não significa, explica Eduardo , manipular ou chantagear a pessoa difícil até ela ceder, mas sim oferecer-lhe algo de seu interesse. Pessoas manipuladoras tendem a evitar conflitos manipulando as outras, e gerando conflitos quando estas percebem que foram manipuladas . Para reconhecer um manipulador é importante saber que ele se considera hábil em relações interpessoais, prefere fazer as próprias interpretações das informações, se considera indispensável as outras pessoas, e nunca apresenta claramente os próprios objetivos. O manipulador tende a desvalorizar as outras pessoas, criando uma relação táctica com elas , exagerando informações que recebe, inventando histórias e negando fatos para retirar a própria responsabilidade, porém o manipulador perde a sua credibilidade conforme é descoberto , e tende a se vingar dos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com