TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Por:   •  30/3/2015  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

O COMPORTAMENTO APARENTE E SUBJACENTE

Comportamento aparente e subjacente, um visível e o outro não, dois lados que influenciam diretamente no comportamento e na cultura de uma organização.

COMPORTAMENTO APARENTE

Os aparentes de uma organização incluem – se os recursos, tecnologia, o mobiliário, equipamentos, as estruturas organizacionais.

É composta por 3 dimensões: a material, psicossocial e a ideológica. A interação delas compõe o funcionamento da organização de forma constante.

Comportamento aparente é definido como tudo que visivelmente compõem a organização desde sua estrutura física, o trabalho e as relações interpessoais, esses comportamentos são limitados pelas normas, crenças, filosofias, “regras do jogo”.

“iceberg organizacional” onde todo aparente aqui descrito seria o topo do iceberg, que está acima do nível da água, portanto é o que parece é aceito.

COMPORTAMENTO SUBJACENTE

Refere – se à parte que não está visível e constitui a maior parte da cultura organizacional. Toda parte imersa, escondida, não visível constitui a parte que muitas vezes não é trabalhada ou não é aceita. Definem as atitudes e valores, sentimentos, motivações e desejos.

CULTURA ORGANIZACIONAL

A cultura expressa o funcionamento da organização, sua forma de serem, seus comportamentos e principalmente seus valores e crenças, base das práticas organizacionais. A forma como a empresa conduz seus negócios, como se relaciona com seus funcionários está baseado em seus valores e crenças. A empresa que adota um sistema de promoções baseada no mérito meritocracia, ali esta revelando o valor do esforço, dedicação, desempenho como forma de acender na organização. Outro exemplo é os critérios de seleção de pessoas mais jovens, escolaridade, níveis econômicos.

As políticas de RH são fonte rica para conhecer e compreender a cultura. Conhecer as regras, o que é valorizado, o que pode e o que não é permitido, a maneira como a empresa lida com as diferentes situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com