TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima Organizacional

Por:   •  29/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 5

CULTURA

As empresas, como as pessoas diferem uma das outras, cada empresa tem sua característica própria proporcionada por suas crenças e valores que são aspectos culturais da organização. A cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que norteiam o dia-a-dia da empresa, o comportamento daqueles que participam da organização e as ações para o alcance dos objetivos organizacionais. Representa também, as percepções e forma de agir dos gestores e funcionários.

A cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela efetua seus negócios, trata seus clientes externos e internos, grau de liberdade existente em suas unidades e pelo grau de lealdade demonstrado por seus funcionários.

Segundo Chiavenato (1999, p. 138):

A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.

Para Lacombe (2005) a cultura atua em três níveis. O primeiro está relacionado aos artefatos visíveis, aquilo que se vê fisicamente, tem representatividade no modo como as pessoas da organização se vestem, na forma de falar, na tolerância aos ruídos, na distribuição do mobiliário da empresa, no estilo de comunicação, no tratamento formal ou informal entre colegas e superiores. O segundo corresponde aos valores visíveis e conscientes referente a estrutura da organização, as políticas praticadas, as manifestações de autoridade, a forma como os problemas e conflitos são solucionados, a identificação das prioridades da função, ao potencial de inovação, a estrutura hierárquica e ao nível de lealdade. O terceiro nível é o mais profundo da cultura, diz respeito ao que se manifesta de maneira automática e inconsciente referindo-se as concepções da natureza humana, as relações afetivas, as percepções e atitudes das pessoas, dentre outras, é neste estágio que a mudança da cultura é mais difícil e demorada, pois correspondem aos aspectos invisíveis e intrínsecos da pessoa, enquanto que nos dois primeiros níveis a mudança é possível com menor dificuldade já que trata-se de aspectos físicos e conscientes.

Ainda para Lacombe (2005, p. 231) “A cultura da empresa é um recurso da administração e pode ser usada para alcançar os objetivos da mesma forma que a tecnologia, os insumos de produção, os equipamentos, os recursos financeiros e os recursos humanos.”

Na visão de Marras (2000) uma empresa fixa sua forma de ser, orienta e controla o comportamento dos que dela fazem parte, através da cultura.

CLIMA

O clima organizacional diz respeito à percepção positiva ou negativa da empresa, e satisfação das expectativas das pessoas que integram o quadro das organizações. Se as pessoas percebem a empresa positivamente, a tendência do clima dessa empresa é ser bom, se elas percebem negativamente, o clima tende a ser ruim. Segundo Luz (2003, p. 32), o clima se manifesta através de indicadores, que dão sinais quanto ao seu estado, sendo os sinais mais aparentes de um clima ruim, os citados:

a) Índice de rotatividade elevado: indica que a média de permanência de novos funcionários na empresa é baixa, caracterizando a falta de comprometimento com a mesma e dificuldade de satisfação pessoal.

b) Auto índice de absenteísmo: este índice relaciona-se com as faltas e atrasos ao trabalho, demonstrando também a falta de comprometimento com a organização, impactando diretamente na produtividade.

c) Pichações nos banheiros: demonstra manifestação de revolta por parte dos funcionários em relação às lideranças ou às políticas da empresa.

d) Pouca participação nos programas de sugestões: indica também o não comprometimento com os resultados e crescimento da empresa.

e) Resultados ruins nas avaliações de desempenho: esta medida informa o quanto o estado de ânimo dos colaboradores interfere no seu desempenho.

 f) Greves: forma de demonstrar principalmente aos gestores da organização a insatisfação com as decisões tomadas.

g) Conflitos interpessoais e interdepartamentais: os conflitos entre as pessoas de um departamento ou entre departamentos, as ditas picuinhas, refletem um clima tenso ou desagradável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com