TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Ajudar as pessoas a saberem para onde vai o dinheiro público destinado à área da Saúde

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.153 Palavras (25 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 25

Universidade Federal do Espírito Santo

“Como ajudar as pessoas a saberem para onde vai o dinheiro público destinado à área da Saúde no Município de Vitória – ES?”

Fabiana Corrêa Teotonio

Henrique Mageski

Jorge Angelico Nolasco

Renato Cesar Ribeiro Junior

Vitória

2018


Fabiana Corrêa Teotonio

Henrique Mageski

Jorge Angelico Nolasco

Renato Cesar Ribeiro Junior

“Como ajudar as pessoas a saberem para onde vai o dinheiro público destinado à área da Saúde no Município de Vitória – ES?”

Projeto final da disciplina de Marketing 1, ministrada aos alunos do 5° período de Administração noturno, com a temática “como ajudar as pessoas a saberem para onde vai o dinheiro público”

Orientador: Michel Magno de Vasconcelos

Vitória

2018


SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO        1

INTRODUÇÃO        2

HISTÓRICO DA SAÚDE NO BRASIL        3

O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS        8

APLICAÇÃO DE RECURSOS – COMO O DINHEIRO É REPASSADO?        10

O ACESSO À INFORMAÇÃO        11

A SAÚDE EM VITÓRIA        13

REFERÊNCIAS        18

        


APRESENTAÇÃO

Este projeto propõe-se a analisar, apresentar e discutir dados referentes a utilização dos recursos públicos voltados para a área da Saúde no Estado do Espírito Santo, mais precisamente no município de Vitória. A fim de tentar entender e resolver à problemática “Como ajudar as pessoas a saberem para onde vai o dinheiro público?”. Apresentando no primeiro momento, um contexto histórico da saúde no Brasil, no Estado do Espírito Santo e em Vitória, explorando como surgiram as políticas públicas voltadas para essa área e como o dinheiro foi, está sendo e será investido. Em seguida, serão apresentados usuários extremos do sistema de saúde no município citado, e por fim, a criação de uma solução que auxilie as pessoas a descobrirem como o dinheiro público é investido nessa área, e como ter acesso a essas informações através dos sites de transparência.  

Palavras-Chave: Dinheiro público, saúde, transparência, Espírito Santo, Vitória.

INTRODUÇÃO

A saúde pública no Brasil tem sido um fator de grande preocupação para todos os brasileiros. Ao longo da história vários acontecimentos marcaram o sistema que até então teria sido criado para melhorar a vida da população que estava sedenta e carente por um atendimento justo e de qualidade. Alguns fatos geram desconfiança, descontentamento, tristeza e outros sentimentos adversos na população. Ora, se há um investimento "grande" na saúde pública, então porque os usuários enfrentam filas enormes; falta de médicos; falta de remédios; falta de leitos hospitalares?.

O presente trabalho proposto tem como tema "Como ajudar as pessoas a descobrirem para onde vai o dinheiro público destinado a área da saúde no município de Vitória/ES?". O projeto possui como objetivo a criação de um produto / solução que auxilie pessoas a descobrirem como é gasto o dinheiro público. Com o intuito de responder à problemática proposta, o grupo decidiu fazer um recorte e apresentar como o dinheiro público é gasto na área da saúde no município de Vitória/ES. Será apresentando um recorte histórico da saúde no Brasil, e exposta a situação no município de Vitória, a fim de entender como se dá os gastos públicos nessa área, e como o acesso a informação permite as pessoas a "rastrearem" o dinheiro destinado a saúde.

A Metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho será a pesquisa e análise de dados secundários, que consiste na exploração e coleta de dados já publicados e que estão disponíveis, seja por meios eletrônicos ou físicos.

O trabalho se dividirá nas seguintes etapas:

  1. Pesquisa e análise de dados secundários;
  1. Entendimento do cenário do tema (passado/presente/futuro)
  2. Identificação dos usuários extremos
  3. Definição dos princípios que orientam as escolhas dos usuários.
  1. Desenvolvimento da solução
  1. Descrição passo a passo da solução
  2. Justificativa da aderência da solução aos princípios.

HISTÓRICO DA SAÚDE NO BRASIL

1500 foi o ano de chegada dos colonizadores ao Brasil, um território até então desconhecido. Do período de colonização até a instituição e instalação do império, não existia nenhum modelo ou atenção à saúde da população, os recursos utilizados para tratamentos de doenças e assistência ao povo eram provenientes da terra e utilizados por aqueles denominados "curandeiros", esses eram os responsáveis por diagnosticar e atender o povo de acordo com os conhecimentos e habilidades na arte de curar.

Em 1808 a família real chega ao Brasil, como parte de estratégia de manter Portugal independente depois da ameaça de invasão das tropas francesas comandada por Napoleão Bonaparte. Essa estratégia impediu que Portugal jamais fosse conquistado pelos franceses. A vinda da família real para o Brasil gerou uma necessidade de criação de uma estrutura sanitária mínima, para dar suporte ao poder. Ao longo de quase um século o controle sanitário e a saúde pública estavam limitada ao interesse da capital e do império, que possui um regime político unitário e centralizador. “Neste mesmo ano, Dom João VI fundou o Colégio Médico - Cirúrgico no Real Hospital Militar da Cidade de Salvador, e no mesmo ano no mês de novembro foi inaugurada a Escola de Cirurgia do Rio de Janeiro, anexa ao Real Hospital Militar.” (BERTOLLI FILHO, 1996).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (244.7 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com