TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA ORGANIZACIONAL: ANÁLISE DO MODELO INMETRO

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.480 Palavras (10 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERRSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Curso de Administração

CULTURA ORGANIZACIONAL: ANÁLISE DO MODELO INMETRO

Raquel de Mello Dutra

Duque de Caxias

2012

Raquel de Mello Dutra

CULTURA ORGANIZACIONAL: ANÁLISE DO MODELO INMETRO

Trabalho apresentado a disciplina de fundamentos Sociológicos da Administração do curso de Administração da Universidade do Grande Rio.

Como instrumento de avaliação da mesma.

Orientador: Prof. Rosane Lopes

Duque de Caxias

2012

RESUMO

Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Em última análise, trata-se de um conjunto de características-chave que a organização valoriza, compartilha e utiliza para atingir seus objetivos e adquirir a imortalidade. A Cultura Organizacional pode ser compreendida como um conjunto de normas e leis compartilhadas pelos membros de uma determinada organização. O presente trabalho tem como objetivo, analisar a cultura organizacional do Inmetro por isso foram feitas pesquisa documental. Através da modalidade de pesquisa citada, pode-se observar que o Inmetro, no âmbito de sua missão institucional objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando a sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços, e tem seus valores e princípios balizados pelo respeito aos princípios constitucionais.

Palavra- chave: Cultura organizacional. Missão. Valores

ABSTRACT

Organizational culture is a shared value system for its members, at all levels, that differentiates an organization. Ultimately, it is a set of key features that your organization values, share and use to achieve their goals and get immortality. Organizational culture can be understood as a set of rules and laws shared by members of a particular organization. The present study aims to analyse the organizational culture of Inmetro so documentary research were made. Through the research mode cited, it can be observed that the Inmetro, as part of its institutional mission aims to strengthen domestic firms, increasing their productivity through the adoption of mechanisms to improve the quality of products and services, and has its values and principles ensured respect for constitutional principles.

Keywords: organizational Culture. Mission. Values

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO, P6

2 PEFIL DA INSTITUIÇÃO, P6

3 FORÇA DE TRABALHO, p 8

 3.1 CIDADÃOS-USUÁRIOS / CLIENTES, P 9

 3.2 IDEAIS, P 10

3.3 ESTABELECIMENTOS DOS VALORES E PRINCÍPIOS ORGANIZACIONAIS, P 11

 4.CONSIDERAÇÕES FINAIS P,13

1 INTRODUÇÃO

           O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) desenvolve, desde o início da década de 90, um rigoroso processo de modernização institucional, visando ao efetivo cumprimento de sua missão, em um contexto de grande dinamismo, e à incorporação dos melhores modelos organizacionais e práticas gerenciais, inclusive os preconizados pelo Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado. A melhoria da qualidade dos serviços prestados indica, na verdade, o redirecionamento explícito do Inmetro para o cliente e para os resultados.

Por intermédio desse princípio, a instituição busca reverter uma cultura e uma prática profundamente enraizadas na administração pública, representada pela exclusividade das atenções dos seus gerentes à questão dos meios e dos recursos.

          O foco no cliente significa uma preocupação com a efetividade, isto é, com o atendimento às reais necessidades e demandas da sociedade. Internamente, essa mudança representa tanto a introdução, no Inmetro, de uma cultura efetiva de serviço público (servir ao público) em todos seus segmentos, quanto a exigência de um monitoramento permanente do atendimento ao cliente. Já o foco nos resultados indica a orientação do Inmetro para a eficácia, ou seja, para sua capacidade de estabelecer, buscar e obter resultados, segundo padrões adequados de qualidade e de acordo com as reais demandas da sociedade. Não significa, porém, a desconsideração dos meios e recursos, cuja gestão será objeto de outro princípio, mas apenas sua colocação dentro de uma perspectiva de contribuição para a obtenção dos resultados finais.  Em termos internos, essa orientação implica adoção pelo Inmetro da gestão de desempenho, com todas as implicações decorrentes, em termos de descentralização, autonomia, responsabilização e transparência.                

2.  PERFIL DA INSTITUIÇÃO

          O Inmetro, no âmbito de sua missão institucional objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando a sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

          O Inmetro é uma autarquia federal, hoje vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e atua como órgão executivo central do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, Sinmetro.

          Objetivando integrar uma estrutura sistêmica articulada, o Sinmetro, o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, Conmetro e o Inmetro foram criados pela Lei 5.966, de 11 de dezembro de 1973, cabendo a este último substituir o então Instituto Nacional de Pesos e Medidas, Inpm e ampliar significativamente o seu raio de atuação a serviço da sociedade brasileira. O Conmetro é o órgão normativo do Sinmetro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (186.9 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com