TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO E MARKETING.

Por:   •  22/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.891 Palavras (16 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 16

COMUNICAÇÃO E MARKETING.

José Heiden Junior ¹

RESUMO

Este Artigo cientifico busca conhecer e descrever as principais ferramentas utilizadas nas funções de comunicação em Marketing, pois, tais atividades são imprescindíveis para uma boa gestão empresarial, uma vez que, para, alcançar a excelência econômica da instituição é preciso não só investir em equipamentos de produção, matéria prima, recurso humanos, mas também em, propaganda, publicidade e relações públicas. Outro ponto é definir as atribuições de marketing e comunicação que abrangem as áreas de, propaganda, promoções em venda, eventos e experiências, relações públicas e publicidade, marketing direto, interativo, boca a boca e        vendas pessoais. Ainda também tem a finalidade de informar a evolução histórica do conceito marketing, de forma a descrever as primeiras técnicas utilizadas, até as quais são empregadas na atualidade, como o Marketing Mult Nível.

PALAVRAS CHVES: Comunicação e Marketing, Publicidade, Propaganda e Relações Públicas.  

ABSTRACT

This scientific article seeks to understand and describe the main tools used in communications functions in marketing, because such activities are essential for good corporate governance, since, to achieve economic excellence of the institution we must not only invest in equipment production, raw materials, human resources, but also in advertising, publicity and public relations. Another point is to define the marketing and communication assignments that cover the areas of advertising, promotions in sales, events and experiences, public relations and advertising, direct marketing, interactive, word of mouth and personal sales. Still also has the purpose of informing the historical evolution of the marketing concept, in order to describe the first techniques used, to which are used today, such as Marketing Mult Level.

KEYWORDS: Communication and Marketing, Publicity, Advertising and Public Relations.


INTRODUÇÃO

No Mundo contemporâneo, a Comunicação e os meios de comunicação Proporcionam um grande fluxo de informações para a sociedade, assim, está se mantem informada e atualizada. No momento em que a população obtém contato de forma direta o indireta aos meios de comunicação, ela torna-se mais culta, por meio dos conhecimentos absorvidos. Com isso se torna imprescindível a melhoria e o desenvolvimento de tecnologias e técnicas de comunicação.

        Hoje, os meios de comunicação como a televisão, o cinema, rádios, celulares, computadores, oferecem uma gama variada de modelos, colocando-os ao alcance de toda a sociedade.

        Nesse contexto as empresa Observaram um método moderno de Propaganda e Publicidade, O Marketing, palavra e conceito originário do Inglês que dominou o planeta em pouco tempo. Para uma instituição ou até mesmo uma pessoa física obter sucesso financeiro ou social depende da habilidade de marketing, operações financeiras, contabilidade entre outras. Porem para se obter os resultados esperados, muitas empresas dependem de um serviço de Marketing, este que deve ser colocado em pé de igualdade com as outras funções.

Desta forma a administração de marketing exige do profissional uma vasta e complexa linha de conhecimento especializado em, analise de concorrência, planejamento de marketing, analise de mercado e pesquisa, análise da concorrência, consumidor, estratégias do produto, a qualidade e as forças e fraquezas de vendas.

Por fim, a Comunicação e o Marketing estão intrinsicamente ligados pois atuam juntas em gerenciamentos de sistemas de informação de marketing, de forma a atenderem os objetivos estratégicos e de negócios das empresas podem também identificar as tendências de consumo relacionadas ao mercado de forma a interagir com Agências de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Assessorias de Imprensa. Sempre observando e mantendo o posicionamento e a imagem organizacional.

MATERIAIS E MÉTODOS

Primeiramente foi utilizado o acervo bibliográfico da Universidade do Contestado – Campus Canoinhas, livros, internet e outras publicações sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória sobre o tema Comunicação e Marketing.

A pesquisa caracteriza-se como Bibliográfica, para (Gil, 2002) “A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”.

O cenário abordado pela pesquisa Bibliografia aborda os seguintes temas Definição de Marketing, Evolução do Marketing, Comunicação em Marketing, Propaganda, Publicidade e Relações Públicas.

DISCUSSÃO E RESULTADOS

 

COMUNICAÇÃO E MARKETING

DEFINIÇÃO DE MARKETING

Primeiramente para entendermos a definição de Marketing, deve-se procurar a entomologia da palavra, sua Origem. Ela é proveniente da língua inglesa, mesmo intrínseca no mundo todo, ‘Market’ significa mercado, já Marketing traduzido geralmente como mercadologia, é estudo das causas, dos objetivos e dos resultados dos quais são gerados por meio das diferentes formas como é trabalhado com o mercado.

        

        Segundo KOTLER (2006) descreve que marketing é a função empresarial a qual busca identificar as necessidades e os desejos insatisfeitos, a qual mensura o potencial  desse mercado insatisfeito,  desta maneira busca especificar e selecionar os mercados-alvo atendidos pela empresa, tem o dever de decide sobre produtos, serviços e programas mais adequados para servir a esses mercados pré-selecionados e estabelece ações organizacionais para que todos os envolvidos  possam pensar no cliente e atender ao cliente.

Kotler (2006) Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele aponta quais os segmentos que a empresa é capaz de servir melhor e que projeta e promove os produtos e serviços adequados.  

 Assim, a definição de marketing a qual se tem atualmente, segundo Kotler (2006) “é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (294.6 Kb)   docx (310.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com