TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

INTRODUÇÃO

A Pet Glamour é uma empresa do seguimento de Pet Shop, fundada pelos irmãos Alba e João Lourenzão.

Antes de decidirem ingressarem no empreendedorismo, ambos trabalhavam em setores distintos. João atuava no ramo de Gestão Comercial e Alba era cabeleireira em grandes salões.

Da afeição deles por bichos de estimação, surgiu a idéia de uma empresa especializada nos cuidados com animais.

Na equipe da loja eles contam com mais seis colaboradores. Sendo Anita, Léa , e Éder liderados por  Alba, são do setor de banho e tosa. Leila e Elaine são vendedoras. A gerencia da loja fica sob responsabilidade de Rui. João toma conta da administração geral.

Mesmo com todo planejamento, a loja vem passando por um momento difícil. O faturamento teve uma queda e com isso os sócios estão em constante atrito. Em vez de procurarem a causa do problema, ficam culpando um ao outro pelo ocorrido. Enquanto isso, todos os funcionários sentem o impacto dessa relação abalada. Faltas e desmotivação estão tomando conta do lugar.

Nesse trabalho, vamos conhecer um pouco da personalidade de cada envolvido na loja. Dessa maneira, poderemos compreender o modo de agir e o comportamento que eles vêm adotando perante esse momento turbulento.

Criamos uma tabela onde se apresenta os detalhes pessoais e a percepção que tivemos de cada funcionário.

Também vamos entender mais sobre como os gestores se sentem junto suas obrigações na empresa. Sabemos que eles têm uma função que abrange muitas responsabilidades, e grandes probabilidades de sofrer problemas motivacionais e estresse.

TABELA DE COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS

PERSONAGEM

DESCRIÇÃO

PERCEPÇÃO

IMPLICAÇÃO NEGATIVA

Alba Lourenzão

Extroversão

Individualista

Ela não percebe a empresa como uma unidade

João Maria Lourenzão

Consciência

Introversão

Falta de atitude para organizar a empresa

Rui Leme

Agradabilidade

Desencorajado

Falta de iniciativa e autoritarismo

Éder Seles

Estabilidade emocional

Julgador

Excesso de confiança

Leila Xavier

Extroversão

Desmotivação

Falta de comprometimento

Elaine Verner

Extroversão

Desmotivação

Falta de comprometimento

Anita Tulio Jordão

Aberta a experiência

Influenciáveis

Falta de sintonia

Léa Julio Jordão

Aberta a experiência

Influenciáveis

Falta de sintonia

RELATÓRIO

A empresa Pet Glamour está atravessando um momento de dificuldade onde todos os colaboradores e também os Proprietários da empresa são agentes causadores desse problema.

Em síntese a empresa por ser familiar necessita de mais profissionalismo, pois isso facilitará a empresa retomar seu status no mercado.

A Proprietária Alba Lourenzão juntamente com seu irmão João Maria Lourenzão necessitam entrar em acordo para firmar uma nova direção a empresa. Precisam de mais comunicação e organização na empresa como um todo, estabelecendo novos métodos para inicializar esse trabalho de restauração ou reestruturação da empresa. O Gerente Rui Leme necessita passar por uma avaliação, e se for o caso fazer reciclagens ou novos cursos a fim de que possa capacitar-se para ter uma postura Pró-ativa e também uma certa autoridade e autonomia dentro da empresa. Sendo ele o Gerente da empresa, lugar esse de grande valia e enorme responsabilidade, necessitará fazer algumas mudanças tanto no operacional da empresa quanto na conduta dos colaboradores. Terá de criar novas ideias, incentivando a equipe a trabalhar com mais afinco, união e harmonia. O objetivo de uma empresa além de ter lucros é também proporcionar uma boa atmosfera de trabalho aos seus colaboradores. Um passo importante é investigar os motivos da queda nas vendas e o operacional da empresa como um todo. Feito isso é capacitar os colaboradores com possíveis reuniões, palestras e ou cursos. Isso trará um alinhamento na equipe fazendo com que essa seja competente e eficiente.

ETAPA 2

TABELA DE MOTIVAÇÃO DOS GESTORES

GESTOR

FATOR MOTIVACIONAL

FATOR DESMOTIVACIONAL

ALBA

Alba é motivada pelo sonho de ter um próprio negocio, sendo esse na área de estética animal, tendo experiência em estética, assim se sentindo realizada.

Alba esta se desmotivando por causa dos conflitos constantes com João que são ocasionados pela falta de comunicação e união.

JOÃO

João é motivado por estar realizando o sonho de abrir um negócio próprio e atuar na área que se formou, e sente que tem potencial para dirigir a organização.

João esta se desmotivando pela falta de comunicação dentro do ambiente e se sente sobrecarregado.

RUI

Rui tem como motivação o cargo que ocupa.

Falta de respeito por parte das funcionarias do banho e tosa, sentindo não estar exercendo o cargo com efetividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com