TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.589 Palavras (11 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................................3

CAPÍTULO 1...........................................................................................................................3

CAPÍTULO 2.......................................................................................................................5

CAPÍTULO 3.......................................................................................................................8

CAPÍTULO 4.......................................................................................................................9

CONCLUSÃO....................................................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................................10

INTRODUÇÃO

Diante do mundo em que vivemos, de grandes avanços tecnológicos, devemos estar atentos em tudo que está à nossa volta. Desde os primórdios da humanidade, o homem está em constante processo de evolução. E dentro das organizações não é diferente.

Na atualidade, o estudo do comportamento organizacional, é de fato muito importante para as empresas, pois este estudo tem facilitado cada vez mais a vida dos empreendedores. Vale ressaltar que este estudo abrange muito mais do que imaginamos. Liderança, percepção, comunicação, inovação, dentre outros, são aspectos quem vem se tornando um exemplo de filosofia dentro das empresas de sucesso. A análise destes aspectos facilita a vida das empresas, para que as mesmas não fiquem estagnadas.

Devido à concorrência de um mercado saturado, o homem vem se tornando cada vez mais exigente quanto aos produtos lançados. Para isso as empresas devem investir em inovação para que as mesmas não fiquem obsoletas. Sendo assim, as organizações ficariam atualizadas e a sociedade ficaria satisfeita com lançamentos de novos produtos no mercado.

CAPITULO 1

Comportamento Organizacional

Segundo Carla Sampaio, o Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano, focando nas ações e atitudes dos indivíduos. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo, a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

O comportamento organizacional está diretamente ligado à percepção e a motivação. Devemos ressaltar também que este estudo é muito importante, pois sem ele as empresas teriam muitos problemas.

O Comportamento Organizacional trata-se também da área administrativa de uma empresa, que avalia o comportamento humano dos indivíduos.

Muito do comportamento que hoje se vê em uma típica organização industrial, não é uma consequência da natureza humana, e sim da forma como nos organizamos e gerenciamos as pessoas.

O comportamento organizacional é um estudo amplo da sociedade de forma geral.

O Dr. Eduardo Soto define o comportamento organizacional como “a relação com o conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações”.

Cada pessoa tem características diferentes, devido à cultura, criação, educação, razão social etc. Cabe aos empreendedores terem a maleabilidade para poder lidar com as diferenças, assim como o tratamento para com as pessoas deve ser de acordo com sua personalidade. Essas diferenças na personalidade são exemplos de fatores que  influenciam no desempenho do individuo no cargo.

Já John R. Hollenbeck diz que o comportamento organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Segundo ele o C.O. enfoca três áreas bem distintas: Comportamento Micro-organizacional, Mesorganizacional e Macro-organizacional.

O Comportamento Micro-organizacional está ligado ao comportamento das pessoas como indivíduos, o mesorganizacional enfoca as atividades das pessoas nos grupos, já o macro-organizacional diz respeito às empresas.

A análise da percepção no estudo do comportamento organizacional, é de grande utilidade para a empresa. Através dessa percepção, poderemos prever e nos precaver, quanto a futuros acontecimentos. De acordo com Eduardo Soto, “ a percepção representa um processo de tomada de informações do exterior para organizá-la de maneira significativa em nosso interior e, definitivamente para tomar consciência do mundo a nossa volta, que modifica nosso comportamento”.

Deve-se tomar muito cuidado com a análise da percepção, pois nem sempre aquilo que percebemos é uma abordagem fiel à realidade.

Outro fato importante nesse estudo é a motivação. A motivação é importante para que seus subordinados possam continuar dando resultados. O empreendedor que não motiva os seus liderados estará perdendo em produtividade, o ser humano por si só gosta de ser valorizado.

A motivação varia de individuo para indivíduo, pois os valores não são os mesmos. Um ambiente de trabalho com condições higiênicas, deixa “fulano” motivado, com vontade de trabalhar; já um salário “gordo”, faz com que “beltrano” produza em maior escala. Para isso a motivação e percepção devem andar de mãos dadas, pois na tentativa de motivar a pessoa de forma errada, nada adiantará.

Nos dois livros abordados para a definição de comportamento organizacional, os autores diferem apenas o seu foco.

Eduardo Soto, em seu livro, diz que a inteligência emocional está diretamente ligada ao processo decisório de um empreendedor, assim como sua percepção e intuição.

Já John R. Hollenbeck, enfatiza o comportamento organizacional, no mercado de trabalho, está diretamente ligado ao empreendedor. Diz-se mais sobre o modo como o empreendedor deverá agir dentro de sua empresa, tanto no desenvolvimento do grupo, quanto no ambiente de trabalho.

Não deixando de acrescentar que os dois autores enfatizam a questão de que o homem vive em constante aprendizado e que o seu comportamento altera devido ao conhecimento.

 No quadro abaixo veremos alguns exemplos de sistema aberto e sistema fechado:

SISTEMA ABERTO

SISTEMA FECHADO

Sistemas Vivos

Micro-ondas

Indivíduos ou Organizações

Garra Térmica

Ingestão

Termostato de Geladeira

Processamento

Fonte: Rezende, Denis Alcies; Abreu, Aline França de Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de informação Empresariais. Terceira edição, editora Atlas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com