TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima e cultura

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL NO AMBIENTE EMPRESARIAL

CULTURA ORGANIZACIONAL

Segundo (MARRAS, 2011, p.292 á 297). Toda organização possui uma cultura própria que a identifica e que forma o conjunto que realça seus costumes, suas crenças, seus valores.

É pela sua cultura que a empresa fixa a marca do seu perfil.

Cultura organizacional é o modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu seus problemas por ter sido suficientemente eficaz, considerado válido e repassado aos demais membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação aqueles problemas. (Schein) 1997

É importante ressaltar que a cultura organizacional depende do conjunto de valores das pessoas que as formam.

Os valores que denominamos cultura organizacional, depende das mudanças dos cenários que permeiam o interno e externo da empresa fazendo com que se entenda a cultura como um processo constante de adaptação que o tempo e o espaço produz através dos próprios sistemas de valores que o sustenta.

VALORES: São crenças e conceito que moldam o contorno cultural de um grupo estabelecendo padrões de comportamento, avaliação e imagem.

Numa organização a cultura é normalmente fixada com a fundação da empresa, com os donos, e assim dando continuidade com ritos, mitos, tabus, integrações, etc.

Ritos: Praticado com a finalidade de perpetuar no dia-a-dia os valores organizacionais e tornar a cultura mais coesa, exemplo: Café da manhã com os lideres

Mitos: Figuras imaginárias, geralmente oriundas da interpretação de fatos não concretos e que são utilizados para reforçar crenças organizacionais, com intuito de manter certos valores históricos.

Tabus: Na cultura organizacional os tabús tem a função de orientar comportamentos e atitudes, em relação a proibição ou de coisas não bem vistas, ex: questões de raça, religião etc.

Segundo MARRAS, para muitas organizações a cultura não é considerado uma ferramenta de estudo para explorar e desenvolver a melhoria da própria empresa, aquelas organizações mais preparadas com executivos sensíveis de visão que ultrapassa o médio prazo, já se deram conta da importância que representa ter equipes coesas que canalizem energia numa mesma direção. Dessa forma buscam na mesma sintonia um único processo de alcance aos objetivos em conjunto, garantindo uma construção sólida.

Conceito de Cultura na empresa

Comercial Esperança Atacado Distribuidor, empresa criada no ano 1970, tem desde a fundação o objetivo de atender com qualidade, preços competitivos, simplicidade e de forma única, com marcas fortes e bem-conceituadas no mercado, a um grande número de clientes atacadistas e varejista.

A empresa tem como cultura alguns ritos de entrada como, as integrações para os novos colaboradores, que se reúnem numa única unidade, e nesta é passado todo o ritual de inicialização, conhecimento das áreas, manual de colaborador e procedimentos, ética e conduta.

Os Sócios fazem questão de visitar as lojas 1 vez ao mês, e participam da festa de aniversariantes do mês, que cada loja realiza.

Faz parte da cultura da empresa presentear todas as mulheres (funcionárias) no dia da secretária e no dia internacional da mulher.

É cultura da empresa, trabalhar com o máximo de comprometimento, e ética nas negociações profissionais, todos os colaboradores recebem manual de procedimento, conduta, ética e são acompanhados em seu desenvolvimento profissional.

CLIMA ORGANIZACIONAL

Clima Organizacional é criado a partir da percepção que cada colaborador tem em particular da empresa, levando em consideração a cultura da mesma e o clima que ela se encontra no momento, afetando direta ou indiretamente no resultado dos colaboradores e no crescimento da empresa, pois depende dos aspectos externos (clima do Mercado Mundial) e internos (problemas financeiros da empresa, especulações sobre desempenho de departamentos, desempenho da equipe, remunerações, entre outros), podem gerar no colaborador medo, incertezas, desconforto com o ambiente de trabalho e equipe , atingindo diretamente a empresa  e seus resultados. Outro fator levado em consideração no Clima Organizacional da Empresa é a motivação que a mesma oferece a seu colaborador, onde hoje é um dos fatores de maior peso na avaliação do colaborador nas pesquisas de clima. A motivação varia de acordo com  cultura da empresa e suas condições, desde investimentos de bem estar dos seus colaboradores com um ambiente limpo e confortável para que ele possa desenvolver suas atividades, passando por convênios e acordos com iniciativas privadas para desconto em eventos, ou até mesmo convênios com instituições de ensino, promoção de eventos paras os colaboradores e demais incentivos podendo chegar até em bonificações em dinheiro para aqueles que atingirem as metas propostas pela empresa.

        O Clima Organizacional é medido através de pesquisas aplicadas pelo RH, onde são descobertos todos os pontos negativos e positivos na visão dos colaboradores e através desses dados, são levantadas sugestões de melhoria e solução dos problemas apresentados, essa pesquisa ajuda também analisar se as medidas adotadas anteriormente foram executadas de forma correta e se deram o resultado esperado pela corporação. A pesquisa de Clima Organizacional, visa não somente números e resultados no crescimento da empresa, ela visa também a imagem não somente com o cliente externo mas também para o cliente interno, que são os colaboradores, e que também fazem uso dos produtos oferecidos pela empresa como um bom ambiente de trabalho e boas condições com ferramentas e recursos, sendo também uma forma de integrar o colaborador nas ideias e mudanças da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com