TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

Oi turma, Esta atividade deve ser desenvolvida em grupo. Fiquem atentos, pois somente um dos membros do grupo deve anexar o arquivo final em Word com a resposta elaborada por todos. No trabalho deve ser inserido apenas o(s) nome(s) de quem ajudou no desenvolvimento das respostas. Leiam os textos disponíveis na plataforma AVA e, se preferirem façam uma pesquisa mais abrangente em outras fontes, livros e internet. É importante que vocês entendam os textos e escrevam as respostas com as próprias palavras, sem copiar o que o autor escreveu para que o trabalho não seja invalidado. As perguntas são as seguintes:

  1. O que são valores? Qual é a diferença entre valores terminais e valores instrumentais? Como os valores interferem no comportamento dos indivíduos? (1.0)

Valores são princípios que nos permitem orientar nosso comportamento em função de nos realizarmos como pessoas. São nossas crenças fundamentais que nos ajudam a preferir, apreciar e escolher certas coisas ao invés de outras, ou um comportamento em lugar de outro pois são fonte de satisfação e plenitude.

Valores são capazes de nos fazer refletir nossos propósitos e metas tanto no âmbito pessoal quanto no coletivo pois refletem em nossos interesses, sentimentos e convicções que consideramos importantes.

Podemos considerar entrelaçados a valores nossas atitudes e as condutas.

É a consciência final da existência, são metas que gostaríamos de alcançar durante nossa vida e valores instrumentais são modos preferidos de comportamento ou meios para alcançar os valores terminais. Exemplificando, valores terminais são os valores ou metas na vida que o indivíduo gostaria de conseguir durante sua existência e esses mesmos valores são classificados como pessoal e interpessoal como por exemplo, a prosperidade, a felicidade, estabilidade, auto estima, o prazer, a plenitude.

Valores instrumentais é o que se refere à estima que se tem por determinadas condutas e formas de comportamento dos seres humanos, é necessário sinalizar que esta escala é relativa pois de acordo com a consideração social de cada um se dão preferência de valores sobre os outros, destacando como comportamentos alternativos mediante aos quais se conseguem o objetivo desejado.

Os valores são pensamentos, conceitos e ideias, mas o que mais abrange nesse conceito é o comportamento, o que as pessoas fazem, pois, uma pessoa valiosa é alguém que vive de acordo com os valores das quais crê.  Ela praticamente vale o que valem seus valores e a maneira de como vivem e isso também se resume como base para poder conviver em sociedade e nos relacionar com outras pessoas, permite regular nossa conduta para o bem-estar coletivo e uma convivência harmoniosa.

  1. Quais são as consequências da insatisfação no trabalho? Descreva um exemplo de uma situação em que foi constatada a insatisfação no trabalho. O que aconteceu? (1.0)

Antigamente as pessoas dentro de suas organizações eram vistas apenas como números ou capitação de recursos e esse cenário vem mudando conforme as necessidades das empresas e das pessoas (crescimento profissional) e com isso são considerados valores comportamentais de cada indivíduo que podem comprometer o seu desempenho e interferir nos resultados.  

Portanto, a insatisfação no trabalho pode estar ligada a vários fatores que podemos tratar como externo que equivale a relação do indivíduo com a equipe, o chefe, as condições físicas do local onde se trabalha, ao salário, a possibilidade de crescimento profissional dentro da organização ou fora desta e entre outros motivos e os fatores que consideramos externos é relacionada mais ao lado pessoal do indivíduo como relacionamento interpessoal e familiar, saúde mental e física que podem servir como influencias de comportamento no ambiente corporativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (173.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com