TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  7/8/2018  •  Monografia  •  11.028 Palavras (45 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 45

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: ADMINISTRAÇÃO

O objetivo deste documento é reunir o máximo de matéria possível para um estudo inteligente da área de Administração, requerida pelo concurso público da Câmara Municipal de Goiânia.

        Os temas serão abordados na ordem de requisição e revistos sempre que possível.

ABORDAGEM GERAL

No geral, a Administração tem como objetivo base planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos e a utilização dos mesmos a fim de alcançar um objetivo em comum. O conceito de eficiência se diz respeito ao modo como você fará dar certo as coisas, de forma adequada com um custo menor, como se não perdesse tempo. Já a eficácia é o modo como escolhe os objetivos para que eles sejam eficientes. No que se fala da Evolução Histórica, a noção de Administração foi influenciada por muitos teóricos e transformações sociais, como a Revolução Industrial.

PROCESSO ADMINISTRATIVO: BÁSICO (PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO, CONTROLE)

Todo processo administrativo passa por planejamento, organização, direção e controle. Isso quer dizer que, dentro do ambiente organizacional, todos tem que conhecer seus papéis, definindo estratégias de planejamento para alcançar seus objetivos de forma organizada. É preciso conhecer o que o cerca.

O processo conta com a direção, no quesito de liderança, porque o administrador deverá lidar com o que está a sua frente, tendo noção de quem seria melhor desempenhar cada função ou como resolver problemas. O controle está relacionado ao método de monitorar e, de certa forma, gerenciar os indivíduos quando o planejamento falhar.

        

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: BÁSICO (COMUNICAÇÃO, LIDERANÇA, MOTIVAÇÃO, GRUPOS, EQUIPES E CULTURA ORGANIZACIONAL)

Comportamento organizacional remete-se ao conjunto de práticas que buscam melhor comprometimento da equipe na empresa, no ambiente organizacional, a fim de saber quais são as aptidões de cada e se essas habilidades estão sendo utilizadas para um resultado efetivo.

O comportamento organizacional tem como base a comunicação interpessoal e coletiva, a liderança, a motivação e equipes. Isso tudo gera uma cultura organizacional, em que cada indivíduo conhece o seu espaço e respeita o do outro, procurando sempre resolver os problemas e aprimorar seu conhecimento, buscando atingir metas estipuladas pelo gerente ou administrador. Cada um tem sua função e dentro de cada setor tem um mediador que procura motivar a equipe e descobrir problemas para resolver.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: BÁSICO (PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL, ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA)

A administração pública é dividida em direta e indireta. A função de atender às necessidades da população e do coletivo utilizando-se de recursos públicos e usufruindo do poder para melhorar a sociedade cabe mais à administração indireta, enquanto a direta é aquela que fica a cargo dos ministérios e dos três poderes (executivo, judiciário, legislativo).

Os principais fundamentos da administração federal são:

  • Planejamento: estabelecimento de metas e normas pra metas;
  • Coordenação: agir em sincronia com os demais órgãos, harmonizando as atividades referentes à administração;
  • Descentralização: divisão de funções;
  • Delegação: atribuir autoridade;
  • Controle: organização do processo e monitoramento.

RECURSOS HUMANOS: BÁSICO (RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E RELAÇÕES INTERPESSOAIS)

Os Recursos Humanos têm como principal objetivo lidar com a comunicação humana e as relações interpessoais. Desde o momento do recrutamento, os indivíduos são selecionados conforme a aptidão de se encaixar nos valores da empresa e se promover um trabalho em equipe eficiente. A partir disso, eles são treinados para desenvolverem melhor as suas qualidades e conhecer como lidar com defeitos, atestando sempre a capacidade e habilidade de cada profissional.

CONTRATOS PÚBLICOS: BÁSICO

Contratos públicos são recursos e ferramentas que regularizam a aquisição de bens e serviços, tal como a construção de obras.

PATRIMÔNIO PÚBLICO: BÁSICO

Patrimônio Público trata-se do espaço ou edifício que pode ser usufruído pelo público e sociedade, sendo definido como um ambiente de ordem coletiva, em que não deve haver nenhum tipo de discriminação

ARQUIVAMENTO: BÁSICO

As noções de arquivamento consistem em saber classificar os documentos e registrar cada um conforme a tramitação e ordem de prioridade.

TRANSPARÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO: BÁSICO

É essencial que o serviço público administrativo trate e forneça aos indivíduos as informações necessárias para analisar relatórios ou até mesmo verificar a incidência de reclamações, pedindo de certa forma um maior comprometimento por marte dos administradores, por exemplo.

  1. NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Para compreendermos a administração pública, antes devemos compreender os conceitos de estado, governo e administração:

  • Estado: país soberano com estrutura própria. Mantém a coexistência dos indivíduos nele inseridos, mantendo a ordem social, auxilia o desenvolvimento e proporciona o bem-estar da sociedade.
  • Governo: é o administrador político do estado, alterado por eleições. Tem como formas república e ronarquia, e sistemas comuns, como o parlamentarismo, presidencialismo e semipresidencialismo.
  • Administração Pública: o grupo de órgãos, agentes e serviços instituídos pelo estado e seu poder de gestão. Tem como objetivos o interesse público, a redução da burocracia, a descentralização administrativa e a qualidade do serviço prestado à população.

A administração pública do Brasil já passou por três fases (patrimonialista, burocrática e gerencial) e pode ser dividida em direta (Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, secretarias, ministérios) e indireta (autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista, que possuem personalidade jurídica própria, patrimônio e autonomia administrativa, administrando de forma decentralizada).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (80.6 Kb)   pdf (297.8 Kb)   docx (57 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com