TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MAPA CONCEITUAL SOBRE PORTO SECO

Por:   •  20/3/2017  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – DCSA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MAPA CONCEITUAL SOBRE PORTO SECO

ANANDA BACELAR

CORINA TIGRE

ERIKA REIS

LIDIANE FROTA

LORENA BRANDÃO

VITÓRIA DA CONQUISTA

2015

ANANDA BACELAR

CORINA TIGRE

ERIKA REIS

LIDIANE FROTA

LORENA BRANDÃO

MAPA CONCEITUAL SOBRE PORTO SECO

Trabalho realizado para aproveitamento parcial da disciplina Administração de Materiais II do V semestre do curso de Administração, sob a orientação da Prof. Maristela Miranda Vieira, na  Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

VITÓRIA DA CONQUISTA

2015

Porto Seco

        O mapa conceitual apresentado refere-se à estrutura logística Porto Seco, considerando a definição do funcionamento e os processos que envolvem as exportações e importações das mercadorias, bem como a localização desses centros no Brasil.

        O Brasil possui um total de 63 portos secos, sendo que a receita federal reconhece apenas 59. Segundo o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado de São Paulo concentra quase metade dos portos secos do País. Das 63 estações aduaneiras de interior de todo o Brasil, 28 ficam em cidades da região metropolitana paulista ou no seu entorno.

        Os portos secos são instalados próximos às áreas de expressiva produção e consumo e contribuem para agilizar as operações de exportação e importação de mercadorias. As regiões Nordeste e Norte têm apenas duas estações aduaneiras de interior cada: em Recife e Salvador; e Belém e Manaus. A região Sul tem 11 cidades com portos secos, enquanto o Centro-Oeste possui três.

        O mapa aborda ainda, as vantagens e desvantagens que implicam na armazenagem e distribuição dos produtos. Com base nos principais objetivos do Porto Seco, tais como: aliviar o fluxo de mercadorias entre os demais meios de transporte, facilitando a maior integração entre eles e a agilidade no desembaraço aduaneiro, pode-se inferir sobre as principais decorrências da utilização dessa estrutura. A exemplo da nacionalização da mercadoria antes de ser retirada, que corresponde à uma das burocratizações do sistema. O foco do mapa conceitual, portanto, é apresentar as diferentes vertentes do Porto Seco a fim de apresentar uma visão multifacetária da sua estrutura.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com