TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional 1

Por:   •  8/10/2015  •  Artigo  •  7.060 Palavras (29 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 29

 Juliana Silva

Comportamento

organizacional


Sumário

03

  1. Organização e Sua Essência.......................................................................05

Introdução.....................................................................................................................05

1.1 Noções introdutórias sobre comportamento organizacional............................................05

1.1.1 A organização ................................................................................................06

1.1.2 O comportamento humano nas organizações......................................................07

1.2 Sistemas organizacionais............................................................................................10

1.2.1 A organização e sua estrutura ...........................................................................11

1.3 A liderança nas organizações.....................................................................................17

1.3.1 Os diferentes tipos de líderes.............................................................................17

1.3.2 Modelos comportamentais.................................................................................21

1.3.3 Confiança.......................................................................................................21

Síntese..........................................................................................................................24

  1. Bibliográficas.................................................................................................25


Capítulo 1

05

Organização e Sua Essência

Introdução

Geralmente, quando compramos um produto ou adquirimos um serviço, não paramos para pensar em todos os processos que existem ou em todas as relações construídas por detrás dessa troca. Você acredita que uma grande empresa só é assim por possuir bons administradores? Ou, ainda, que marcas famosas só vendem por seu status? Você já viu uma empresa de grande porte que, de repente, declarou falência?

Pois bem, atualmente as empresas têm interferido nas relações interpessoais assim como os indivíduos têm influenciado diretamente nos resultados das organizações. Tal interdependência ocorre porque há uma relação intrínseca entre a gestão do conhecimento humano e os processos organizacionais. De que forma, então, a liderança nas organizações, por exemplo, pode direcionar os passos dos indivíduos nas empresas?

No que consiste o sistema organizacional? Você sabe o que caracteriza um bom líder dentro do contexto empresarial? Quais diferenciais ele precisa possuir e demonstrar para manter uma equipe com desempenho pleno?

Você conhecerá, ainda, os tipos de líderes que são comuns nas organizações e entenderá qual a relação entre poder e política para o sucesso de uma empresa. Genericamente falando, o objetivo principal de um líder é orientar um grupo de subordinados para que estes reajam de acordo com as perspectivas esperadas pela diretoria.

Quantas pessoas você conhece que questionam algumas – ou várias – posições adotadas por seus chefes? Quantas delas pensam em ficar por muito mais tempo no emprego? Reflita sobre as respostas a esses questionamentos, pois a partir delas é possível perceber de maneira mais clara a capacidade do trabalhador de analisar o meio profissional em que está inserido bem como seu posicionamento em relação à equipe.

Com base nessas informações, podemos cunhar nossa própria ideia de liderança, certo? Podemos destacar, por exemplo, que liderança não diz respeito unicamente à capacidade de influenciar pessoas, mas de influenciar e moldar seu comportamento positivamente. Entenda, também, que esta prerrogativa pode emergir de forma espontânea em um indivíduo ou ser aperfeiçoada pelo cargo que este ocupa dento de uma organização. De que forma podemos conduzir essa relação para que funcionários e gestores estejam alinhados e desenvolvam uma relação satisfatória? É o que veremos a seguir.

1.1 Noções introdutórias sobre comportamento organizacional

Você conseguiria descrever a cultura da empresa onde trabalha? Poderia destacar situações que enfrentou recentemente no seu trabalho em que a empresa sofreu forte crise por não atender uma solicitação de mudança? Acima de tudo, você já parou para pensar que as organizações são de extrema importância para as pessoas, o mercado e a economia de uma maneira geral? E já reparou que, da mesma maneira, as organizações não sobrevivem sem as pessoas para nutri-las?


Comportamento organizacional

06

Laureate- International Universities

Saiba que é por meio da investigação das relações entre esses elementos que se tomam decisões estratégicas e que são definidas ações para o desempenho organizacional e/ou para o sucesso de um indivíduo. A seguir, portanto, veremos as possíveis relações entre o capital humano e a organização, ou seja, os elementos fundamentais que permeiam o estudo do comportamento organizacional.

1.1.1 A organização

Cada empresa ou instituição, sejam elas públicas ou privadas, possuem sua essência, ou seja, sua visão, sua personalidade e suas características essenciais. Dessa forma, o processo de contratação, o jeito de lidar com os funcionários, a maneira de se relacionar com o público são aspectos únicos de cada empresa. Gravamos sempre, positiva ou negativamente, o nome de uma empresa como referência em determinado aspecto.

Para que haja um feedback positivo, funcionários, fornecedores, comunidade e clientes precisam estar integrados às estratégias organizacionais e, de certa forma, alinhados em uma estreita relação ou na busca por um objetivo. Entenda, nas palavras de Robbins, Judge e Sobral (2012, p. 3), que a organização é uma “unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum”.

Você consegue diferenciar eficácia de eficiência e efetividade? Nas organizações esses dois conceitos são muito importantes em cada tarefa que se realiza. Eficácia é quan-do o trabalho foi benfeito, a despeito de alguns percalços no decorrer do projeto. Já eficiência é quando todas as etapas do trabalho foram bem executadas. E efetividade acontece quando há sucesso tanto nos processos como no resultado final. NÓS QUEREMOS SABER!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.6 Kb)   pdf (314.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com