TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima Organizacional

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2][pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CLIMA ORGANIZACIONAL

(“NOSSO ICEBERG ESTÁ DERRETENDO” - ANÁLISE CRÍTICA)

CAROLINA SILVEIRA FONTES DOS SANTOS

JOYCE SANTOS DA SILVA

WESLEY PRIMO DA COSTA

        

RIO DE JANEIRO

NOVEMBRO DE 2015

QUESTIONÁRIO

1 – Quais os aspectos da cultura organizacional?

R: Era um povo muito acomodado, que não se importava com o que estava para acontecer. Seus líderes eram “descansados”, tinham uma certa resistência e, mesmo com o problema exposto, não queriam se adequar às mudanças que se faziam necessárias pela gravidade da adversidade.

2 – Qual o papel do Fred no grupo?

R: Curioso e observador, Fred demonstrava ser um verdadeiro líder/gestor, preocupado com o que estava para acontecer, caso não tomassem as medidas cabíveis, pensando na preservação e bem-estar de todos.

3 – Quais sentimentos Fred sentiu ao longo do tempo?

R: Preocupação, angústia, desespero, pânico, dúvida e, até mesmo, solidão, por ninguém dar ouvidos ao que ele dizia em relação ao que podia ocorrer.

4 – Qual o papel do Conselho de Liderança e como estavam organizados, suas características?

R: Funcionava como se fosse uma governança, em que tudo era decidido entre os dez líderes que lá existiam. Eram subordinados do pinguim chefe Louis e executavam reuniões entre si, tratando das coisas relacionadas à colônia dos pinguins.

5 – Quem era Alice e qual a sua importância no processo?

R: Alice era uma das dez líderes do Conselho de Liderança. Por ser mais chegada à colônia, foi fundamental no alerta e na checagem do grande problema que Fred vinha observando e avisando, mas que os demais pinguins pareciam não se importar.

6 – O que Fred fez para chamar a atenção dos demais pinguins e convencê-los de que havia algo errado?

R: Construiu uma réplica feita de gelo e neve de verdade a fim de mostrar com mais clareza o problema observado por ele.

7 – Em sua opinião, qual a relação dessa parábola com a vida real das organizações?

R: Em se tratando das empresas, existem muitos lugares que são exatamente dessa forma ou até pior. Gestores, líderes e culturas organizacionais que ainda têm um pensamento muito antigo, oferecendo resistência e que não aceitam, nem querem viver as mudanças. Mas fato é que as mudanças no mundo moderno se fazem extremamente necessárias para a sobrevivência de qualquer organização, principalmente no que diz respeito à tecnologia. Não é novidade para ninguém que o mundo hoje está pautado no que há de mais novo e moderno, e quem não se adequa a isso, fica para trás, perdendo vantagem competitiva e diferenciais que são cruciais para qualquer organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com