TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coletânea de resenhas administração

Por:   •  4/11/2017  •  Resenha  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

                                   Resenha 1 woondroon Wilson

        O autor faz uma análise da administração pública é a moderna, o estudo citado iniciou a sua importância e estudo como uma ciência, e com isso aparecendo diversas publicações, por volta de 1887 nos Estados Unidos, após lançar esse novo viés de pensamento Woodrow se tornou presidente dos E.U.A.

        Nesse trabalho ele destaca a importância da separação entre a ciência política e a administração pública. Também ressalta e define a administração como um meio de e realizar algo com a sucesso total, prezando principalmente para a máxima eficiência no objetivo lançado para com a população e suas solicitudes.

        Com embasamento em sua visão histórica ele relata a falta de importância dada a administração e a sua pouca independência, mesmo sendo inerente a ao funcionamento das atividades governamentais, pois ela é a parte manifesta do governo em suas políticas. Cita também o foco excessivo dos filósofos e cientistas políticos em entender e estudar as formas de poder, e diante do mencionado acabaram se esquecendo se assim posso dizer: do combustível, da energia motriz de qualquer forma de poder.

        Um outro ponto histórico que o autor cita é que outrora a organização estatal era voltada exclusivamente para os anseios dos monarcas, com os movimentos de libertação e efetivação da democracia as atividades gerenciais dos governos passaram por modificações estruturais para atender as demandas da população

        Na contemporaneidade podemos verificar que é a cada dia a sistematização gerencial administrativa do Estado se coloca em um nível de expansão, tendo em vista suprir as suas capacidades estatais e ofertar serviços inerentes de qualidade e eficiência para com os cidadãos.

                                                RESENHA 2

           Economia e sociedade Max Weber – Natureza, Pressupostos e Desenvolvimento da Dominação Burocrática.

        

        Weber define os pilares do funcionalismo moderno em quatro sistematização como:

  • Princípios das competências oficiais fixas que funciona através de: leis, regras, regulamentos e deveres oficiais.
  • Princípios das hierarquias de cargos, que cria um sistema fixo de subordinação, com isso gerando um automática fiscalização das inferiores pelas superiores.
  • Documentos e atas: quando ocorre a separação da burocratização por um escritório, separando assim o público do privado, o patrimônio público e administrado dentro da rede pública de hierarquia.

                               

                          RESENHA 3 Frederico Lustosa

        o autor explicita a importancia da familia real portuguesa na formação e organização da administração pública, pois trouxe as experiências de anos de monarquia e dominação colonial. a infraestrutura promovida foi além da administrativa, angariando e promovendo os campos culturais dos pais, que no caso não nos compete aprofundar nessa questão.

        Com a proclamação da República as estruturas administrativas e os seus modelos em nada foram alteradas, contribuíram para o desenvolvimento da burocratização republicana. Inclusive se fomos comparar aos dias atuais houve um aumento significante.

        O autor faz uma análise dos governos, para demostrar que ao longo dos anos a administração brasileira passou por algumas mudanças. Evidentemente isso foi feito com base analítica perante o início já citado, no que tange a herança portuguesa.

        O empurrão para a mudança administrativa foi a crise de 1929, que promoveu uma racionalização da burocracia publica, por meio da padronização, normatização e implementação de mecanismos de controle dos ditos serviços.

        Outros pontos para mudança foi o governo de 1930, que aumentou significada mente a oligarquia estatal. Em 1945 o crescimento foi para melhorar os serviços que passaram a ser mais especializados e dinamizados para a melhoria dos serviços prestados à população, e, claro aumentar também o controle dos braços do Estado.

         A década de 1960 foi especial se observamos a multiplicação das entidades de administração indireta, as chamadas fundações, empresas publicas etc., que na verdade a tentativa era para modernizar de maneira que pudesse contribuir para agilizar os serviços em parceria com o Estado. O que resulta na dicotomia entre estado tecnocrático e burocrático.

        O momento mais bizarro e assustador da administração foi durante o governo Collor, quando houve atos de improbidades, e até mesmo a fracassada tentativa de se implementar o new public management .

         O autor deixa claro que é difícil a análise dos pôs e contras da evolução administrativa do País, pois as maiorias das pratica foram realizadas de acordo com demanda das épocas, levando em consideração as transformações econômicas, sociais e políticas. Essas mudanças foram o motivo para o aumento e ampliação do aparato estatal. Resgata também que durante as reformas a democracia muitas vezes não foi respeitada, pois foi guiada pela teleologia da máquina pública.

                        

                        AULA 5 LUC. ROUBON        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com