TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE EM GRUPO 1 – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Oi turma, Esta atividade deve ser desenvolvida em grupo. Fiquem atentos, pois somente um dos membros do grupo deve anexar o arquivo final em Word com a resposta elaborada por todos. No trabalho deve ser inserido apenas o(s) nome(s) de quem ajudou no desenvolvimento das respostas. Leiam os textos disponíveis na plataforma AVA e, se preferirem façam uma pesquisa mais abrangente em outras fontes, livros e internet. É importante que vocês entendam os textos e escrevam as respostas com as próprias palavras, sem copiar o que o autor escreveu para que o trabalho não seja invalidado. As perguntas são as seguintes:

  1. O que são valores? Qual é a diferença entre valores terminais e valores instrumentais? Como os valores interferem no comportamento dos indivíduos?

O valor é definido por aquilo que vamos realizar, motivado por um desejo, por algo em que se acredita e dai tomamos certas decisões para alcançá-los.

Os valores instrumentais são conhecidos como as convicções expressadas pelos indivíduos demonstrando suas preferencias em seu comportamento para alcançar seus desejos, como: ambição, obediência, lealdade, esforço, coragem, autocontrole, perseverança, dinamismo, honestidade etc.

 Enquanto os valores terminais são aqueles almejados a se alcançado pelo que se considera fundamental na vida, como: liberdade, vida confortável, igualdade, segurança, experiencia etc.

Esses valores são fontes de motivação para os indivíduos, pois eles defini as expectativas para conquistar suas metas e objetivos para a vida.

  1.  Quais são as consequências da insatisfação no trabalho? Descreva um exemplo de uma situação em que foi constatada a insatisfação no trabalho. O que aconteceu?

Com a insatisfação dos funcionários se diminui a produtividade, gerando dessa forma muitas consequências ruins para a empresa, como: maiores taxas de absenteísmo, rotatividade,  diminuição do desempenho. Quando o funcionário não tem suas necessidades atendidas, não terá satisfação necessária para realizar as suas atividades com eficiência no trabalho.

Exemplo da empresa em que trabalho.

Tinha uma funcionaria que reclamava de tudo, nunca tava bom para ela, tornando o ambiente de trabalho insuportável. Ela não obedecia as normas da empresa e sempre questionava o serviço e quando era feito o fazia do seu jeito, passava por cima das ordem do chefe. O problema dela era que a mesma não se dava com a equipe e nem com a gestão, demonstrando muito empatia. Dessa forma ela passou a faltar e trazia muito atestado, prejudicando o absenteísmo da equipe que sempre tava baixo e a mesma contaminava os demais funcionários com as suas ideias contra a empresa. Resultado disso foi a demissão por justa causa devido uma agressão a uma funcionaria.

  1.  O que determina a personalidade de um indivíduo? Como a personalidade interfere no comportamento organizacional?

A personalidade do individuo é determinada pela ação, atitude, comportamento  adquerido diante de uma situação ou em seu ambiente de criação.

Dentro da organização considero que é através do relacionamento com os demais membros da empresa, pois o comportamento organizacional vai influenciar na dinâmica do trabalho, tendo em vista que determinada pessoa produzirá melhor se estiver desempenhado uma função que está de acordo com a sua personalidade.

  1. Quais são as teorias motivacionais mais conhecidas? Explique pelo menos uma delas.

Teoria da Pirâmide de Necessidades de Maslow; Teoria dos 2 Fatores; Teoria da Equidade;  Teoria X e Y; Teoria das Expectativas; Teoria Comportamental ou Behaviorismo; Teoria do Reforço – Skinner.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com