TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  3/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno (a): Camila Roberta Delamar Silva Leite      Turma: 502

Atividade 3: Comportamento Organizacional

Tema: Como a cultura verde-amarela influencia, modifica, deturpa ou aprimora as técnicas de administração das empresas do país.

  1. Como o grupo entende a aparente contradição entre as afirmações:

Não existe um modo tipicamente brasileiro de administrar empresas”.

Há a necessidade de considerarmos as culturas regionais ao administrá-las¨

   Acredito que ambas as informações estejam corretas, pois qualquer Organização tem o mesmo objetivo, por isso o modo de administrar seja tão globalizado, mas adaptado a cultura local.

   Quando se diz que: “Não existe um modo tipicamente brasileiro de administrar empresas”, posso afirmar que sim, pois partir ciência da Administração é que as empresas criam regras, claro que adaptadas ao ambiente em que se instala. A ciência evolui e quando uma mudança ocorre e afeta positivamente os resultados de uma empresa, todas as outras também terão o interesse homogeneizar e de padronizarem-se para também alcançarem os mesmos resultados.

   Com relação em considerar as culturas regionais na hora de administrar uma empresa, também concordo com a afirmativa. Para sermos efetivos temos que adaptar a forma de administrar de acordo com quem será administrado, cada região possui sua cultura e ir contra ela seria ferir os valores de cada indivíduo pertencente à Organização. As regras devem ser levadas em conta sempre, mas moldadas a quem se aplica para maior garantia de resultado.

  1. Cada grupo deverá escolher duas das sete características que ajudam a compor o estilo brasileiro de trabalhar e fazer negócios. Analisem de que forma cada característica influencia nos resultados organizacionais.

Flexibilidade e capacidade de adaptação

   O famoso “jeitinho brasileiro” tem os seus pontos negativos, mas seus pontos positivos são muito relevantes para a o sucesso de uma Organização. Como afirmado por Belda no livro Lições de Sucesso: “Todos os modelos de mudança da Alcoa são muito mais rapidamente implementados no Brasil”. Isso porque o brasileiro não fica engessado a regras e procedimentos universais, ele adapta os processos implantados maneira a facilitar o dia a dia na Organização e garantir excelência. Às vezes no país onde foi desenvolvido tal processo a cultura, clima, ambiente, etc., sejam totalmente diferentes do que aqui no Brasil, o que dificultaria sua adaptação, por isso a necessidade de mudanças.

Criatividade

   Na maioria das vezes as empresas centralizam a criação de ideias a uma só pessoa, que nem sempre está presente no dia a dia em todos os setores em contato com todos os funcionários da Organização avaliando quais as mudanças serão necessárias, o que há de negativo ou positivo no processo de trabalho. O ideal é deixar que todos opinem independente do seu cargo dentro da empresa, que exista um momento de “Brainstorming” . A possibilidade de implantação e de que algumas dessas ideias deem certo será maior do que com uma só cabeça pensando. O funcionário consegue perceber melhor as mudanças necessárias por passar maior parte no tempo naquele setor, do que seu gestor que não está lá cem por cento do tempo. Essa também é uma maneira de valorização do funcionário de fazer com que ele se sinta como um membro importante dentro da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com