TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Por:   •  1/10/2018  •  Artigo  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

NÚCEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇAO - UEMANET

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB DE SANTAINÊS

[pic 2]

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - TURMA 2

TUTOR (A) A DISTÂNCIA: KERLA

DISCIPLINA: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

ALUNO (A): WELTON JHON AIRES SILVA

1. A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a privatização dessa organização? Pesquise informações complementares para reforçar sua justificativa.

Argumentos a favor: com a privatização, foi gerado emprego, aumentando a arrecadação do estado fortalecendo a economia. Agnelli buscou fazer parcerias com outros países fazendo com que a CVRD se tornasse uma empresa com reconhecimento profissional, dando um fim no monopólio político, pois antes da privatização a empresa era dirigida por administradores da elite que se importavam somente com interesses políticos deixando de lado as oportunidades que poderiam fazer a empresa crescer.

Argumentos contra: a venda das ações foi precipitada, pois elas valiam mais do que foi vendida. Se os administradores se preocupassem mais com empresa e não com seu bolsos investiriam mais, geraria lucros para o país, e em pouco tempo ela poderia se estabelecer e não seria preciso a privatização, que é importante destacar que a privatização trouxe grandes resultados positivos na CVRD.

2. Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.

Agnelli é um administrador nato, pois ele possuía características que o diferenciava, como:

  • Tinha uma boa comunicação, facilidades em trabalhar com as pessoas e tinha o poder de influencia-las. E tinha amigos poderosos que o admiravam e lhe davam proteção.
  • Empreendedor, negociador, perfil de líder, e experiente.
  • Falava inglês fluente, o que facilitava a comunicação tanto interna como externa.

3. De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?

A partir do momento em que ele inicia sua gestão se torna uma referência, um ícone da administração brasileira, por sua eficiência e eficácia, capaz de adotar estratégias que dão resultados em curtos prazos. Por ser um profissional de atitudes que visa o bem esta da empresa e dos seus funcionários e da sociedade.

4. Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da CVRD?

Com o estado de conflitos entre os administradores da parte responsável pela estratégia da CVRD, que estavam se desviando do foco que era a área de mineração e passando a apostar em celulose, fertilização e navegação de florestas etc. Estava havendo uma falta de compatibilidades de ideias dos administradores, gerando assim conflito que impedia a tomada das decisões imediatas e produtivas.

5. Quais os papéis que, segundo Mintzberg, Agnelli representou como administrador da CVRD? Dê exemplos de cada um deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (77.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com