TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 3

1) Como as medidas praticadas pelos executivos da IBM e da Infosys podem influenciar os quatro tipos de comportamento determinantes do desempenho dos funcionários dessas empresas?

RESPOSTA

Analisando do ponto de vista dos dalits:

Produtividade: tende a aumentar, pois como dispõem de poucas oportunidades no mercado de trabalho querem manter esse bom emprego, pois oportunidades fora de trabalhos “sujos” são bem limitadas e querem mostrar que podem fazer mais e melhor que indivíduos das demais castas.

Absenteísmo: o mais próximo possível a zero, pois não querem motivos para serem demitidos dessas grandes empresas.

Rotatividade: tende a ficar próximo a zero pelos motivos citados acima em Produtividade e Absenteísmo.

Cidadania organizacional: serão mais participativos, buscando o crescimento profissional e pessoal, sempre estarão disponíveis para ajudar os colegas e se disponibilizarem para novas tarefas.

Analisando do ponto de vista das demais castas (todas acima dos dalits):

Tendem a ter pior desempenho se houver preconceito sobre os de casta mais baixa, diminuindo assim a produtividade, aumentando o absenteísmo e a rotatividade, em relação a cidadania organizacional acredito que não se envolvam voluntariamente para trabalhos com empregados de menor casta.

Mediar essa diferença será um aprendizado muito grande para a equipe de gestão.

2) As medidas praticadas pelos executivos da IBM e da Infosys podem influenciar a satisfação dos funcionários – dalits e não dalits – dessas empresas? Explique.

RESPOSTA

Com certeza, a satisfação dos dalits tende a aumentar ao verem que pessoas de mesma casta têm oportunidades dentro de uma empresa de grande porte e não é para trabalho sub-humano, já dos não dalits depende se o indivíduo tem preconceito com os dalits, caso não aja, ele pode aumentar a satisfação de trabalhar em uma organização que dá oportunidades para os menos favorecidos, mas caso seja preconceituoso a satisfação em trabalhar na empresa tende a diminuir.

A moderação será um grande trabalho para o líder.

3) Quais ciências do comportamento podem ajudar os executivos da IBM e da Infosys a obter resultados positivos em sua análise do comportamento organizacional?

RESPOSTA

Psicologia, Sociologia, Psicologia Social, Antropologia e Ciências Políticas serão muito importantes para o trabalho em relação a analise do comportamento organizacional, mas acredito que os principais em um primeiro momento serão Psicologia Social (devido a mudança comportamental e atitude necessária), Antropologia (devido a analise multicultural) e Ciências Políticas (com foco em poder e conflitos)

4) Quais são os principais desafios enfrentados pelos executivos das empresas em questão? Explique. RESPOSTA

Mediar os conflitos e quebrar as barreiras impostas por 3 mil anos de segregação das castas inferiores e fazer todos trabalharem juntos de igual para igual será o grande desafio, porém será de grande valia não só para a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com