TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima e Comportamento Organizacional

Por:   •  27/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.736 Palavras (11 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UNC

ACADÊMICOS: CLARISMAR RODRIGUES, MARINA SCHIMMELPFENNIG, MATEUS LUIZ SCHAEFER, PEDRO HENRIQUE GALEASSI.

SELF 2 – CLIMA E COPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Diversidade, sua importância para a organização, e o papel do líder referente a ela.

Empresas que não levam em consideração a diversidade em seu processo de recrutamento demonstram que não podem atuar de maneira mais efetiva no mercado, entregando, segundo estudos, 25% menos resultados.

Porém a diversidade vai muito além de só entregar resultado, pois envolve não apenas como as pessoas se percebem, mas também, como elas percebem o outro, o que influencia suas interações e relações, tornando essencial a criação de estratégias de comunicação, adaptação e mudança entre os colaboradores, por parte do RH/gestor de pessoas.

Diversidade significa riqueza para a empresa, pois quando se tem pessoas com culturas, etnias, classes sociais e origens diferentes, pensando juntas e compartilhando ideias e visões distintas e ricas, sobre um mesmo propósito, a probabilidade de encontrar soluções é muito maior do que a troca de ideias entre pessoas com vivências similares. Além disso, em uma empresa com maior diversidade, os conflitos se apresentam 50% menos do que em empresas “não-diversas”.

Lidar com a diversidade pode parecer trabalhoso, mas os resultados com certeza compensam. Na parte profissional, a diversidade traz mais resultados, mais criatividade, clima inclusivo e diminuição da rotatividade. Pessoalmente, pode-se notar uma satisfação maior por parte dos colaboradores, além de uma disposição maior por parte deles em transmitir mensagens de respeito às diferenças em todos os ambientes, sendo em casa, trabalho ou redes sociais.

A resistência às mudanças também pode ser um problema promovido por aquelas pessoas mais conservadoras. Então entra o papel do líder perante a esta situação, o qual deve criar um ambiente de abertura e incentivo à diversidade, abrindo espaço para a inovação e incentivando o alto desempenho. Os líderes são os catalisadores deste ambiente mais aberto, produtivo e eficiente, aumentando 20% o ambiente de alto desempenho e efetividade, quando bem avaliados por seus empregados.

Um líder dirigente e visionário, que transmite mensagens de forma clara, que se preocupa com o desenvolvimento de sua equipe, incentiva e reconhece o ambiente de diversidade, faz com que as pessoas tenham sua diferentes habilidades aproveitadas da melhor forma, gerando melhores resultados.

Devem-se criar políticas e práticas de gestão, com oportunidades iguais para todos, bonificações e planejamento de carreira para todos os cargos, e etc. Afinal, o conceito de diversidade se refere ao respeito à individualidade dos empregados da organização.

Os líderes são aqueles que devem dar o exemplo para seus funcionários, ou seja, não adianta estar escrito no código de conduta da empresa ou na lista de valores que ela tolera a diversidade ou que é inclusiva, é necessário que quem está na liderança demonstre o quanto a pluralidade pode ser revertida em resultados mais rápidos, duradouros e efetivos, para que seus empregados passem a praticar tal conduta por querer e acreditar. O líder é aquele que guia seus subordinados às vantagens da diversidade tanto no meio corporativo, quanto pessoal.

O que é comportamento organizacional e quais as atitudes exigidas pelas corporações

     Toda empresa segue uma cultura que define quem ela é, quais são seus valores e o que ela pretende ao atuar na sociedade. Pode ser visto como o conjunto de comportamentos e atitudes praticadas pelos profissionais que compõem a empresa, tanto funcionários quanto seus diretores, e o impacto que tais condutas e costumes têm sobre o andamento e desenvolvimento da organização. Dessa maneira, o comportamento organizacional influencia todo o clima da corporação e pauta quais são as visões e impressões que as pessoas ligadas à ela possuem desse local de trabalho em questão.

Clima organizacional

     É o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.

     O clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral interno, e é desfavorável quando proporciona frustração daquelas necessidades.

     Devido ao clima organizacional, algumas empresas são quentes e dinâmicas; outras são frias e impessoais. A dificuldade na sua conceituação reside no fato de que o clima é percebido de diferentes maneiras pelos diferentes indivíduos. Algumas pessoas são mais sensíveis que outras quanto à percepção do clima corporativo, é muito subjetivo.

     Este depende das condições econômicas da empresa, da estrutura organizacional, da cultura organizacional, das oportunidades de participação pessoal, do significado do trabalho, da escolha da equipe, do preparo e treinamento da equipe, do estilo de liderança, da avaliação e remuneração da equipe etc.

     Tais fatores determinantes do clima organizacional influenciam a motivação das pessoas, provocando diferentes níveis de satisfação, de produtividade e de estímulos, que produzem o resultado final, em termos de eficiência.
ATITUDES: Disciplina com horários; Comprometimento; Acompanhamento nas metas; Possuir foco em resultados; Ser competente; Ser honesto em qualquer situação; Ser tolerante e flexível; Ter coragem para assumir decisões; Assumir os seus atos; Ouvir as pessoas ou avaliar a situação sem julgá-las antes; Ser íntegro, independente da situação; Ser educado. 

Conflitos

     O conflito é algo natural do ser humano e, uma vez que o ambiente organizacional é composto por pessoas com diversas opiniões e personalidades, é até esperado que existam conflitos dentro das organizações.

     Exemplo de causadores de conflitos nas organizações: Competição entre colaboradores; Recursos disponíveis, mas escassos; Mudanças externas acompanhadas por tensões, ansiedade e medo; Exploração e manipulação.

     Vale lembrar que os conflitos podem gerar resultados positivos ou negativos, dependendo somente da forma como ele foi tratado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com