TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSIDERAÇÕES ACERCA DE HIGIENE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO.

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.650 Palavras (15 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

Bacharelado em administrção

CONSIDERAÇÕES ACERCA DE HIGIENE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO.

[pic 2]

2014

[pic 3]

 Sistema de Ensino Presencial Conectado

Bacharelado em administrção

CONSIDERAÇÕES ACERCA DE HIGIENE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO.

Trabalho de Bacharelado em Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média Semestral na disciplina de Direito Empresarial e Trabalhista, Gestão de Pessoas ,Responsabilidade Social e Ambiental.

Orientador: Prof.ª Ana Célia Pavão

                               Elisete Alice Z.de Oliveira

                               Fabiane T.Muzardo

                               Janaina V. Testa

                               Sérgio de Goes Barboza

Cornélio Procópio

201[pic 4]4

CONSIDERAÇÕES ACERCA DE HIGIENE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO.

RESUMO: O presente artigo nasce com intuito de levantar questionamentos referentes aos principais aspectos de Higiene, Segurança e a Qualidade de Vida que estão presentes no cotidiano das pessoas no momento da realização do seu trabalho. Para tanto, como forma de compreensão do estudo foi conceituado no estudo cada um destes aspectos, posteriormente abordado a importância deste no ambiente de trabalho e por fim apresentado algumas contribuições que podem ocorrer tanto para o empregado, como para o empregador quando esses aspectos são realizados de forma correta. Assim, esse estudo foi desenvolvido por meio de mapeamento em produções acadêmicas que contém assuntos referentes ao tema proposto, sendo estes Ducci (2014), Eggers e Goebel (2005), entre outros. No entanto, se utilizado de uma técnica de pesquisa bibliográfica considerando como fonte principal a produção acadêmica vinculada dos períodos de 2005 á 2014, onde a mesma foi analisada por meio de abordagem metodológica qualitativa. Sendo assim, chega-se ao entendimento que, nos dias atuais as empresas investem em seus empregados com o intuito de se tornarem destaque no mercado, uma vez que, funcionários satisfeitos, empresa satisfeita, pois ela produzirá e ganhará mais.  

PALAVRA CHAVE: Higiene. Segurança. Qualidade de Vida. Trabalho.  


  1. INTRODUÇÃO.

Ao fazer uma analise da sociedade atual, observa-se que cada vez mais as empresas investem na Higiene, na Segurança e na Qualidade de Vida de seus empregados, a passos que, já conseguem comprovar que há uma constante mudança no ambiente de trabalho, como também fora dele, uma vez que, se há uma satisfação dos empregados com o ambiente de trabalho, há melhoras no seu rendimento e junto dele o próprio capital da empresa evolui.

Assim, o presente artigo tem como problemática de estudo levantar questionamentos referentes à relevância da Higiene, da Segurança e da Qualidade de Vida no ambiente de trabalho. Já que, segundo Brito e Lessa (2011, p.12):

Estando preocupada com a qualidade de vida no ambiente de trabalho ela passa, também, a se preocupar com a higiene e a segurança a maneira mais eficaz de se evitar os acidentes e prevenir as doenças ocupacionais.

 

Para tanto, para se chegar esse entendimento da problemática apresentada, este estudo tem como objetivo conceituar o que é Higiene, Segurança e Qualidade de Vida em um ambiente de trabalho, como também apresentar a importâncias destes para o trabalhador, como para empresa e algumas contribuições que podem ocorrer neste ambiente quando o mesmo é bem estruturado.

Entretanto, a metodologia de estudo escolhida foi à bibliográfica, já que de acordo com Amaral (2007, p.1): “a pesquisa bibliográfica é uma etapa fundamental em todo trabalho científico que influenciará todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento teórico em que se baseará o trabalho”. Tendo como método de realização do estudo o qualitativo, pois irá procurar ressaltar os pensamentos mais relevantes dos estudiosos que possuem conhecimento desta temática de estudo, para que se possa discorrer de forma sucinta este trabalho, e para que o mesmo seja de fácil entendimento.  

. Desta forma, o trabalho será embasado em estudiosos que possuem essa temática de ensino que condiz com o tema do artigo em questão, tais como Ducci (2014), Eggers e Goebel (2005), Amaral (2007), Brito e Lessa (2011), Souza, Minette, Mafra e Goicocheia (2011) entre outros.

 Diante das colocações apresentadas, esse estudo é de fundamental importância para os acadêmicos de Bacharelado em Administração, como também para o âmbito social, de modo que, os acadêmicos conhecerão a verdadeira valia de um ambiente bem estruturado, e para o âmbito social, levantará um novo olhar em relação à organização de um local de trabalho. Pois, uma empresa bem estruturada ocasionará maior lucratividade.


  1. CONCEITOS BÁSICOS SOBRE HIGIENE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO, SUA RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES.

Na sociedade atual, o ambiente organizacional está consciente da relevância da Qualidade de Vida em um ambiente de trabalho, sendo que isto somente é garantido quando há uma boa implantação Segurança e Higiene no local, como também estão cientes da necessidade de criar melhores condições para os seus colaboradores, uma vez que quando o profissional se sente motivado, gera mais benefícios tanto para ele, quanto paras as empresas.

Como é evidenciado pelas seguintes palavras:

Empresas de todas as áreas passaram a prestar mais atenção ao ambiente de trabalho, já que para se obter clientes externos satisfeitos, necessita-se de clientes internos, igualmente satisfeitos. As exigências dos clientes tornam-se um ponto a ser revisto e melhorado pelas empresas, afim de que as mesmas percebam que um ambiente de qualidade leva a satisfação dos mesmos. (EGGERS e GOEBEL 2005, p. 116).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (196.4 Kb)   docx (42.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com