TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECENDO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  1.382 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A organização foi escolhida por se tratar de uma empresa onde todos os princípios da administração podem ser diagnosticados de forma precisa e objetiva de forma que o trabalho possa ser desenvolvido de acordo com o que é proposto pelos professores e disciplinas.

Iremos diagnosticar avaliar e citar situações em que o administrador faz uso destas teorias de forma pratica no seu dia a dia, demonstrando as suas aplicações no cotidiano das organizações.

2 DESENVOLVIMENTO

Caracterização da empresa

Extrabom supermercados LTDA ME

Av. Getulio Vargas N 517 Colatina Espírito Santo

Empresa no mercado a mais de 14 anos com varias lojas no Estado do ES, sendo que tudo começou em Jardim America Alto, como uma pequena mercearia de nome Mercearia Coutinho de propriedade do Sr Luiz Coelho Coutinho, com o passar dos anos se expandiu passando para uma nova loja em Jardim America com melhor localização onde se expandiu mais, adquirindo uma nova filial no bairro de Itacibá, começando a crescer de forma mais expressiva abrindo uma nova loja em Praia do Suá.

Com a entrada de um novo concorrente no mercado o Carrefour, uma multinacional, o Sr Coutinho se sentiu ameaçado vendo a necessidade de formar parceria com um antigo concorrente Supermercado Praia que tinha varias filiais no bairro da Serra.

Junto com esta fusão veio o novo e atual nome Extrabom este escolhido em votação pelos colaboradores da nova empresa que ali se formava com esta fusão a empresa se tornou mais competitiva ganhando o mercado e inaugurando novas lojas em todo o Estado do Espírito Santo

Se tornando uma referencia do setor de comercio de produtos alimentícios perecíveis e não perecíveis limpeza e produtos do lar em geral.

Classificada segundo SEBRAE como sendo uma empresa de grande porte com numero superior a 100 funcionários.

Sendo uma empresa de grande porte possui muitos colaboradores divididos em áreas distintas e subordinadas a uma hierarquia organizacional composta de presidente que rege todas as regras e normativos, não sendo possível a tomada de decisões sem o seu consentimento umas vez que este conta com o auxilio da diretoria e empresas terceirizadas de consultoria.

Logo abaixo dele se encontra a diretoria que como dito antes tem a função de orientar o presidente na tomada de decisões.

Temos ainda nesta pirâmide organizacional os gerentes fiscais que controlam toda parte financeira, os gerentes de RH, e os fiscais que tem como objetivo fiscalizar e acompanhar para que todos os processos sejam cumpridos da forma em que a organização exige.

Por fim temos a parte operacional da organização composta pelos gerentes de loja, responsáveis pelo acompanhamento dos indicadores e gestão dos colabores da base operacional, que realizam os trabalhos braçais.

Este setor possui um (PODC) que é elaborado e controlado pelo gerente operacional, este por sua vez recebe da matriz uma meta (objetivo a ser cumprido) que é dividido entre os departamentos e setores da loja, ficando assim incumbidos de entregar os resultados pré estabelecidos.

O gerente acompanha tudo isso de perto com relatórios de performance e analíticos enviados pela matriz, podendo ainda contar com relatórios internos gerados loja a loja pelo sistema da própria organização (GENCO).

O Extrabom é uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com