TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria de RH: Perfil e Personalidade indicados para cargos de liderança

Por:   •  21/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3]


Perfil e Personalidade indicados para cargos de liderança

As empresas estão atravessando diversas modificações em todos os seus segmentos. Uma grande parcela dessas transformações se constata no relacionamento empresa-colaborador, portanto a necessidade de conhecer e aprofundar os conhecimentos no ser humano se faz tão importante.

Cada indivíduo possui uma personalidade, que é composta por traços de outras, mas uma delas sempre predominante.

Quando falamos de liderança, devemos levar em conta a personalidade, pois podem ocorrer muitos problemas se isto não for verificado. No caso da funcionária em questão, observamos que ela trabalha há alguns anos em uma multinacional, possui um excelente currículo e exercia a atividade de Coordenadora Geral do Centro de Pesquisas de Qualidade. E então ela recebe um convite para atuar como Gerente de Projetos em outro país.

Ainda que excelente profissional, ela não se saiu bem na função. Foi acusada de intolerância religiosa e racismo e a empresa passou a produzir metade do que produziam antes de Mirella assumir o cargo e o índice de atestados médicos aumentou espantosamente.

Um dos erros, senão o principal deles, foi ignorar a orientação da Gerente de Recursos Humanos que sugeriu uma seleção interna para analisar os possíveis candidatos. Kinon não ouviu os conselhos da gerente e marcou uma reunião com Mirella, que no seu ponto de vista seria uma excelente aquisição. Podemos inferir que, se a seleção interna tivesse sido feita, provavelmente Mirella mostraria não ter o perfil adequado para o cargo.

Portanto, estudar as personalidades no processo de recursos humanos é muito importante do que apenas simplesmente analisar o perfil técnico. O líder possui algumas características essenciais, como: Boa comunicação, motivação, delegação, positividade, confiabilidade, feedback, responsabilidade, comprometimento e flexibilidade são algumas delas.

Talvez Mirella não soubesse se comunicar adequadamente, transmitindo mensagens erradas ou mesmo tomava decisões precipitadas ou tardias que prejudicavam o escopo da empresa. Ou mesmo se sentiu pressionada por ocupar um cargo inadequado para ela, não reconhecendo suas faltas quando devia e por final descontando nos funcionários a responsabilidade do cargo. Talvez também não soubesse desenvolver a capacidade individual de cada um no grupo.

A solução para este caso, seria um encaminhamento da funcionária para o psicólogo da empresa, para uma conversa franca, para esclarecimentos de alguns pontos no comportamento relatado por colaboradores, para que houvesse oportunidade do quadro comportamental mudar e se, não houvessem resultados, afastá-la da função, colocando-a no cargo próximo ou igual ao que ela ocupava anteriormente, pois era onde se destacava como profissional; ou simplesmente desligá-la, como última opção, se não houvesse outra alternativa.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

  • Disponível em: www.vagas.com.br/profissoes/acontece/no-mercado/10-competencias-de-lideranca-que-empresas-mais-buscam/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (118.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com