TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Por:   •  30/5/2016  •  Seminário  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Liderança Comportamental e Organizacional

Professor: Denilson Freire

Alunas: Ana Clara Gama

              Barbara Scaramussa

Resumo

O capítulo três do livro Comportamento Organizacional do autor Stephen Robbins, aborda os seguintes temas: valores; atitudes e satisfação com o trabalho. Esses três conceitos estão unidos entre si, porém precisam ser diferenciados para obtermos um melhor entendimento.

O conceito de valor diz respeito ao porque escolhemos um modo de conduta, tanto individual como coletivamente,  ao invés de um outro oposto. Tal  definição de valor é separada em dois grandes grupos; valores terminais e valores instrumentais. O primeiro trata-se de finalidades que o indivíduo  gostaria de atingir durante a sua vida. O segundo, refere-se aos meios pelos quais ele se utilizará para atingir os valores terminais.

O conceito de atitudes mostra-nos como fazemos afirmações avaliadoras sobre pessoas, objetos ou acontecimentos. E para fazermos essas avaliações levamos em consideração três componentes: o cognitivo, afetivo e comportamental.

O componente cognitivo é um fragmento da atitude, e é baseado em uma convicção ou em uma informação. O afetivo, refere-se as emoções e sentimentos. E por último, o segmento comportamental, revela a intenção de se portar diante de determinada situação em relação a alguém ou alguma coisa. Já a dissonância cognitiva é qualquer incompatibilidade entre duas ou mais atitudes ou entre uma atitude e um comportamento.

O conceito de satisfação com o trabalho por sua vez, é definido como a atitude geral do indivíduo perante o trabalho que ele realiza.

Opinião dos autores sobre o tema

Todos nós enquanto indivíduos temos nossos próprios valores e nossas atitudes, porém vivemos em coletivo e necessitamos desse convívio para que possamos nos desenvolver. O que entra em questão é como convivermos com diversas maneiras de comportamento.

A maneira como nos colocamos diante das mais diversas situações diz muito sobre os valores que temos e a prioridade que damos a cada um deles. Por exemplo, organização é considerado um valor instrumental, apesar disso, não significa que todas as pessoas o consideram como uma prioridade para os mais diversos relacionamentos. E é essa a grande questão da convivência, encontrarmos a forma mais harmoniosa para nos expressar levando em consideração que não precisamos ferir o que o outro acredita.

Acreditamos que para um desenvolvimento coletivo seja necessária uma análise do que é melhor para esse coletivo, pois apesar de termos valores próprios e tomarmos atitudes por diferentes segmentos, o nosso individualismo só gera uma separação da sociedade como um todo e perdemos o significado do coletivo.

O capítulo trata ainda sobre a satisfação com o trabalho, o envolvimento e comprometimento. Esses  três fatores estão intimamente ligados a certos valores como, ambição, capacidade, visão ampla, entre outros. Para que um indivíduo possa se satisfazer em sua vida precisa discernir sobre aquilo que tem vocação para fazer. A valorização financeira não significa que será satisfeito. É claro que deve ser levada em conta, porém, não é uma garantia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com