TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMUNICAÇÃO EM MARKETING

Por:   •  24/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 6

MBA EM MKT ESTRATÉGICO

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO EM MARKETING

Baseado naleitura dos textos a seguir, responda as questões a seguir:

Texto 1 –  Propaganda subliminar em mídia impressa e sua influência sobre pessoas sem tempo.

A propaganda subliminar é algo que desperta curiosidade nas pessoas, principalmente pela crença de que através deste artifício é possível fazer com que as pessoas optem por uma decisão que não seria a sua decisão se não houvesse tal influência. Após a leitura deste artigo, percebi, com grande surpresa, que esta crença não é verdadeira neste aspecto. Mas, assim como eu, inúmeras pessoas carregam esta crença como verdade, neste sentido, um consumidor, ao se deparar com uma propaganda subliminar de um produto que gosta e costuma utilizar, pode se sentir lesado, enganado por tal fornecedor, acreditando que talvez pudesse não utiliza-lo caso não fosse “enganado” por seu subconsciente, sendo assim, a utilização de propagandas subliminares deve ser estudada com muita cautela, para que não acabe trazendo um resultado oposto ao pretendido. Por outro lado, a utilização deste recurso, agora conhecendo mais a fundo suas estratégias de comunicação e a forma como a propaganda subliminar age no subconsciente, pode ser uma boa opção, se direcionada corretamente ao público alvo, sendo que este já tem uma pré-disposição a compra do produto ou utilização do serviço, visto que a propaganda subliminar só ajuda a realçar um desejo que já existe ao contrário do que se pensa.

Com relação ao apelo sexual, como o texto mesmo destaca, a propaganda subliminar só realça uma percepção que já é inerente ao consumidor, sabemos que o processo de compra se inicia com algo que chame a atenção do consumidor, depois desperte o interesse do mesmo, seguido do desejo de adquirir e finalizando com a ação de compra, seguindo esta linha de pensamento, vejo o apelo sexual como uma forma de chamar a atenção do consumidor, que poderia ser substituído por outra coisa como a cor, mas que também é válida como estratégia de comunicação em marketing, visto que este é um dos objetivos, chamar a atenção de um consumidor alvo para seu produto.

De todas as formas apresentadas, em minha opinião, as cores são as mais eficazes, principalmente acossadas a outras mensagens subliminares como a imagem e as notícias negativas, como ocorreu no caso da revista veja, por este motivo a importância de, ao escolher uma embalagem ou o layout de um estabelecimento ou de uma propaganda, se utilize as cores e imagens corretas, que possam ser associadas ao que se deseja de determinado produto ou serviço. Exemplo, produtos para saúde, em minha opinião, produtos com cores claras remetem a limpeza, suavidade, diferente de cores fortes como o vermelho, marrom ou preto, que passam uma mensagem de produtos carregados, sujos, pesados, o que pode prejudicar nas aceitação do produto. Além do mais, as cores e seus supostos significados, são de conhecimento público, verde (sorte), azul (calma, esperança), amarelo (dinheiro) e assim por diante, e como traz o artigo, as pessoas estão tão cheias de informações que quando esta é uma informação mais fácil de assimilar, pode trazer um resultado mais eficaz. As empresas precisam prestar muita atenção no layout de suas embalagens, catálogos, propagandas, etc., visto que mesmo sem a intenção de fazer uma indicação subliminar ao um público alvo, este pode ser exatamente o efeito, que pode ser positivo ou negativo. Por isso a importância de estudar e planejar suas formas e ferramentas de comunicação em marketing, verificando sempre o impacto que esta exercerá em um determinado público alvo.

Texto 2 – As leis, a publicidade e as crianças.

É possível fazer uma boa propaganda direcionada ao publico infantil, desde que se respeitem todas as leis de publicidade e do estatuto da criança e do adolescente.

 Entendo que as propagandas deveriam ter um cunho muito mais educativo do que apelativo, deveria ser muito mais voltada a diversão do que o consumo, muito mais voltada a vida saudável. É importante também que elas sejam veiculadas em  horários adequados ao publico infantil, e que preferencialmente possam ser assistidos junto aos adultos. A proibição da propaganda voltada ao publico infantil, ao meu ver, é equivocada , o que deve ser feito é incentivar a educação familiar entre as crianças e os adultos para elas possam ser orientandas e ter suas dúvidas sanadas quanto ao cunho das publicidades veiculadas. Vale ressaltar, que crianças abaixo de 10 anos ainda não tem discernimento para entender o que é certo ou errado, e muitas das suas opões e atitudes é reflexo dos hábitos dos adultos, por isso a supervisão de um adulto se faz importante e necessário a para que as dúvidas, curiosidades e até mesmo o interesse possam ser sanados e orientados, fazendo com que a criança tenha um entendimento melhor sob o assunto.

Cabe aos pais também restringirem os horários e programas bem como as propagandas a serem assistidas pelos filhos, o governo faz sua parte com as leis, as agencias veiculando propagandas que respeitem essas leis, e aos pais cabe a educação. É possível e viável fazer propagandas voltadas ao publico infantil, sem se esquecer do fator principal que é o consumo, porém de forma íntegra, divertida, saudável e criativa.

Texto 3 – vídeo O Mundo Cola – parte 1

As principais estratégias de comunicação em marketing utilizadas pela empresa, segundo que pude identificar no vídeo foram:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com