TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.824 Palavras (12 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 12

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

SUMÁRIO

Introdução                                                                                           03

Definições de Comportamento Organizacional                                                04

Velocidade e os Efeitos das Mudanças nas Organizações                                        05

Principais Características de Equipe, Estilos de Atuação e a Importância da Liderança

para as Organizações                                                                                 07

Concepções de Eficiência e Eficácia e a Importância da comunicação no

Contexto Organizacional                                                                        08

Considerações Finais                                                                                10

Rferências                                                                                             11

INTRODUÇÃO

Nas páginas a seguir será abordado o conceito do Comportamento Organizacional, suas dimensões que interferem nas reações dentro das organizações.

Haverá também as explicações do conceito de visão sistêmica e mudança, sistema aberto, sistema fechado.

Terá temas abordando a inovação e as organizações, indivíduos e sua personalidade e a importante também a motivação.

Terá as principais características de equipes, grupos, as importâncias da liderança para as organizações como cada um destes tópicos podem interferir dentro da organização.

Abordaremos também as concepções de eficiência e eficácia e a importância da comunicação para o contexto organizacional.

DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Podemos dizer que comportamento organizacional nada mais é do que o comportamento das pessoas que operam em organizações é à força de trabalho, sua estrutura, funcionamento, desempenho em grupos e individuais.

É também o estudo do comportamento, atitudes que as pessoas possam ter no ambiente de trabalho, envolve também o efeito das organizações, dos grupos informais sobre ações e sentimentos dos trabalhadores.

Há uns tópicos do comportamento organizacional que é interessante.

Temos a Psicologia que nos ajuda a entender a vida em organizações, tais como percepção, concepção, comportamento individual, motivação, stress e seu controle e também aprendizagem.

Temos a Sociologia que nos ajuda no ambiente organizacional, tecnologia, conflito, mudança, estrutura, nível grupal que seria formação e operação de determinados grupos e equipes.

Temos a Antropologia que contribui para uma analise cultural do conflito.

Por fim temos também a Ciência Politica que contribui para entendermos como o poder se distribui numa organização, a liderança, conflito, politica e processo decisório.

O conceito de visão sistêmica seria qualquer entidade, conceitual ou física que tem uma visão pelos objetivos.

Um economista classificou os sistemas em oito níveis, neles podemos entender a visão sistêmica, entre esses níveis eles se classificam em dois sistemas aberto e fechado.

Sistema Aberto

Sistema fechado

No sistema aberto temos uma relação com o mundo externo, inter-relacionamento: No quarto nível temos a célula, sistema auto regulável. No quinto nível temos a vida vegetal, a divisão do trabalho entre as células formadoras da sociedade. No sexto nível o reino animal, permitindo a organização de informações. No sétimo nível temos o ser humano, onde o homem tem varias capacidades, a da fala, habilidade para se comunicar e memoria super desenvolvida. No oitavo nível temos a organização social que é o papel desempenhado pelo individuo, parte dele interessada na organização.

No sistema fechado temos uma relação interna: No primeiro nível temos a estrutura, sistemas estáticos, mapas da terra ou sistema solar. No segundo nível temos o mecanismo de relógio, movimentos predeterminados, sistema dinâmico. No terceiro nível temos o termostato, sistema cibernético, que mantem determinado equilíbrio dentro de limites estabelecidos.

        VELOCIDADE E OS EFEITOS DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES

Sobre os resultados da pesquisa que fizemos e a opinião do grupo, concluimos que, a inovação é uma aplicação que tem vários conceitos, que por sinal é bastante variado, é explorar idéias novas e trazer lucro delas. A inovação precisa ser entendida em um sentido amplo, criar um produto novo no mercado sem dúvida é um modo de realização talvez o mais conhecido. Só que para isso acontecer vai se gerar um custo para o desenvolvimento e pesqueisa, custo esse que nem os empreendedores podem arcar.

Inovaçao não esta ligado só em criar algo diferente, mas pode se inovar em algo ja existente no mercado, criando uma nova maneira de apresentar. Não faltam exemplos de como a inovaçao é ampla, empresas que passarma a se preocupar com a qualidade de produção, gerando um resultado eficaz. Há um momento ideal para isso? Não, todo momento é ideal para inovar, essa atividade tem que ser constante dentro das empresas, inovaçao não é so tecnólogia e investimentos mais uma idéia aplicada pode trazer o sucesso que se sempre se deseja.

Falando sobre a personalidade  no que ela pode interferir nos processos de inplantação de novos conceitos, podemos dizer que pelo fato de existir pessoas de diferentes personalidades elas podem se classificar em dois tipos:

 - Pessoas de personaldiades fortes: São pessoas que não tem medo de desafios, não tem medo de arriscar, aceitam novas idéias e batalham para que elas se concretizem, sabem a hora certa de agir e sempre estão em busca de novos progetos.

 - Pessoas de personalidade fracas: Tem medo de desafios, não aceitam novas idéias pelo medo de arriscar, estão sempre na retaguarda, preferem ser tachados de covarde. O seu medo é seu principal aliado na conquista do seu mundo de incerteza e impossibilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com