TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Humano

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.173 Palavras (13 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 13

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

Wagner de Souza Ferreira

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

São Paulo

2015


Wagner de Souza Ferreira

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho, apresentado ao Curso 48401 Ciencias Contabeis da UNIP - Universidade Paulista para eliminação de dependência.

Orientador: Mauricio Narciso

São Paulo

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

CAPÍTULO 1 – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL        

CAPÍTULO 2 – O INDIVÍDUO NA ORGANIZAÇÃO        

CAPÍTULO 3 – PERCEPÇÃO        6

CAPÍTULO 4 – MOTIVAÇÃO        9

CAPÍTULO 5 – EXERCÍCIO PRÁTICO .......................................................................9

CONCLUSÃO        11

BIBLIOGRAFIA        

2


INTRODUÇÃO

Este texto tem por objetivo principal explorar o comportamento humano nas relações de trabalho de um modo geral e sintético. Muitas das nuances do comportamento laboral é apresentado apenas de modo superficial e direto, mas tomou-se cuidado para que esta abordagem primasse pela clareza do conteúdo e pela objetividade nas explanações dos temas.

Em muitos casos houve autores que pensavam de maneira antagônica, sobre alguns dos temas, mas optei por utilizar-me daqueles que mais convergiam com o meu modo de pensar, dando mais fidedignidade ao trabalho que optei por apresentar.

 

CAPÍTULO 1 – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1.1 – Conceituar comportamento organizacional

Muitos são os conceituadores deste termo, mas de forma geral, os conceitos mais utilizados são: Chiavenato (1999), o qual conceitua o Comportamento Organizacional como o estudo da dinâmica das Organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. Já para Wagner III e Holleuberh (2003) Comportamento Organizacional é um campo da pesquisa que ajuda a prever, explicar e possibilitar a compreensão de comportamentos nas Organizações. E ainda de acordo com Moreira (2005), é o estudo científico de indivíduos e grupos em organizações de qualquer tipo e suas implicações sobre o desempenho de estruturas, sistemas e processos.

Sendo uma área do conhecimento que estuda a influencia que os indivíduos , os grupos e a estrutura da empresa exercem sobre o comportamento humano dentro das organizações com intenção de usar este estudo na melhoria dos processos gerenciais e como desafios empresariais é a produtividade aumentando a capacidade de produção individual e coletiva é uma das obrigações gerenciais, mas não se trata mais de pagar um bom salário, como se esperava na administração cientifica.

Sendo diferente da proposta taylorista , não se pode padronizar o comportamento humano como se consegue padronizar o funcionamento das maquinas ou dos processos, por mais que seja especificas e fragmentadas , as pessoas reagem de modos diferentes e influenciam de modo igualmente diferente nas reações coletivas e organizacionais.

Podemos aferir a partir disso, que a visão de comportamento organizacional a ser refletida por este trabalho é aquela ligada às relações laborais.

1.2 – Fundamentos históricos da abordagem do homem com o trabalho: abordagem clássica, relações humanas e comportamentais

A história do homem se confunde com a história do trabalho, afinal de contas o que nos diferencia das outras espécies de animais é a capacidade de podermos realizar tarefas de modo organizado, analisando as formas como esse trabalho é organizado e escolhendo a melhor maneira.

A Escola Humanística  da Administração, surgiu nos Estados Unidos como movimento de reação e oposição á Teoria Clássica da Administração, sua essência está na crença que a chave para o aumento da produtividade nas empresas está na satisfação dos seus empregos , muitos trabalhadores e sindicatos americanos nem sempre aceitaram bem as ideias da Teoria Clássica já que acreditamos que estas eram apenas um meio de legitimar a exploração dos empregados em favor dos interesses patronais.

A teoria das Relações Humanas nasceu, portanto, da necessidade de corrigir esta forte tendência á desumanização do trabalho.

1.3 – Níveis de análise do comportamento organizacional: micro, meso e macro-organizacional.

Sinteticamente, partiremos do princípio de que existem três formas básicas de organização do comportamento laboral, a saber:

Comportamento micro-organizacional: podemos dizer que este é o estudo do comportamento do indivíduo dentro das relações de trabalho, são estudadas principalmente as diferenças individuais quanto aos processos de aprendizagem, níveis de percepção e qualidades motivacionais.

Comportamento meso-organizacional: o âmbito de estudo são os grupos de trabalho, a heterogeneidade dentro dos grupos, o trabalho em equipe, a comunicação interpessoal, a liderança, os conflitos e o estresse nas relações entre indivíduos;

Comportamento macro-organizacional: é o estudo da cultura organizacional, da estrutura administrativa, das possibilidades de mudança cultural e dos efeitos que advém das diferentes políticas administrativas.

CAPÍTULO 2 – O INDIVÍDUO NA ORGANIZAÇÃO

2.1 – O Ser Humano

Falar sobre o ser humano não é tarefa fácil, uma vez que um conceito genérico que não contenha em si a possibilidade de exceções, certamente estará fadado ao erro. Mas se por um lado, conceituá-lo de forma geral e abrangente é tarefa impossível, por outro, vê-lo nas nuances de suas atitudes reflexivas e ativas se torna um pouco mais claro e ajuda a desenvolver os ambientes sociais onde esses indivíduos se encontram.

A pessoa é o maior patrimônio das organizações o individuo é também como capital intelectual. Para uns como a força de trabalho para outros recursos humanos  em alguns casos apenas intitulado de gente  independente de como será nomeado, dificilmente o encontraremos no balaço patrimonial – como recursos financeiros e materiais e até mesmo a marca que já tem sua expressividade e valor de mercado, reconhecido  já vem desbravando um caminho para também fazer parte da visibilidade dos resultados.

Numa organização o individuo tem um papel fundamental é por meio desta que se torna possível o dia-a-dia existir onde a cada ciclo que se completa só aumentar a certeza de que precisa ser constantemente desenvolvimento e valorização, a fim de que tenha as condições favoráveis para que continue agregado valor ao negocio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (158.4 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com