TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  26/4/2020  •  Resenha  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANO DA AMAZÔNIA

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

WUDSON PATRICK SOARES SOUSA

RESENHA SOBRE O ARTIGO: ANÁLISE DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DA INDÚSTRIA DE CIMENTO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA PRODUTORA NO BRASIL

BELÉM - PA

2020

O Presente artigo tem como objetivo de realizar o mapeamento e análise da cadeia de suprimentos imediata de uma empresa produtora de cimento no Brasil, por meio de um estudo de caso único, para proposição de melhorias em suas operações além de propor melhorias em seus processos operacionais o logísticos para adquirir instabilidade em seu meio produtivo e se tonar altamente competitiva no mercado.

É notório que a empresa possui suas estratégias definidas desde o nível estratégico ao operacional. A Empresa utiliza um sistema de informação (SAP) que tem como funcionalidade saber a situação de pedidos de clientes, assim como a entrada e saída de caminhões. Em seu nível estratégico a empresa busca utilizar adequadamente os recursos de maneira adequada, níveis adequados de estoque e cumprimento de prazos, a fim de reduzir desperdícios como hora extra, custo de falta de produto e multas. Para eles a confiabilidade de entrega é fundamental para a reputação da empresa estudada e fidelização dos clientes. Mesmo com as diretrizes definidas algumas tomadas de decisões são feitas sem um aprofundamento sobre elas, conforme os problemas identificados em seus processos logísticos.

De acordo com o caso abordado pelos autores foram diagnosticados dois problemas na cadeia de suprimentos da produtora de cimento: instabilidade no fornecimento de matérias-primas, e restrição de capacidade para o atual mix de vendas.  O primeiro ocorre devido a organização ter total dependência em um dos insumos principais para realizar a produção do seu produto e por não haver uma integração entre ambas as partes e por serem fornecedores distintos o que podem gerar problemas de comunicação que desencadeiam na falta do produto acabado, enquanto que o segundo se dá pelo falta de local de armazenagem adequado de alguns dos derivados do cimento, o que acaba restringindo a sua produção já que a mesma não consegue suprir a sua demanda para tal produto.

Como proposta de melhorias foi indicado um contrato para definir melhor a responsabilidade de ambas as parte para ter uma maior segurança sobre os serviços ofertados pelo fornecedor e aumentado a instabilidade da entrega, outra forma seria ter um representante do fornecedor posicionado dentro da empresa ou um representante dentro facilitando a identificação de problemas assim como o atendimento de pedidos, mas para isso cabe a organização verificar qual o nível de serviço ela quer oferecer ao seu cliente pois quanto maior o seu nível ofertado, maior será o custo agregado a este. Outra prática a ser adotada seria rastreamento de cargas buscando o sincronismo entre os transportes de matéria prima e o setor de produção.

        O problema de capacidade também pode ser resolvido pelo aumento do giro de estoque no silo e da produção (mistura) do produto a granel, por meio do aumento da velocidade de carregamento dos caminhões. Para tal, deve-se aprimorar os métodos de carregamento e a tecnologia da plataforma logística. Este deve ser analisado, pois necessita de um maior investimento, já que o produto a granel será produzido e encaminhado diretamente ao cliente.

Este é um caso que acontece com várias empresas no Brasil, pois muitas organizações preocupam-se somente em produzir e vender buscando ter rentabilidade, e acabam não verificando a sua relação com fornecedores, sua capacidade de armazenagem, assim como os meios de entrega e de se relacionar com seus clientes. É importante destacar que todos estes agentes então de integrados pela cadeia de suprimentos e se um falhar, ao final do ciclo na cadeia quem pode sair como maior prejudicado é o cliente final e consequentemente a empresa, já que a mesma pode não atingir as expectativas e necessidades (nível de serviço) serviços que eram esperados pelo cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com