TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

IDEIAS DA TEORIA COMPORTAMENTALISTA E IMPLICAÇÕES DESTA PARA A EDUCAÇÃO.

Acadêmico: Bartholomeo Barcelos

Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

O Estudo do Comportamento como objeto da Psicologia inicia-se por John B. Watson, onde está ciência, passou a buscar um objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos. A partir do estudo do comportamento, Watson buscava uma Psicologia: livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos, e com capacidade de prever e controlar. O Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).

  • Comportamento Respondente: ou reflexos, usualmente chamado de não-voluntário, inclui as respostas que são eliciadas/produzidas por estímulos antecedentes do ambiente. São interações estímulo-resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas, nas quais certos eventos ambientais confiavelmente eliciam certas respostas do organismo que independem de aprendizagem.
  • Comportamento Operante: a base das contribuições de B. F Skinner da linha conhecida como Behaviorismo radical, por designar uma filosofia da Ciência do Comportamento por meio da análise experimental do comportamento. No comportamento operante, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante, na satisfação de alguma necessidade, resultante de estímulos do experimento.
  • Reforçamento: o estímulo também é visualizado como um reforço que pode ser positivo ou negativo, que pode ser entendido com toda conseqüência que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta.
  • Controle de Estímulos: este ponto discute sobre a natureza ou a extensão do controle que o ambiente exerce sobre o comportamento. Assumindo a existência desse controle e estudando-o permiteu maior entendimento dos meios pelos quais os estímulos agem. Existem dois importantes processos de controle:
  • Discriminação: quando uma resposta se mantém na presença de um estímulo, mas sofre certo grau de extinção na presença de outro;
  • Generalização: um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na presença de um estímulo similar, mas diferente. Nessa respondemos de forma semelhante a um conjunto de estímulos percebidos como semelhantes. Esse princípio da generalização é fundamental quando pensamos na aprendizagem escolar.

Os principais pontos destacados na Teoria Comportamentalista se refletem na educação e o no desenvolvimento do trabalho dos professores. Como nos planejamentos sistemáticos das disciplinas, na qual o docente busca preparar e organizar um ambiente propício ao desenvolvimento do comportamento e da aprendizagem desejado, por parte dos discente, estando relacionado ao comportamento operante. Cada aluno também apresenta suas necessidades e dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, dessa forma o docente também utiliza métodos de estímulos diferentes para adaptá-los a cada situação demandada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com