TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Por:   •  27/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.631 Palavras (31 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 31

A Influência das Escolas Cultural e Ambiental na Gestão Estratégica, sob a percepção do Departamento de Recursos Humanos.

.

1. INTRODUÇÃO

1.1 OBJETIVO

Dentro de um ambiente cada vez mais competitivo, as empresas buscam cada vez mais melhorar a produtividade e a satisfação dos funcionários e clientes através do aperfeiçoamento e do desenvolvimento de talentos internos. Sabe-se que a estratégia, o comprometimento das pessoas e a forma que a organização atua exerce um papel essencial para o bom funcionamento e cumprimento da missão organizacional. Assim, o planejamento é de suma importância para as empresas, pois tem a missão de encarar os problemas e as dificuldades, orientar, controlar e delegar tarefas, porém em algumas organizações há culturas e hábitos totalmente diferentes, gerando conflitos. A diversidade cultural é a mistura de raças, costume, religiões e classes sociais, idade e vários outros fatores que contribuirá para o desenvolvimento organizacional. Ela precisa ser tratada com cuidado para não prejudicar o desenvolvimento da organização e das pessoas em suas funções e proporcionar um clima organizacional favorável, para o bom funcionamento das atividades, sempre visando manter seus colaboradores satisfeitos e motivados, no intuito de obter maior retorno financeiro para a empresa. Diante desta situação, tem-se como objetivo de pesquisa: Analisar a influencia das escolas cultural e ambiental na gestão estratégica, sob a percepção do departamento de recursos humanos de uma empresa do setor de papel e celulose da cidade de Paulínia – SP.

 

1.2) JUSTIFICATIVA

Este estudo objetiva analisar se é a aplicado a conceitos das escolas cultural e ambiental, identificando características e percepções das diferenças multiculturais e como isso influencia o ambiente e a gestão organizacional de uma empresa do setor de papel e celulose da cidade de Paulínia – SP, buscando conciliar a teoria com a prática.

Torna se importante atingir esse objetivo para a empresa em estudo, pois a análise de sua gestão estratégica através das escolas cultural e ambiental está em identificar a integração e combinação desses aspectos, refletida no comportamento e nas ações que forma a essência da organização, procurando alinhar e respeitar os conceitos culturais entre brasileiros e chineses, podendo orientar melhor seus esforços na busca do cumprimento dos objetivos e das metas organizacionais. É também importante para o conhecimento acadêmico, por proporcionar uma aproximação com a realidade profissional e desenvolver habilidades e competências inerentes à profissão do administrador.

O estudo em questão aborda as diferenças culturais entre algumas nações e a importância que essa exerce nas organizações e como isso deve ser estudado, pois o peso da cultura pode ser o elemento chave na gestão estratégica. Alguns países exigem que seus costumes sejam respeitados, e os cidadãos levam consigo suas crenças para onde quer que estejam indo, seja em um momento de lazer, seja em uma reunião profissional.

Com a globalização, cada vez mais acentuada, torna esse estudo extremamente oportuno. As barreiras internacionais estão cada vez menores e as empresas sentem a necessidade de saírem de seus territórios e abrangerem um mercado maior, que rendem mais oportunidades e mais experiência.

Através de entrevistas com gestores, levantamento de informações sobre a as escolas do pensamento estratégico, por meio de literatura e da internet, e o auxílio de um professor com experiência na área, a viabilidade desse estudo se mostra concreta, permitindo a execução da pesquisa.

2.) DESENVOLVIMENTO

2.1) METODOLOGIA

Esta pesquisa terá dois procedimentos metodológicos utilizados: o filosófico e investigativo.

No método filosófico foi escolhido o dialético, pois este trabalho será embasado através do diálogo com o gestor de RH da empresa Braswell. Já no investigativo será o monográfico, pois com a análise obtida do comportamento da empresa, será possível diagnosticar se existe a influencia das escolas cultural e ambiental na gestão estratégica no departamento de Recursos Humanos. Esta pesquisa se caracteriza como pesquisa de campo, pois será realizada com o gestor de RH. E é também, qualitativa, tendo como estratégia de pesquisa e estudo de caso único. Martins e Theófilo (2007, p. 135) explicam sobre a pesquisa qualitativa dispondo que “pedem descrições, compreensões e análises de informações, fatos, ocorrências que naturalmente não são expressas por números”. A pesquisa de campo a ser realizada será na empresa de papel e celulose para levantamento de dados em relação diferenças culturais e seu impacto na gestão estratégica e quais as melhorias que surgem de tal sistemática. A entrevista será realizada com o gestor do departamento de recursos humanos. As questões utilizadas para esse estudo encontram se em anexo no final deste trabalho.

2.2) REFERENCIAL TEORICO

2.2.1) Planejamento Estratégico

A estratégia sempre acompanhou a evolução humana, sendo necessárias para sua sobrevivência e adaptação as diversificações ocorridas ao longo dos anos. A estratégia pode ser definida como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos. E para se atingir esses objetivos é fundamental o planejamento e execução de ações, de acordo com o cenário que estamos enfrentando. Nas organizações esse processo não foi diferente, a rápida evolução e grande concentração das informações afetaram também o modelo de gestão e com a mudança constante dos cenários econômicos no mundo, surgiram alguns fatores negativos sobre os quais necessitou maior concentração e atenção dos administradores e consequentemente o aperfeiçoamento desse planejamento que desenvolvido dentro das organizações é considerado uma nova ferramenta de gestão, que visa facilitar a administração dos negócios, pois através dele o gestor traça suas metas, objetivando um melhor desempenho nos processos, como também um maior aproveitamento no tempo, e recursos da empresa.

Segundo Philip Kotler (1975) "o planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente". O autor quando fala em direção, reforça sobre o âmbito de atuação, das: macro políticas, macros objetivos, macro estratégia, das estratégias funcionais, políticas funcionais, objetivos funcionais e a filosofia de atuação da organização.

Podemos observar que o grau de interação entre o ambiente e a organização, pode ser positivo ou negativo e neutro. O aspecto positivo seria o que favorece a organização, e o negativo aquele que traria elementos nocivos à organização, havendo ainda a questão qual comportamento estratégico que a organização assumiu. Sendo assim, o planejamento estratégico vai prever o futuro da empresa e vai direcionar os elementos de crescimento a uma evolução lucrativa para o negócio, com ações adequadas em sua implementação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.5 Kb)   pdf (307 Kb)   docx (58.1 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com