TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  9/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  5.926 Palavras (24 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ELIANE GAONA PENARO  GOULART

RA 2056839

MAGAZINE LUIZA

PIM IV

 

ASSIS- SP

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA

ELIANE GAONA PENARO GOULART

RA 2056839

MAGAZINE LUIZA

PIM IV

Projeto Integrado Multidisciplinar IV para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Ana Paula Trubbianelli.

                                                                                                   Professor: Alexandre Laurindo. 

 

ASSIS-SP

2020

RESUMO

 O presente trabalho desenvolvido na forma de Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM IV), tem por objetivo abordar a prática dos conhecimentos adquiridos através do estudo das três disciplinas abordadas nesse trimestre. Umas delas, Suprimento de Mão de Obra, abrangendo assuntos como planejamento de pessoal, benefícios oferecidos pela empresa, tipo de recrutamento e seleção de pessoal, já na matéria de Desenvolvimento de Recursos Humanos será apresentada junto ao organograma da empresa, clima organizacional e modelos de planejamento de pessoas e, por fim, a Dinâmica das Relações Interpessoais onde serão apresentadas modelos de liderança da instituição, organização e solução de conflitos. Conhecimentos adquiridos serão aplicados à empresa Magazine Luiza, atuante no comércio varejista cujos 35 mil colaboradores, alocados pelas 1199 lojas em todo território Brasileiro, vivenciam na prática os conhecimentos citados.

Palavras-chave: Estudo, empresa, colaboradores, relações, liderança

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 05

2. SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA ...................................….............................. 06

3. DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS ......................................…. 13

4. DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ................................................ 19

5. CONCLUSÃO ..................………………............................................................... 23

6. REFERÊNCIAS .................................................................................................... 24

1. INTRODUÇÃO

A empresa abordada para o presente projeto integrado multidisciplinar (PIM IV) é a Magazine Luiza, que atua na área de vendas no ramo varejista de eletrônicos, eletrodomésticos e móveis em geral, fundada em 1957 na cidade de Franca interior de São Paulo pelo casal Pelegrino José Donato e sua esposa Luiza Trajano Donato. A rede possui mais de 35 mil funcionários espalhados por 1199 lojas, centros de tecnologia e centros de distribuição.

A companhia obteve seu melhor resultado da história no ano de 2017, com um lucro líquido de 389 milhões, um aumento de 300% comparado ao ano anterior.

No ano de 2018, ganhou o prêmio Caboré, considerado o maior prêmio da propaganda brasileira, na categoria Anunciante. No mesmo ano, a empresa foi reconhecida pelo Great Place to Work Women como uma das melhores empresa para a mulher trabalhar.

Em 2019, inaugurou sua milésima loja e, no mesmo ano, a empresa fez oferta de ações e arrecadando mais de 4 milhões de reais, num show ao vivo de televisão conhecido como, “A Black das Blacks”. Sua marca vira uma das 30 mais valiosas do País, logo, Frederico Trajano é apontado como “Executivo do ano” pelo mercado Econômico.

A Magalu iniciou o ano de 2020 com uma aquisição estratégica, a marketplace de livros Estante Virtual. Devido as limitações do isolamento social pelo combate à disseminação da covid-19, acelerando o seu processo de desenvolvimento e implementação de programas como Parceiro Magalu, MagaluPay e lançando, como nova funcionalidade, e integrado ao “superaplicativo” da companhia.

A política de recursos humanos do Magazine Luiza se tornou um dos pilares de sustentação do crescimento da empresa. Trabalhando de forma estratégica, o departamento de RH visa atrair, reter, desenvolver e reconhecer os colaboradores da companhia. Os resultados positivos estão relacionados a importância que a empresa dá às pessoas. Com crescimento acelerado, a empresa investe em qualificação profissional de seus colaboradores, sempre em busca de profissionais com visão de mercado e dos negócios.

Este projeto se propõe, com sua elaboração, aplicar todos os conhecimentos adquiridos à rotina diária de uma empresa, identificando desta forma situações reais e semelhantes às situações estudadas até aqui. Todas as informações deste projeto foram obtidas através de materiais disponibilizados no próprio site oficial da Magazine Luiza e demais referências bibliográficas.

2. SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA

Ao falarmos de suprimento de mão de obra nos referimos a questão de fornecer as pessoas ideais para ocupar o cargo exato ao cumprimento de uma determinada demanda de trabalho em uma empresa, de acordo com os conhecimentos adquiridos durante o semestre sabemos que planejar, recrutar, selecionar não é uma tarefa fácil da área de recursos humanos e é neste ponto onde todos os esforços são concentrados usando técnicas de desenvolvimentos para divulgar as vagas, utilizando meios diversos para atrair os candidatos, e, assim, qualificá-los para satisfazer as necessidades da empresa e fazerem parte da cultura organizacional.

Dessa forma a Magazine Luiza, sem desviar de seus princípios, orienta-se pela busca de pessoas criativas, sempre visando características pessoais como a ética, a transparência e o respeito às pessoas e com desejo de crescer junto com a companhia. Aqueles que “Vestem a camisa” e defendem junto com a empresa suas causas, que trabalhem em equipe, compõem com mais facilidade ao perfil desejado.

        Estar atento às inovações tecnológicas, gostar de desafios, mostrar atitude e ter foco em resultados são também premissas importantes e desejáveis. Possuir uma visão do todo, mas também ser detalhista quando necessário, e ter objetivos claros e bem definidos para sua carreira são outros pontos destacados nas entrevistas. Outro ponto muito importante é que aqueles que tem a visão de que servir os outros é algo nobre, considerando que o lema da empresa é “sempre colocar pessoas em primeiro lugar”, tanto clientes internos quantos os externos, têm mais chances de crescer na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)   pdf (637.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com