TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima Organizacional

Por:   •  30/3/2015  •  Monografia  •  1.504 Palavras (7 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 7

Andressa Cristina Fahl

RA 9860520361

Jamyle Nogueira Gonçalves

RA 9088413610

Juliana C.  Flauzino de Oliveira

RA 9860520323

Layzi Estefany Cruz Santos

RA 9860520998

Thais Cristina Vicente Valerio

RA 8830405055

Ticiane Cristina de Melo

RA 9911150887

ATPS

Processos Gerencias   

PROFESSORA ANA PAULA SALHEB ALVES

CAMPINAS

24 DE NOVEMBRO DE 2014


Sumario

1.INTRODUÇÃO        

2.PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        

2.1 Liderança Democrática        

2.2 Estratégias Motivacionais        

2.3 Estratégias de Comunicação Interna e Externa        

2.4 Estratégias de Responsabilidade Social        

3. Referência Bibliográfica        

        


  1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais é necessário muito mais do que a simples vontade de se ter um negócio, ou de se administrar uma empresa.

As empresas, que hoje podemos considerar um sistema aberto, devido sua intensa transação com o ambiente externo, continuam almejando lucro e estão em constante mudança.

As tarefas deixaram de ser tradicionais e hoje para que a empresa cresça e evolua é necessário ser o líder de sua equipe e não apenas o “chefe que dita ás regras”, é necessário motivar, conhecer a área em que está inserido, ter uma visão global, saber aproveitar oportunidades e saber avaliar o ambiente interno e externo. O sucesso da organização depende também, entre estes requisitos, de gestores que saibam lidar com pessoas. Esse é o segredo para o aproveitamento da máxima produtividade, dependendo muito do grau de comprometimento e de satisfação a que o funcionário está submetido.

Outra questão importante é o conhecimento da missão, visão e valores da empresa. Para que o sucesso seja certo todos os colaboradores devem estar empenhados em seguir essa cultura, não só o oficialmente divulgado, mas o praticado. É de fundamental importância saber os objetivos da empresa e o que ela preza.

Assim, terá um direcionamento para seguir, o que a empresa quer hoje,o que almeja para o futuro, aonde quer chegar, quais seus princípios e quais os seus valores, sua cultura, para chegar aonde se pretende chegar.

É de extrema importância possuir um dinamismo empreendedor, buscando novos conhecimentos para a sobrevivência da empresa. Assim desenvolvem-se políticas que estimulam diretamente ou indiretamente, através da tecnologia, treinamentos, campanhas de motivação, bem como aperfeiçoamento e inovações da infraestrutura física da empresa. Tais práticas gerenciais que garantirão o sucesso e a sobrevivência no mercado de trabalho.

Sabendo de toda essa necessidade atual, todas essas exigências, a competitividade cada vez maior, as mudanças em geral, a B.O.N.I.T.A. resolveu investir nesses recursos, trazendo para sua realidade, sua cultura, razão da sua empresa existir, e sua inspiração para alcançar o sucesso.

Portanto para que isso seja possível é necessário que algumas mudanças sejam feitas.

Não trabalhando como um sistema aberto e não dispondo de um bom gestor, a empresa enfrenta algumas dificuldades, como?

  • Reclamação sobre atendimento;
  • Perda de clientes;
  • Queda nas vendas dos cosméticos

Em contrapartida a empresa dispõe de alguns pontos fortes, como:

  • Preços compatíveis com o mercado;
  • Localização excelente;
  • Profissionais qualificados;

Atendendo o público da classe média alta a B.O.N.I.T.A. conta com profissionais qualificados para atender as necessidades de mulheres de todas as idades, cor, raça. Com tratamentos específicos para cada uma delas.

Porém mesmo com esses pontos favoráveis é preciso elaborar um planejamento estratégico para que se estabeleça no mercado de maneira competitiva.

O primeiro passo é definir as funções de cada um, reestruturando assim o organograma para a empresa.

Organograma atual:

A empresa conta com uma recepcionista, três cabeleireiros, uma manicure, uma massagista, uma esteticista e uma vendedora.

Pensando na melhoria do atendimento, tempo de espera, e na satisfação do cliente, foi sugerido um plano de contratação para a solução do primeiro problema encontrado. Com uma equipe maior será possível atender mais clientes e com muito mais qualidade. A insatisfação do cliente é devido ao atendimento, não havia horário, e o atendimento era demorado. Com a contratação de mais um cabeleireiro e dois auxiliares o atendimento será eficaz. Assim como a contratação de mais uma recepcionista para que consigam suprir a necessidade do primeiro contato, manter dados de clientes atualizados, auxiliar a Sra. Marie Lou no que for necessário, duas manicures, duas esteticistas, e uma massagista irá otimizar o tempo de todos.

O organograma ideal seria:

Com a inovação da B.O.N.I.T.A. foi estabelecido também os seus valores, sua cultura e a razão de seu trabalho.

MISSÃO: Oferecer um espaço amplo e relaxante, atendendo as necessidades de nossos clientes com excelência, garantindo a sua satisfação e o seu bem-estar.

VISÃO: Ser o centro de estética de preferência dos nossos clientes.

VALORES: Trabalho em equipe, Ética nas relações, Melhoria contínua, Inovação, Qualidade e Comprometimento.

Outro fator imprescindível é o uso da tecnologia na empresa. Para que a empresa seja mantida em perfeita organização, já foram aplicadas à cultura da empresa, as novas contratações, porém existem outras maneiras de inovação para praticidade no dia a dia, como por exemplo, um sistema eletrônico para agendamento de clientes, esse pode ser bem simples, feito em algum programa básico do computador, porém não se corre o risco de perder a antiga agenda de papel e nem de ocupar espaço, pode ser feito também um cadastro de todas as clientes, com todos os seus dados, data da última visita para se lembrar da última coloração, último corte. Um sistema básico para controle financeiro, fluxo de caixa, compra e venda, controle de estoque, comissão dos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (330.2 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com