TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Nas etapas a serem apresentadas a seguir neste trabalho, será demonstrado o agrupamento e função de cada colaborador da empresa, os conflitos existentes e a solução de muitos dos problemas diários que a Pet Glamour enfrenta.

Também será abordado os conceitos de Eficiência, Eficácia e Efetividade.

Etapa 3

1 - Como os funcionários se agrupam dentro da empresa?

A empresa Pet Glamour é formada por três gestores: Alba Lorenzão, responsável pelo setor de banho e tosa, João Maria Lorenzão, responsável pela administração, os dois além de irmãos são os proprietários da empresa, e Rui Leme, gerente da loja.

O setor de Banho e Tosa comandado por Alba Lorenzão (proprietária), possui os seguintes funcionários Anita Jordão e Léa Jordão (Banho) e Éder Sales (tosa).

A loja comandada por Rui Leme possui as vendedoras Leila Xavier e Elaine Vérner.

Administração fica a cargo de João Maria Lorenzão (proprietário).

2 - Como são os agrupamentos formais (aqueles forçados pelo próprio trabalho) e os informais (aqueles que se formam pela afinidade entre pessoas)?

Grupos formais:

Alba Lorenzão, Anita Jordão, Léa Jordão e Éder Sales.

Rui Leme, Leila Xavier e Elaine Vérner.

João Maria Lorenzão e Alba Lorenzão.

Grupos Informais:

Leila Xavier e Elaine Vérner.

Alba Lorenzão/ Anita Jordão e Léa Jordão (irmãs)

João Maria Lorenzão e Rui Leme.

3 - Quais são os conflitos mais comuns? Mencionar os nomes de cada funcionário em cada grupo.

O primeiro conflito ocorre entre Alba e João, ambos são proprietários e consequentemente dirigem a empresa, porém João se foca mais na administração enquanto Alba cuida mais do banho em tosa, mas no decorre a empresa sofreu com uma redução de 4% no faturamento, Alba diz que a culpa e do irmão pela má administração e João se queixa de Alba não ter comprometimento com outros setores da empresa.

O segundo conflito ocorre entre o gerente da loja Rui Leme e o setor de banho e tosa, pois os funcionários (Anita Jordão, Léa Jordão e Éder Sales) retiram produtos da loja sem autorização de Rui Leme, consequentemente acarretando erros no seu gerenciamento de produtos do estoque da loja.

O terceiro conflito ocorre dentro do setor de banho e tosa onde Eder Luiz, o responsável, adota uma postura arrogante, no qual, menosprezando o trabalho das suas colegas do setor de banho Anita Jordão e Léa Jordão, o que gera uma queda na produtividade dos serviços.

O quarto conflito ocorre onde as vendedoras Leila Xavier e Elaine Vérner apresentam desconforto para a empresa, pois não tem mais interesse nas suas funções não querendo obter novas experiências, tendo faltas e atrasos consecutivos sobrecarregando Rui Leme e João Maria e também queda nas vendas.

Identificação do grupo Componentes do grupo Conflitos detectados

Setor administrativo Alba, João e Rui. Alba e João não se entendem, um culpa o outro pela queda no faturamento da empresa; Rui por sua vez sente-se desmotivado, pois não consegue administrar o seu setor, mediante o abuso de poder de Alba.

Setor banho e tosa Alba, Anita, Léa e Éder. Eder se acha superior a Anita e Léa e isso gera mal-estar entre as duas.

Setor de Vendas Leila e Elaine. A vendedora sempre está faltando, estão tratando mal os clientes da loja, sem informações verídicas dos produtos e isso acaba prejudicando o faturamento da empresa.

Resultado do EDE:

SETOR ADMINISTRATIVO SETOR BANHO E TOSA SETOR DE VENDAS

Grau de confiança recíproca 2, não há confiança, cada um por si. 3, ninguém confia em ninguém nesse setor. 3, não dá para confiar nesse setor

Comunicação 1, não há dialogo, gestores sempre discutindo. 4, setor só conversa sobre assunto profissional. 3, não tem comunicação nenhuma com a gerencia.

Grau de apoio recíproco 1, os gestores não se apoiam é cada um por si. 3, Anita e Léa se ajudam e se unem contra o Éder. 1, as vendedoras não têm apoio de ninguém, por isso são desmotivadas.

Objetivos da equipe 2, querem ter lucros, mais pra isso tem que se unirem. 4, querem cuidar dos animais, e exercem a função com muito empenho. 2, tem que vender, porem as funcionárias estão desanimadas.

Tratamento dos conflitos dentro da equipe 1, gestores nunca entram em acordo e estão sempre em conflitos. 2, Anita e Léa se sentem desconfortável com Éder. 2, se sentem desconfortável com a desorganização da empresa mais não tem coragem de falar com a gerencia.

Utilização das habilidades dos membros 2, apenas João exerce bem a sua função. 6, setor trabalha bem apesar de suas advertências.

3, trabalham bem mais a desmotivação não deixam exercer suas funções.

Método de controle 3, João e o único que tem controle, Alba é sem controle nenhum e Rui acaba perdendo o controle por causa de Alba. 1, Setor sem controle, pois retiram produtos do estoque da loja sem autorização e Éder. 1, setor desorganizado e sem controle algum.

Ambiente organizacional 2, nesse setor há conformismo João e Rui são vencidos pelo gênero forte de Alba. 3, esse setor tem certas vantagens porque tem o apoio de Alba.

2, aqui há muita falta de organização e compromisso por conta das funcionárias.

Etapa4

1 - Descrever e explicar todos os problemas de comportamento detectados.

Problemas de comportamento detectados no Pet glamour:

Falta de comprometimento dos Sócios-Gestores.

Funcionários desorganizados

Equipe sem comprometimento

Falta de companheirismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com