TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Por:   •  11/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

INTRODUÇÃO        2

1        REFERENCIAL TEÓRICO        3

1.1.        Clima organizacional        3

1.2.        Cultura organizacional        3

1.3.        Satisfação e insatisfação organizacional        3

2        ANÁLISE DOS RESULTADOS        5

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

4        REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        15


INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre uma pesquisa, referente ao clima organizacional, onde abordamos pesquisa de satisfação e insatisfação na empresa Hernandes comércios e transportes, fizemos esta pesquisa de clima com os colaboradores do sistema operacional de produção desta empresa, foram aplicados o questionário da pesquisa com dez pessoas do mesmo setor, todos do sexo masculino, em qual as repostas foram todas confidenciadas somente para fins acadêmicos. Com a colaboração de Admirton Almeida, Jonatã costa e Saymon Saldanha aplicaram o questionário na empresa com acompanhamento da funcionaria para nos auxiliar nesta análise. A importância desta pesquisa foi aborda o clima organizacional e os níveis de satisfação e insatisfação utilizando as noves facetas de satisfação do trabalho, onde analisamos motivação a cultura organizacional e o comportamento de desempenho dos funcionários, nesta análise do clima é abordada situações positivas e negativa que ocorrem no ambiente de trabalho. Assim a empresa avaliar nível de satisfação dos funcionários no trabalho para que possam tomar medidas para melhorá-la


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

 

  1. Clima organizacional

Clima organizacional relacione-se com as necessidades dos indivíduos que atuam dentro em umas empresas, e respeitos que ele estar entre as importantes colunas para o crescimentos de uma dela, por uma razão que um clima bom gera colaboradores empenhados valorização do trabalho, que acaba criando pressionador o clima inovador que traz vantagens competitivas e que gera valor no negócio. As pessoas são os elementos mais importantes da esferas, sociedades, organização pois delas partem as práticas sociais, são recursos dinâmicos para o mundo.  

Constitui o meio interno de uma organiza- cão, a atmosfera psicológica e característica que existe em cada organização; (...) é o ambiente humano dentro do quais as pessoas de uma organização fazem o seu trabalho. (CHIAVENATO, 2006, p. 50).

  1. Cultura organizacional

Toda a organização pode ter sua cultura definida pela sua ideologia e o padrão apresentado nos seus valores entre seus comportamentos. Ela apresenta em cada empresa valores e cultura diferentes, cada indivíduo tem sua percepção diferente do outro mostrando vários tipos de culturas organizacionais cada uma com seus valores crenças excepcional.

Segundo (Wagner e Hollenbeck,2012, p.442), A cultura de uma organização, portanto, é a maneira informal e compartilhada de perceber a vida e a participação nas organizações que mantem seus membros unidos e influencia o que pensam sobre si e seu trabalho. ’’

  1. Satisfação e insatisfação organizacional

A satisfação no trabalho é a que se refere-se a pessoa gosta do trabalho dela já, a insatisfação no trabalho é quando elas não gostam. Existe abordagem facetas estudo da satisfação onde se concentrasse em vários aspectos do trabalho que são as facetas comuns da satisfação no trabalho que são salário, oportunidade de promoção, benefícios, supervisão, companheiros de trabalho, condições de trabalho, natureza do trabalho, comunicação e segurança. Elas possibilitam que as pessoas possuem diferentes níveis, como personalidades, gêneros, idade diferença cultural, estes graus de satisfação são resvalastes em dentro de empresas.

Segundo Paul E. Spector (2010 p.321), “A abordagem pelas facetas possibilita um quadro mais completo da satisfação no trabalho. Uma geralmente apresenta diferentes níveis de satisfação em relação a várias facetas. Ela pode estar muito insatisfeita com os pagamentos e as vantagens e, ao mesmo tempo estar muito satisfeita com a natureza de trabalho e com os chefes.”  


  1. ANÁLISE DOS RESULTADOS

Apresentação dos resultados obtidos pela pesquisa de clima organizacional levantamento de dados partir da aplicação do questionário utilizando as facetas comuns da satisfação no trabalho aonde fizemos gráficos para explicar melhor como a satisfação e a insatisfação no trabalho são medidos empresa Hernandes.

[pic 1]

  • O gráfico amostra há quanto anos os colaboradores trabalha na Hernandes.  

[pic 2]

  • O gráfico mostra em qual faixa etária que os colaboradores se encontram.

[pic 3]

  • O gráfico mostra que os colaboradores da empresa são do sexo masculino.

 

[pic 4]

  • O gráfico mostra que a empresa Hernandes é um bom lugar de se trabalhar.

[pic 5]

  • O gráfico mostra que os funcionários da Hernandes indicariam sim a empresa para um amigo.

[pic 6]

  • O gráfico mostra o salário está compatível com a suas atribuições.

[pic 7]

  • O gráfico mostra que a maioria dos colaboradores se sentem satisfeitos como os benefícios da empresa, mas alguns se sentem insatisfeitos com os auxílios.

[pic 8]

  • O gráfico mostra que os colaboradores se sentem satisfeitos com que as atividades realizadas no dia-a-dia.


[pic 9]

  • O gráfico acima mostra que sempre ou quase sempre as condições de trabalho atendem as necessidades dos colaboradores.

[pic 10]

  • O gráfico mostra que a estabilidade no trabalho estar bem dividida. Mas a maioria sente segurança com seu emprego, já alguns raramente e nunca se sentem inseguros.

[pic 11]

  • O gráfico mostra que a maioria dos colaboradores sempre ou quase sempre recebem treinamento.

[pic 12]

  • O gráfico mostra que a maioria das pessoas considera que a empresa oferece crescimento profissional.

[pic 13]

  • O gráfico mostra que a relação de colaboração entre seus companheiros na empresa Hernandes é satisfatória.

[pic 14]

  • O gráfico mostra que os funcionários da Hernandes estão satisfeito com as decisões do chefe a respeito de seu trabalho.

[pic 15]

  • O gráfico mostra que a maioria dos colaboradores estão satisfeitos com a comunicação, mas existe insatisfação no feedback.


[pic 16]

  • O gráfico mostra que as orientações que são repassadas são claras e objetivas na empresa, com isso colaboradores se sentem satisfeitos.

[pic 17]

  • O gráfico mostra que as colaborações não são tão frequentes com as decisões a respeito do seu trabalho, mas a maioria colabora em seu trabalho.

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste estudo a pesquisa de clima organizacional serviu como o meio de avaliação das principais dificuldades enfrentadas pelos colaboradores da empresa, onde encontramos pontos positivos: negativos. Percebemos que no gráfico vários pontos positivos como que a Hernandes e uma empresa bom lugar de ser trabalhar como a maioria estão satisfeito portanto este pontos e entre outros fazem que a empresa tem sim suas qualidades relevantes. Uns dos pontos negativo da empresa encontrou-se que alguns funcionários se sentiram um pouco inseguro com relação a estia no seu emprego por conta dos acontecimentos que o brasil está passando, como treinamentos que raramente eles recebem os este feedback da empresa   Com este estudo de clima o instrumento de feedback, trazendo contribuições valiosa para o conhecimento e manejo do funcionamento de uma empresa. Nesta pesquisa foi possível encontrar também o nível de relacionamento dos funcionários. A pesquisa de clima é importantíssima para uma empresa principalmente para sua qualidade tanto como interna e externa, sendo assim os empresários deveriam dar uma maior importância á isso tanto para aumentar a qualidade do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (437.2 Kb)   docx (294.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com