TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO OU MOTIVAÇÃO?

Por:   •  5/1/2018  •  Resenha  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: SEMINÁRIO TEMÁTICO PRESENCIAL II PSICOLOGIA

[pic 1][pic 2]

CONDICIONAMENTO OU MOTIVAÇÃO?

Ricardo Meneses do Amaral Simões Moedas

TERESINA / PI

JANEIRO / 2018

CONDICIONAMENTO OU MOTIVAÇÃO?

As primeiras escolas administrativas (Cientifica e Clássica) estavam mais voltadas para os aspectos formais das organizações e tinham a visão do funcionário como homo economicus. Se contrapondo a essas duas escolas foi desenvolvida a Teoria das Relações Humanas, que passou a preocupar-se com o lado humano dentro do ambiente de trabalho.

Segundo Jacobsen (2002, p. 57) “essa nova perspectiva administrativa visava a entender como os processos psicológicos e sociais interagiam com a situação de trabalho para influenciar o desempenho”. A partir de então o comportamento humano passou a ter papel de destaque pelos estudiosos e várias pesquisas foram desenvolvidas nesse sentido.

Dentre vários estudiosos dessa teoria, um que teve bastante destaque foi George Elton Mayo (1880-1949). Através de seus estudos, Elton Mayo concluiu que “a produtividade poderia ser mais intensamente afetada por fatores psicológicos e sociais do que por influências físicas”. (Jacobsen, 2002, p. 59). Com isso percebeu-se a necessidade de dar mais atenção aos grupos informais dentro das organizações.

O indivíduo para viver em sociedade necessita aprender a reagir de acordo com as situações que enfrenta ou em muitos casos inibir suas reações. Este processo chamamos de socialização. Segundo Carvalho (1981, p. 20) “a socialização é um processo recíproco de dar e receber. Cada pessoa sofre influência de tudo e de todos que a cercam, e, de sua parte, exerce alguma influência sobre aqueles com quem entra em contato”.

A socialização pode ser facilitada ou dificultada de acordo com a receptividade do grupo em que o indivíduo está inserido. Cabe às organizações proporcionar aos seus funcionários condições de trabalho adequadas, não só referentes à estrutura físicas, mas sim ao estimulo de uma boa relação dentro dos grupos informais de trabalho. O desempenho ruim de um funcionário ou departamento afeta diretamente toda a organização. Por conta disso a atenção deve ser dada a todos os membros e não apenas àqueles que são considerados os mais importantes para o negócio.

O funcionário que se sente bem acolhido dentro do seu ambiente de trabalho está mais propício a ter êxito nas suas funções e consequentemente agregar mais valor. Com isso percebemos que o ser humano necessita de estímulos para se manter motivado e desta forma alcançar melhores resultados, tanto individuais como para a organização que está inserido.

REFERÊNCIAS

  1. CARVALHO, Irene Mello. Introdução à Psicologia das Relações Humanas. 12ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 1981.

  1. JACOBSEN, Alessandra de Linhares. Teorias da administração II. 2 ed. reimp. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com