TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Por:   •  24/11/2015  •  Resenha  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  703 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Aluna : Angélica Lopes do Nascimento

Turma : ADM 1650 _ 2GD

Rio , 22 de setembro de 2015

[pic 2]

PROPOSTA: Responder as questões DE 1 a 3 , referentes ao texto do ESTUDO DE CASO 2: “A INEQUIDADE PODE AFETAR A MOTIVAÇÃO DE JOGADORES DE FUTEBOL”

Questão 1:

A equidade corresponde a percepção que o indivíduo tem ao comparar a relação entre o  esforço e os resultados adquiridos com ações e / ou comportamento de outros indivíduos. A  Teoria da Equidade _ de J. Stacy Adams _ nos ajuda a compreender a forma que o indivíduo avalia suas perdas e ganhos , como isso interfere nas variáveis dependentes e na motivação, gerando uma sensação de equidade ( justiça ) ou inequidade (injustiça) dentro da organização.

No Estudo de caso , o que gerou a percepção de inequidade foi que alguns jogadores ( Grupo A _ remunerados pelo Clube ) se perceberam prejudicados , pois , recebiam um salário inferior e com muito atraso em relação  aos  outros jogadores (Grupo B _ Remunerado pelo patrocinador_ minoria ) e , além disso , jogavam mais ( mais cobrança do clube)  , pelo fato de que o Grupo B fica ausente por motivos de recuperação física. Esse desequilíbrio gerou uma forte desmotivação do grupo , que reduziram o esforço em campo , prejudicando tanto o desempenho da equipe ( relação interpessoal e intrapessoal), como do time, que quase foi rebaixado.  [pic 3]

No caso , podemos observar que de acordo com a Teoria , os jogadores do GRUPO A tiveram como ponto de referência _ dentro das 4 ditas _  o “Outro interno” , ou seja, outros jogadores ( mesma função )  dentro do mesmo Clube ( mesma organização), e que após percebido a situação de injustiça , procuram minimizar a “dissonância” escolhendo a modificação dos insumos  , ou seja , diminuindo o esforço e revendo a sua autoimagem .

Questão 2 :

Justiça atribuitiva -   a  distribuição  das recompensas pelos resultados alcançados  , nesse caso  a Remuneração , não estava sendo feita de  forma justa , pois , o desvio entre o salarios  era considerável , além da falta de compromisso do pagamento em dia.

Justiça processual  - os critérios  adotados para as distribuições das recompensas era ineficiente, pois , apesar do Grupo B ser de jogadores mais “famosos” , eram os mais ausentes , ou seja , era o grupo menos produtivo , sendo assim,  pela falta de explicação clara e informações exatas , a equipe acabou de tornando um grupo , visando cada um seus interesses individuais.

Justica interacional - Toda essa diferença designada pela ausência de procedimentos e decisões jutas , que olhassem para a equipe em si , de uma forma justa , pela insatisfação : a desmotivação dos membros, distanciamento do clube  e baixo desempenho .

A Justiça organizacional corresponde as percepções de justica nas relações de trabalho, identificadas individualmente – geralmente,  pela forma com que é  tratada a força do trabalho  e os resultados “justos” que foram recebidos -  que afeta os comportamentos e atitudes  conseguintes ,  existentes  dentro da Organização . Com uma dimensão mais geral ,podemos verificar que,  no caso estudado , os jogadoresdo grupo A  reividicam não só uma remuneração de acordo , como também um tratamento mais digno  , com mais respeito do clube.  [pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (60.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com