TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Por:   •  13/5/2016  •  Artigo  •  2.160 Palavras (9 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O presente artigo é sobre o comportamento organizacional ou pode se dizer comportamento humano, que é o um pouco do estudo sobre como as pessoas agem nas organizações e se aplicam amplamente ao comportamento das pessoas em todos os tipos de organizações tais como empresa, industrias e diversos outros lugares. Onde quer que estejam as organizações existira sempre a necessidade de entender e compreender o comportamento das pessoas e como elas reagem a determinadas situações.

O objetivo desse artigo é abordar um pouco os elementos chaves no comportamento organizacional que são as pessoas, estruturas, tecnologia e o ambiente na qual opera. Quando as pessoas se reúnem em uma organização para um determinado objetivo de alguma forma uma estrutura é requerida, as pessoas também usam a tecnologia para ajuda-las a fazer um determinado trabalho e o ambiente é muito influenciado no comportamento das mesmas.

O artigo está organizado em cinco partes, primeiramente o desenvolvimento histórico do comportamento organizacional, as organizações, cultura organizacional cenários de mudança, conclusão e referencias.


1-DESINVOLVIMENTO HISTORICO DO COMPORTAMENTO

ORGANIZACIONAL

Embora as relações humanas sempre tenham existido desde o início dos tempos, a arte de se tentar lidar com as organizações complexas são novas. No começo a maioria das pessoas trabalhavam sozinha ou em grupos muito pequenos que suas relações no trabalho poderiam ser facilmente resolvidas. Popularmente assumiu-se que sob essas condições as pessoas trabalhavam em uma realização e felicidade maior mais essa forma de pensar é amplamente uma reinterpretação da história. As condições reais que as pessoas trabalhavam eram brutais e dolorosas, elas trabalhavam da madrugada até anoitecer sob condições intoleráveis de doença, sujeira, perigo e escassez de recursos era uma situação muito precária para um ambiente de trabalho e ainda com essa carga horaria de serviço. Também elas tinham que que trabalhar dessa forma para sobreviverem e muito pouco esforço foi devotado no sentido da satisfação no trabalho para essas pessoas.

Surgiu então a revolução industrial, logo no começo as condições humanas não melhoraram, mas pelo menos a semente de uma possível melhora fora plantada. A indústria expandiu o suprimento de bens e conhecimentos que eventualmente tenha dado aos trabalhadores, salários mais elevados, menos horas trabalhadas e mais satisfação no trabalho e nas obrigações que precisam ser feitas pois com o ambiente de trabalho cada vez melhor a qualidade de vida para poder trabalhar ia melhorando gradativamente.

Quatro segmentos influenciaram a evolução dos acontecimentos relacionados ao crescimento do comportamento organizacional. O primeiro deles foi a administração científica que foi despertado por Frederick Taylor que abordava as etapas de produção e a eficácia do comportamento. Já a outra abordagem trata sobre os princípios da administração aumentado a eficácia dos processos realizados pelos gerentes e trabalhadores para obter melhores resultados.

Em uma outra abordagem, aborda a característica de que uma empresa é um sistema, uma armação inter-relacionada que pode ser afetada pelo ambiente. O comportamento organizacional se refere a relevância das pessoas em uma organização.

Comportamento Organizacional é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. Visa trazer maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de promover engajamento e harmonia entre os colaboradores das organizações.

“O comportamento organizacional, como campo especializado de estudo e pesquisa, surgiu de forma mais efetiva com as pesquisas de psicologia sobre o comportamento humano no trabalho, a partir do início do século XX. Porém, já no século XVIII, havia pesquisas e análises teóricas sobre os aspectos envolvidos nas condutas humanas de trabalho. Nessa época, podemos destacar três nomes relevantes que discutiram aspectos econômicos do trabalho, racionalização das tarefas e humanização das condições de trabalho no contexto organizacional. Os ingleses Adam Smith e Charles Babbage e o britânico Robert Owen realizaram reflexões importantes acerca do trabalho no contexto do início da Revolução Industrial (ROBBINS, 2002, p.581-2).”


2- AS ORGANIZAÇÕES

O mundo do trabalho é o conjunto de fatores que engloba e coloca em relação a atividade humana no trabalho, as organizações nada mais é do que o ambiente onde os colaboradores trabalham e convivem diariamente mais conhecidas como empresas, industrias, que são o local de trabalho dessas pessoas. A organização é uma instituição, legal, formada com objetivos bem definidos e regulados, dirigida por órgãos hierárquicos ocupados por determinação de posse, ou por delegação.

As organizações representativas dos direitos do trabalhador, seja ela uma entidade sindical, seja um órgão governamental, ou uma organização privada, têm objetivos claros que as institui. Elas atuam de acordo com o programa que estabelecem no sentido de reiterar, divulgar, fiscalizar e garantir o cumprimento das normas e das (leis) que regulam as relações de trabalho numa sociedade democrática, ou podem atuar no sentido de questionar e ampliar tais normas. Ou ainda organizações do novo tipo capazes de dimensionar numa mesma escala realização, produção, qualidade de vida, saúde e realização profissional.

A organização podem ser definidas como duas ou mais pessoas trabalhando juntas cooperativamente dentro dos limites estabelecidos, para alcançar um objetivo ou uma meta em comum, as organizações são feitas de pessoas o componente humano faz das organizações um sistema mais complexo, pois quando pessoas trabalham juntas um número de coisas se torna necessário. Precisa-se dividir o trabalho entre pessoas, e precisa-se pessoas com habilidades e conhecimento para exercer determinadas funções e precisam ter uma boa saúde mental para que as suas obrigações no trabalho não afetem a qualidade de vida de cada colaborador devido a isso as organizações precisam ter limites, delimitações para garantir a saúde mental e física de seus colaboradores para a qualidade de vida no trabalho melhore gradativamente não prejudicando a qualidade de vida pessoal de cada um dos mesmos.

Todas as organizações tem seus principais desafios, mais de acordo com o tipo da organização os desafios e obstáculos podem ser diferentes, a administração das organizações num ambiente global, projeto, estruturação ou reestruturação das atividades organizacionais, melhoria na qualidade de vida do trabalho, das funções, competitividade, redução da complexidade, aumento da velocidade e produtividade, reação das mudanças ambientais e a administração da ética e moral das organizações.

No ambiente organizacional, está tendo muitas mudanças, pois o mundo está se modificando rapidamente. Ao invés de administradores vamos necessitar de facilitadores, orientadores, instrutores e mentores. Muitas forças diferentes fora e dentro da organização influenciam o desempenho administrativo. Essas forças são originadas no ambiente geral, das tarefas e no ambiente interno das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (168.4 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com