TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo de vida

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Ciclo de vida de um produto

Ninguém melhor do que Philip Kotler para falar do ciclo de vida de um produto, sendo ele umas das pessoas mais influentes no mundo dos negócios e contribuindo com muitas pesquisas e ideias para a área de negócios, administração e marketing. Kotler já prestou serviços de consultoria para diversas grandes empresa, entre elas Motorola e IBM. Kotler é considerado um dos marketólogos mais importante da história.

Em seu livro Administração de Marketing, Kotler aponta quatro fatores essenciais para definir o ciclo de vida de um produto, são elas:

- Todo produto tem uma vida limitada;

- As vendas dos produtos atravessam etapas diferentes, sendo que cada uma apresenta desafios, oportunidades e problemas diferentes para o vendedor;

- Os lucros sobem e descem nessas diferentes etapas do ciclo de vida do produto;

- Os produtos requerem estratégias de marketing, financeiros, de produção, de compras e de recursos humanos diferentes a cada estágio de seu ciclo de vida.

Por isso quando se fala de ciclo de vida do produto, fala-se também da obsolescência programada, que é quando um produto é fabricado com uma vida útil estipulada, para que o consumidor adquira novos produtos, já que além da vida útil, determinados produtos ficam rapidamente ultrapassados devido a grande tecnologia que avança constantemente.

Além da definição de Kotler, o ciclo de vida de um produto pode ser entendido como o processo de iniciação, desenvolvimento e finalização do produto, ou seja, são todas as etapas que um produto passa para ser finalizado e chegar ao seu consumidor final, é definido também como a história do produto, desde sua linha de produção até o destino final.

Kotler define isso de forma mais complexa, em outras quatro etapas, que são elas:

- Introdução: é a fase em que os lucros não existem, devido as grandes despesas geradas com a introdução do produto, e também pelas vendas não serem altas, já que é um produto que está sendo inserido no mercado;

- Crescimento: etapa que os lucros crescem uma quantia e a aceitação do produto no mercado é rápida;

- Maturidade: por ter uma competição acirrada, os lucros se mantêm ou caem, já que o produto já se consolidou e já foi aceito no mercado, gerando concorrentes;

- Declínio: esse período apresenta uma queda de vendas em grande escala, fazendo com que os lucros desapareçam.

Kotler define que o ciclo de vida do produto pode analisar algumas características, como a categoria de um produto (nessa, ele usa como exemplo as bebidas alcoólicas), a forma de um produto (exemplificado como bebidas destiladas), o próprio produto (no caso, a vodca) ou uma marca (seguindo a linha, a Smirnoff). Entre essas características, podemos destacar a categoria do produto, pois ela possui um ciclo de vida mais longo. Diversas categorias de produtos se mantêm na fase de maturidade e só crescem se a população também crescer.

Além disso, o ciclo de vida do produto serve para traçar estratégias de marketing para contornar situações de risco, para fazer um planejamento em cada estágio do produto para que se evite um possível declínio do produto, e também para fazer uma análise do desempenho do produto e do mercado.

Abaixo será mostrado um gráfico, que evidencia todas as etapas do ciclo de vida de um produto:[pic 1]

Bibliografia

KOTLER, P.; KELLER, Kevin L. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2006

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com