TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  16/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

Aula-Tema 04: Grupos e Equipes

Caro aluno, a aula-tema 04 corresponde à Parte IV do seu livro-texto, composta dos capítulos 11 e 12.

Iremos discutir um assunto muito importante para o ambiente organizacional, que são grupos e equipes de trabalho. A importância do tema deve-se ao fato de as organizações apresentarem tamanho e complexidade crescentes e atuarem em um contexto dinâmico e globalizado, assunto abordado na aula-tema 01.

Qual a diferença entre grupos e equipes de trabalho? O conceito de grupo representa um agregado de indivíduos, por exemplo, um conjunto de pessoas reunidas em uma rodoviária no feriado. Já o conceito de grupo psicológico ou equipe refere-se a duas ou mais pessoas em busca de um objetivo comum e que possuem a consciência tanto da necessidade da participação coletiva quanto da interdependência de seus membros. Como exemplo, citamos as equipes de futebol durante a Copa do Mundo.

Os autores do livro-texto citam Warren Bennis como um dos autores mais conceituados, tanto na área da liderança organizacional quanto do trabalho com grupos, e destacam as quinze lições deixadas por ele em sua análise sobre o papel dos Grandes Grupos. As quinze lições encontram-se nas páginas 117 e 118 de seu livro-texto. Dentre elas, destacamos uma: "Os grandes grupos e os grandes líderes criam-se a si mesmos" (PLT, p. 117).

Os estudos de Bennis indicam, contudo, que o trabalho realizado em equipe traz inúmeras vantagens para a organização. Dessa forma, há uma preocupação crescente em como tornar uma equipe mais eficaz no ambiente organizacional. É nessa preocupação que os autores demonstram interesse e concentram sua investigação.

Na equipe eficaz, é possível "detectar uma integração gerencial de habilidades, conhecimentos e talentos de seus integrantes em uma forma de agir coletiva e que permite produzir serviços e produtos de uma forma mais eficiente e efetiva" (PLT, p. 123).

A Figura 12.1, da página 124 do livro-texto, apresenta os diferentes tipos de equipes. São elas: equipes funcionais, formadas por indivíduos que trabalham juntos, diariamente, em um conjunto de tarefas interdependentes; equipes resolutoras de problemas, que se concentram em problemas específicos em suas áreas de responsabilidade, desenvolvem soluções potenciais e geralmente detêm poder para operar dentro de limites previamente definidos. As equipes cross-funcionais aproximam conhecimentos e habilidades de pessoas pertencentes a áreas de trabalho diferentes, com o objetivo de buscar soluções para problemas comuns. As equipes autogerenciadas consistem normalmente de empregados que devem trabalhar juntos, diariamente, para fabricar um produto por inteiro ou prestar um serviço.

Os quatro tipos de equipes destacados, cada vez mais, estão podendo ser gerenciados como equipes virtuais. Uma equipe virtual é um grupo de indivíduos que colabora, por meio do uso de várias tecnologias de informação, em um ou mais projetos, ao mesmo tempo em que permanecem em dois, três ou mais lugares diferentes.

Finalmente, os autores apresentam as sete sugestões fornecidas por Motta [1] para aumentar a coesão grupal e o espírito de equipe, dois itens importantes para se alcançar a eficácia da equipe nas organizações.

Tais dicas estão sintetizadas na Figura 12.2, da página 126 do seu livro-texto. São elas: manter o grupo pequeno, incentivar a reflexão estratégica em conjunto, desenvolver atividades coletivas regulares, fazer os incentivos grupais prevalecerem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com