TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 3

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1) Demonstrar a importância das habilidades interpessoais no local de trabalho.

 O desenvolvimento das habilidades interpessoais dos gestores auxilia as organizações a atrair e reter funcionários com alto nível de desempenho. Independente das condições do mercado de trabalho, os funcionários que se destacam estão sempre em falta. De fato, ter gestores com boas habilidades interpessoais é o mesmo que garantir um ambiente de trabalho mais agradável, o que, por sua vez, facilita a contratação e a manutenção de pessoas qualificadas.

2) Descrever as funções, papéis e habilidades dos administradores.

Funções dos administradores:

Função de planejamento: engloba a definição das metas da organização, o estabelecimento de uma estratégia geral para o alcance dessas metas e o desenvolvimento de um conjunto abrangente de planos para integrar e coordenar as atividades.

Função de organização: Os gestores são responsáveis pela definição da estrutura da empresa, que inclui a definição de quais tarefas devem ser realizadas, quem irá realiza-las, como elas serão agrupadas, quem se reporta a quem e em que instâncias as decisões serão tomadas.

Função de direção: Essa função inclui a motivação dos funcionários, liderança, seleção dos canais de comunicação mais eficazes e resolução de conflitos.

Função de controle: É o processo de monitoramento das atividades da organização para garantir que estejam sendo realizadas como planejado e a correção de quaisquer desvios significativos.

Papéis dos administradores:

Interpessoais: O administrador deve ser um símbolo de liderança, deve ser um líder responsável pela motivação e ter uma ligação com uma rede externa de contatos que lhe fornece informações importantes.

Informacionais: O administrador tem que ser um monitor que recebe uma grande variedade de informações internas e externas da organização, tem que ter um papel de disseminador que transmite as informações recebidas e por fim tem um papel de porta-voz que transmite externamente informações sobre os planos, políticas, ações e resultados da organização.

Decisórios: o administrados deve ter uma visão de empreendedor que busca oportunidades no ambiente organizacional e inicia projetos de mudança, além de ter que ser um gerenciador de turbulências que é responsável por ações corretivas quando a organização enfrenta distúrbios sérios e inesperados, e ser um alocador de recursos e negociador responsável por representar a organização em negociações importantes.

Habilidades dos administradores:

Técnicas: Essa habilidade engloba a capacidade de aplicação de conhecimentos específicos.

Humanas: A capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as e motivando-as, tanto individualmente como em grupos.

Conceituais: Os gestores precisam também ter capacidade cognitiva para analisar e diagnosticas situações complexas. 

3. Definir comportamento organizacional.

É o campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com