TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento

Por:   •  5/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

1 – Introdução

 A região de Piracicaba situa-se no centro-leste do Estado de São Paulo, dentro da depressão periférica paulista que, por sua vez, está contida na bacia do Paraná. Os solos ocorrentes são, em grande parte, formados a partir de material sedimentar e dentre eles os Argissolos derivados de argilitos e/ou folhelhos são muito comuns e importantes, pois sobre os mesmos se desenvolvem atividades de grande relevância econômica para a região, entre as quais cita-se a agricultura, que é fortemente influenciada pelo conjunto dos atributos, ou seja, pelo comportamento dos diferentes tipos de solos. Os Argissolos são, depois dos Latossolos, a classe de solos mais abrangente e importante no Brasil, bem como são também importantes em todo o mundo. Tais solos têm sido estudados sob diversos aspectos (físicos, químicos, mineralógicos), embora uma série de questões quanto ao mesmos ainda careça de mais e melhores esclarecimentos.

  1. Influência do uso e cobertura do solo no clima de Piracicaba,

As mudanças climáticas globais, regionais e locais representam, na atualidade, uma das maiores preocupações da humanidade. Essas mudanças podem ocorrer tanto a partir de causas naturais quanto a partir de causas antrópicas. As áreas das cidades se caracterizam por apresentarem temperaturas mais elevadas quando comparadas com as áreas rurais. Essa anomalia térmica causa a formação de ilhas de calor e esse fenômeno é reconhecidamente importante em estudos de clima urbano. O objetivo do presente trabalho foi, através de técnicas do sensoriamento remoto, identificar e analisar as ilhas de calor do Município de Piracicaba, SP verificando sua sazonalidade, intensidade e morfologia. Para tanto foi necessário realizar uma análise climática regional e verificar a possibilidade do uso do algoritmo de transformação termal do software IDRISI 3.2 nas imagens do satélite Landsat 7. Para validar o algoritmo foram aplicados dois métodos de transformação de temperatura aparente de superfície. Para a análise climática regional foram estudados os principais elementos climáticos do Município de Piracicaba, SP utilizando-se de dados da Estação Meteorológica da ESALQ/USP entre os anos de 1950 e 2005 e estes foram correlacionados com variáveis da urbanização. Concluiu-se, com os dados encontrados, que os elementos temperatura, precipitação, umidade relativa e evaporação tiveram tendência de aumento no período estudado e todos eles foram classificados como tendências climáticas. A temperatura apresentou tendência de aumento mais acentuada e se correlacionou positivamente com o aumento da urbanização. O algoritmo de transformação do software IDRISI 3.2 para o satélite Landsat 7 foi validado, sendo uma importante ferramenta para a utilização de imagens de melhor resolução ) As ilhas de calor mais intensas do verão são representadas por locais com excesso de material de construção civil e pouca ou nenhuma área verde. A diferença entre a área urbana e a área rural da cidade ultrapassou 16°C no verão. O Parque da Rua do Porto é uma ilha de frescor e exerce um "efeito oásis" no centro e nos bairros vizinhos. O perfil das ilhas de calor do Município de Piracicaba não segue aquele delimitado por OKE (1974). As ilhas de calor variam sazonal e espacialmente e a intensidade destas, ao longo das estações do ano, está intimamente relacionada com a sazonalidade da cultura da cana-de-açúcar. As ilhas de calor da época da entressafra são, em média, 3.5°C mais intensas que as da época da safra. Por fim, pode-se afirmar que o uso e a cobertura do solo rural e urbano é um dos grandes agentes modificadores do clima local e regional

2.0- Clima – vc coloca aquela tabela que te passei pelo zap. Trocando so a cidade de charqueada por piracicaba, pq o clima é o mesmo são vizinhas,( tipo centro de limeira com Nossa senhora das dores ).

Brachiaria Brizantha - As pastagens cultivadas no Brasil são a base da produção animal. Cobrem extensas áreas, hoje estimadas em cerca de 180 milhões de hectares e mais de 85% ocupadas com capins do gênero Brachiaria. Esse gênero é de origem africana e apresenta cerca de 100 espécies encontradas em regiões tropicais e subtropicais, sendo caracterizadas pela sua grande flexibilidade de uso e manejo, sendo tolerantes a uma série de limitações e/ou condições restritivas de utilização para um grande número de espécies forrageiras. [pic 1]

Cynodon dactylon cv. CoastCross:  Essa gramínea é perene e não rizomatosa, de crescimento prostrado com alta resistência ao pastejo e pisoteio. Desenvolve-se bem em regiões com precipitações de 635 até 1700 mm anuais, mas não suporta alagamento. Cresce em temperatura de até 5 oC, sobrevivendo em condições de -2 oC.

[pic 2]

Stylosanthes capitata e Stylosanthes macrocephala (estilizante campo grande )

O estilosantes Campo Grande é uma mistura física de duas espécies de leguminosas, Stylosanthes capitata e S. macrocephala, coletadas em solos de Areia Quartzosa e de baixa fertilidade, remanescentes de experimento anterior, que, após vários multicruzamentos, teve sua seleção definida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (450.9 Kb)   docx (315.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com