TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima organizacional na administração

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇAO

                Alterações e problemas, sempre estão presentes no mundo dos negócios.  Para que as organizações evoluam e acompanhem essas alterações, é essencial adequar-se às exigências. Novos equipamentos, softwares e infraestruturas são comprados, mas quem está por trás de tudo isso? Pessoas.

                As empresas não devem esquecer que seus trabalhadores são seres humanos. Tem ambições pessoais na profissão, precisam atualizar o conhecimento continuamente, precisam ter um ambiente encorajador, ser valorizados, bem como ser estimulados a desenvolverem-se.

                O objetivo principal da Pesquisa de Clima Organizacional é saber como tecnólogo de Recursos o que se deve fazer para a empresa ter um bom andamento. Aumentar as relações com os colaboradores e oferecer condições de trabalho adequadas, proporcionar oportunidades de desenvolvimento e estabelecer um bom ambiente de trabalho, e isso atingirá os objetivos definidos pela empresa.


DESENVOLVIMENTO

                Clima organizacional é a qualidade do ambiente que se percebe pelos colaboradores da empresa e que inspira seus comportamentos, é quando percebemos um clima tranquilo quando entramos em um local de trabalho. Isso faz que o trabalho flua melhor.

Destacam que o gerenciamento do clima não é um fim em si mesmo, mas uma ferramenta que auxilia aos administradores focarem a atenção em aspectos relevantes da organização. O planejamento e desenvolvimento de estratégias organizacionais, por exemplo, é um item que poderia ser beneficiado, pois o clima organizacional sinalizaria quais aspectos da estrutura, recursos humanos, liderança e processos estariam afinados com as estratégias propostas. (Gordon & Cummins 1979).

                Somando-se a isto a seguir esta listada, algumas formas práticas, de como pequenas e médias empresas podem trabalhar e inserir um bom clima organizacional:

1. Os diretores e acionistas devem dar importância ao clima na empresa. Não como gasto e sim em um investimento que gerara lucro;

2. A equipe de gestão de pessoas deve planejar e escolher o modo de seguir os aspectos e atributos que querem analisar. Definir o formato de perguntas e respostas. Todo este planejamento e definição devem estar vinculados com os valores, missão, visão e planejamento estratégico da empresa.

3. Verificar o clima por meio de pesquisas junto aos colaboradores.

4. Coordenado pela equipe de Gestão de Pessoas com o resultado da pesquisa em mãos, vocês terão indicadores reais de como está o clima de sua empresa. Assim, poderão trabalhar de forma direcionada os trabalhos, propor mudanças, vincular benefícios com metas.

5. Divulguem o resultado para toda a empresa;

6. Monitorem o clima (com nova aplicação da pesquisa) a cada 6 meses. Comparem com o resultado anterior.

                Assim, o gestor deverá reunir seus esforços e planejar uma transformação profunda e duradoura no ambiente de trabalho. Devem-se considerar os possíveis efeitos que se acrescentarão e também determinadas mudanças que poderão ter sobre outras dimensões.

                Desenvolver o clima organizacional é um desafio bastante complicado devido ao alto grau de opiniões pessoais envolvidos nesse processo. As pesquisas de clima organizacional apenas trazem um mapeamento do ambiente psicológico, mas não têm capacidade de fornecer soluções reais para o problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com