TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.027 Palavras (13 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 13

Comportamento Organizacional

1

INTRODUÇÃO

        As organizações no mundo moderno buscam inovações e informações sobre diversos campos dentro do mercado empresarial, para isso foi criado uma metodologia chamada comportamento organizacional, onde seu foco principal é o comportamento humano dentro da organização.

Com esse estudo, mostra-se a capacitação das empresas para o aprendizado dos seus funcionários, enfatizando o conhecimento e qualificação, transformando o quadro da instituição em colaboradores ativos e motivados, juntamente com o trabalho em equipe e a comunicação.  Re-educando a gestão e adequando as tecnologias e percepções dos elementos que compõem uma empresa.

Na administração de uma empresa, pode se observar se tal função esta sendo desempenhada com sucesso ou se ainda há tempo de modificá-la. O administrador é capacitado e tem sempre que tomar o ponto de partida específicos, em busca de bons produtos, melhores preços, mão-de-obra qualificada, tentando utilizar sempre os melhor recursos e valores.

Um bom administrador busca sempre conhecimento do que há de melhor no mercado de trabalho,realiza sempre suas tarefas da melhor forma possível, tem a eficácia de fazer o que é preciso para alcançar determinado objetivo, em busca de melhores resultado. Sabem se planejar melhor, se organizam e conseguem ter total controle dependendo do seu planejamento.

        Define as melhores metas a serem alcançadas, traçam objetivos comum entre as equipes. Com o poder do auto controle, se motivam mais e consegue transmitir isso da melhor forma para cada um. Consegue passar para as equipes objetivos comum para cada um dos envolvidos, dando valor as metas estabelecidas fazendo com que cada um busque sempre o melhor e se dedique cada vez mais.

2

Capitulo 1

Conceito de Comportamento organizacional

        Toda instituição é composta pelas mais diferentes pessoas, com cultura, hábitos e conhecimentos variados. O comportamento organizacional, busca o estudo dos indivíduos dentro da empresa, sua forma de pensar, agir, pensando na compreensão dos funcionários  e grupos, trazendo um convívio de colaborador x empresa para que ambos tenham um bom convívio e desenvolvimento de todas as partes. Dessa maneira a instituição pode corrigir defeitos, conflitos e problemas, tendo como base uma boa comunicação. Esse meio de estudo foi criado para que saibamos nos comportar no interior de uma organização, e para que possamos nos adaptar as diferentes culturas nesse meio, com foco em previsão como a precaução de acontecimentos futuros.

 Jonh Ivan define, o Comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento humano, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional, o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores, seus recursos humanos e objetivos: o efeito no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.

Segundo Derek Pugh, “o comportamento organizacional é o estudo da estrutura, funcionamento e o desempenho das organizações, bem como dos grupos e indivíduos”, apartir dessa citação conseguimos definir melhor o comportamento, tudo influencia, o conhecimento, emoção e qualificação dos elementos que compõem esses grupos, sua estrutura funcional e o estado de equilíbrio dessa instituição. Também podemos relacionar o pensamento de Jorge e Wagner que o CO é a pesquisa do comportamento das pessoas dentro da empresa, a razão pela qual todas as coisas acontecem e para qual propósito são utilizadas.

O comportamento organizacional torna-se indispensável na gestão de uma empresa, para se saber como lidar e aprofundar o conhecimento sobre o ser humano, capaz de se modificar com as mudanças no âmbito empresarial e trazer o sucesso dessa empresa, do qual faz parte.

Sistemas Fechados e Abertos

        Com esse estudo, foram geradas abordagens de sistemas para o desenvolvimento das organizações, com enfoque nas atitudes de seus elementos. Suas características são de entrada, saída, transformador e retroinformação e o ambiente que envolve o sistema, ou seja, traz a entrada e transforma em saída sendo benéfica a empresa. Existem dois tipos de sistemas, o fechado e o aberto, agora veja o quadro comparativo:

3

Sistema Fechado

Sistema Aberto

Esse tipo sistema é aniquilado ao passado, possui uma estrutura simples sem tecnologias e inovações, não busca o desenvolvimento e conhecimento de novos meios para se chegar ao sucesso. Onde seu quadro de colaboradores são inertes para a qualificação e aprendizagem. Digamos que essa empresa “parou no tempo”

Exemplos:

  • - Máquinas com sistemas ultrapassados;
  • - Sem relações sociais com seus parceiros;
  • - Sem contato para o meio externo, na busca por inovação, e crescimento.
  • - Um local em equilíbrio sem variações.

Diferentemente do sistema Fechado, esse método busca crescimento, com foco em suas metas e desenvolvimento, pensando em trazer inovações tecnológicas, bem como novos aparelhos, priorizando a aprendizagem de seus colaboradores para se ganhar talentos em gestão, estão sempre ativo e se adaptando as mudanças em seus mercados, e concluindo novas parcerias.

Exemplos:

  • - Palestras para os funcionários e relação sociais;
  • - Trazendo inovações de gestão e tecnológicas;
  • - Compor parcerias com outras instituições e procurando novos objetivos;
  • - Foco em suas metas.
  • - Um ambiente dinâmico
  • - Ambiente bem variado

        Com o sistema aberto, os empreendimentos possuem grande chance de se consolidar no mercado, por conta de suas inovações e importância com o funcionário, porém possui um lado negativo, pois é fortemente instável as condições de administrações.

Para se ter um local em equilíbrio, temos que utilizar o mecanismo de Feedback,pois o mesmo neutraliza o desequilíbrio trazido pelo ambiente externo no qual estamos expostos, ele não atinge a matéria e a energia, mais esta aberto para as informações, capacitando parte dos dois sistemas e gerando um equilíbrio nas entradas e saídas, transformando os elementos de acordo com o resultado desejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com