TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Por:   •  21/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

Sumário

Página 2 – Introdução

Página 3 – Definição de Comportamento Organizacional

Página 4 – Visão Sistêmica

Página 5 – Mudança

Página 6 – Os efeitos da inovação para as organizações

Página 7 - Bibliografia

Introdução

Mostraremos a definição da área de conhecimento de Comportamento Organizacional, e como se aplica na organização, e tais são seus benefícios. Explicaremos o conceito de visão sistêmica, e mudança, dentro da organização. Iremos analisar a velocidade das inovações nas organizações, e seus efeitos.

Definição de Comportamento Organizacional

Definimos que comportamento Organizacional é a área de conhecimento que estuda e analisa as ações e atitudes de um individuo. Ajuda a explicar até certo modo, o comportamento de determinada pessoa, diante das situações do dia-a-dia, que modifica seu comportamento. Pois, são esses indivíduos que fazem determinada empresa ter produtos ou serviços de qualidade. E utilizando os conceitos de comportamento Organizacional, o objetivo é gerar uma organização eficiente, produtiva, e um bom relacionamento entre equipe.

O campo de comportamento organizacional se relaciona com outras disciplinas como a Psicologia, ajuda a entender o comportamento individual, a aprendizagem, a motivação, e o stress. A Sociologia contribui para trabalho em equipe, na organização, e o no ambiente de trabalho. A Antropologia a ajuda a entender, e se relacionar com as diferentes culturas no ambiente da organização. E a Ciência Política, para melhor entendimento de liderança ou poder, e como se aplicam na organização.

“Muito do comportamento que hoje nós vemos em uma típica organização industrial não é uma consequência da natureza humana, é uma consequência da forma como nós organizamos, da forma com nós gerenciamos as pessoas.” (Douglas McGregor, in The Professional Manager).

Portanto, a gestão de uma empresa que aplica os conceitos de Comportamento Organizacional, obtém ótimos benefícios. Pois um ambiente de trabalho com uma excelente comunicação entre os indivíduos, e uma organização motivada, consequentemente gera para empresa um aumento da produtividade, eficiência e qualidade nos produtos e serviços realizados. Obtendo assim constante satisfação do cliente.

Visão Sistêmica

Com o avanço da tecnologia a sociedade vem sofrendo com a desigualdade, e a partir do século XX surgiu à visão sistêmica vinda com a intenção de mostrar que os problemas não são fatos isolados, e sim uma parte de que todos os problemas devem ser resolvidos como sendo únicos. É uma nova forma de ver a realidade. Tem como objetivo orientar a sociedade para uma nova visão de mundo e de desenvolvimento.

Segundo Capra (1996) quanto mais são estudados os problemas de nossa época, mais se percebe que eles não podem ser entendidos isoladamente. São problemas sistêmicos, o que significa que estão interligados e são interdependentes.

Essa forma de pensamento deve ser analisada dentro de um contexto onde não podemos deixar a perspectiva de lado, devemos compreender a realidade como um todo, e resolver os problemas como sendo somente um, pois estão todos ligados, e com isso a realidade em que vivemos tem uma nova forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com