TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional - Capítulo 1

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 6

TAREFA 1 – QUESTÕES PARA REVISÃO

  1. Como os conceitos do comportamento organizacional se relacionam com as funções, papéis e habilidades dos executivos?

R: Além de todas as competências sabidamente exigidas e encontradas em um executivo, a de saber harmonizar indivíduos, grupos e estrutura organizacional visando influenciar positivamente o comportamento das pessoas dentro do coletivo institucional é um dos principais objetivos. As funções, os papéis e as habilidades dos executivos se relacionam com os conceitos de comportamento organizacional quando procuram entender e desenvolver suas características a ponto compreender e administrar as pessoas visando maior eficácia e produtividade em suas tarefas.

  1. Defina comportamento organizacional. Relacione isto com administração.

R: “Campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional” (ROBBINS, STEPHEN , 2006, p. 8). Nessa definição de Robbins, entende-se que comportamento organizacional busca o entendimento de como os indivíduos, grupos e estrutura impactam o comportamento das pessoas nas organizações e esse entendimento visa melhores resultados da organização. Os executivos devem utilizar este estudo com ferramenta que possibilita impulsionar a compreensão do dinamismo organizacional (o trabalho dele é realizado por meio do trabalho dos seus subordinados), interpretar o comportamento humano e gerenciar os indivíduos para alcançar melhores retornos, produtividade e maior eficácia em seus processos.

  1. O que é uma organização? Uma família pode ser considerada uma organização? Explique.

R: Organização é, por definição, uma unidade social conscientemente coordenada, composta por um coletivo de pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua, com o um ou mais objetivos comuns. A família é um tipo de organização porque tem essas características, porém não possui suas metas explícitas.

  1. Identifique e compare os três principais papéis dos executivos.

R: Os executivos, segundo Mintzberg, possuem três papéis: papel de Relacionamento Interpessoal, papéis de Informação e papel de Decisão. Os papéis possuem, entre si, características complementares que são necessárias para um executivo “completo”. Todos os papéis abordam aspectos das atividades executivas fundamentadas na interação humana organizacional, tendo como base o tratamento de informações internas e externas.

  1. O que é a abordagem contingencial no estudo do comportamento organizacional?

R:  A partir de pesquisas realizadas para verificar os modelos estruturais organizacionais mais eficazes em determinados tipos de industrias nasce a Teoria da Contingência. Basicamente, a abordagem contingencial tem como objetivo atingir a eficácia em uma empresa utilizando não apenas um modelo administrativo e sim vários, adaptando-os as situações vivenciadas pela instituição. Sendo assim, pela abordagem contingencial algumas dimensões organizacionais se destacam: Relação líder-membro, estrutura de tarefas e poder de posição. Essas dimensões são “orientadoras”, servindo de molde para adaptação do meio ás necessidades, logo orientam o executivo a como lidar com o comportamento organizacional.

  1. Compare as contribuições da Psicologia e Sociologia para o estudo do comportamento organizacional. 

R: A psicologia, por ser a ciência que, em meios a outros objetivos, busca explicar ou até modificar o comportamento humano, tem participação mais que direta no estudo do comportamento organizacional. Aliás, a psicologia possui profissionais orientados especificamente as áreas organizacionais e industriais e, assim como em outras áreas, seu desenvolvimento se adequa aos avanços dos estudos e passam a analisar parâmetros cada vez mais específicos e importantes para o comportamento humano. Já a sociologia, estuda a interação social dos indivíduos, porém, no estudo em questão, essa ciência se colaborou no estudo do comportamento dos grupos dentro das organizações. A dinâmica em grupo e a cultura organizacional são exemplos de áreas que foram beneficiadas pelos conceitos sociológicos.

  1. “O comportamento é geralmente previsível, não havendo necessidade de ser estudado formalmente.” Por que essa informação está incorreta?

R: O comportamento é, na verdade, imprevisível, sendo que cada indivíduo tem reações diferentes em diversas situações, cada um tem uma personalidade única que é baseada em uma identidade individual. Mesmo assim, o comportamento pode ser estudado a fim de compreender sua dinâmica geral.

  1. Quais os três níveis de análise em nosso modelo de comportamento organizacional? Eles estão relacionados? Se estão, como?

R: São eles: indivíduo, grupo e sistema organizacional. Eles estão diretamente ligados e funcionam com um organismo. Baseado nos estudos da psicologia, o nível individual é, como o próprio nome diz, composto pela análise do comportamento individual. Já no nível de grupo, baseado em conceitos multidisciplinares, o relacionamento entre indivíduos é analisado na esfera coletiva, logo, é analisada a pluralidade do comportamento individual em grupos e como esses relacionamentos se dão. Já o nível do sistema organizacional é o que analisa o comportamento geral dos grupos e indivíduos como um todo, mas respeitando suas individualidades.

  1. Se a satisfação no trabalho não é um comportamento, por que é considerada uma variável dependente importante?

R: A satisfação é como um conjunto de sentimentos do indivíduo com relação as suas atividades. Ela é considerada uma variável dependente, pois tem uma relação clara com os fatores de desempenho (outra variável dependente do comportamento organizacional).

  1.  O que são eficiência e eficácia? Como esses conceitos se relacionam com o comportamento organizacional?

R: A eficiência trata-se de fazer as coisas de modo correto, pensando assim nos meios dos processos. A eficácia é fazer as coisas certas, ou seja, pensar nos fins. Dividindo o comportamento organizacional pensando nestes dois parâmetros, podemos imaginar que a parte estratégica das organizações é responsável por ser eficácia tomando as grandes decisões da empresa e, a parte que executa as tarefas tem como responsabilidade ser eficiente pois deve traçar a rota para atingir o objetivo de forma correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (159.4 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com