TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Por:   •  27/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.542 Palavras (7 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 7

Passo 1

A contabilidade tem por sua finalidade oferecer dados de informações econômicas e financeiras sobre o patrimônio da entidade.

Com estas informações, fica mais clara para seus administradores e investidores na hora da tomada de decisão.

Segundo Peres Jr. e  Begalli (1999, p. 195), o objetivo geral da análise é extrair informações das demonstrações contábeis úteis para a tomada de decisões, de forma a concluir sobre a saúde econômico-financeira da empresa e sobre o desempenho de sua atividade operacional.

Segue as demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados, (DLPA) e Demonstração das Origens e Aplicação de Recursos (DOAR)

Em forma de um relatório é apresentado o produto para a análise de balanço que se inclui a análise de estrutura e composição do patrimônio para se chegar a uma conclusão.

De acordo com Assaf Neto ( 1998, p. 12 ), a analise das demonstrações contábeis visa relatar, com base nas informações listadas nos demonstrativos, a posição econômico-financeira atual, as causas que determinam a evolução apresentada e as tendências futuras, ou seja, pela análise das demonstrações contábeis extraem-se informações sobre a posição passada, presente e futura de uma empresa.

Para uma tomada de decisão certeira da empresa é necessário analisar seus aspectos internos e externos da mesma.

Tendo de opinião Silva ( 1999, p. 21-22 ) que os aspectos internos que devemos levar em consideração sob forma de organização interna da empresa, sua estrutura de nível gerencial e seus projetos para a permanência e evolução da organização. Como aspectos externos, o nível da economia, a política econômica do país e seus clientes, fornecedores e concorrentes.

Matarazzo (2008) afirma que a contabilidade tem por objetivo extrair informações das demonstrações para a tomada de decisão.

Assegura ainda que por meio da análise podem-se transformar dados em informações úteis, para o usuário, dizendo também que quanto melhores forem as informações, mais eficientes serão.

Perosa e David (2014) alertam sobre a importância tanto de um administrador oferecer os dados corretos e deixar o contador a par sobre a situação real da empresa como de o contador manter atualizadas as demonstrações de acordo com o que pedem os órgãos reguladores.

Essa situação é essencial para que as demonstrações contábeis reflitam a realidade da empresa e para que sua análise possa ser utilizada corretamente.

  Passo 2

As análises verticais e horizontais são consideradas peças chaves, ou seja técnicas adicionais para a demonstração de porcentuais de cada conta e seu real aproveitamento em um conjunto.

A análise vertical consiste no estuda da relação existente entre percentual dos itens que compõe o ativo e o passivo, e seu total, ou seja, uma análise vertical indicada, por exemplo, a porcentagem do Ativo Total que foi aplicada em suas várias categorias.

Esse tipo de análise propicia também a comparação das porcentagens em relação às obtidas pelas outras empresas que atuam no mesmo ramo de atividade. Essa comparação serve de base para avaliar a melhor maneira de administrar a empresa. Todavia, a análise vertical só será completa quando elaborada simultaneamente em dois ou mais períodos.

Cálculo:

  • Em relação ao total do Ativo ou Passivo; Conta x 100/Ativo ou Passivo.
  • Em relação ao total do grupo ou subgrupo; Conta x 100/Total do Grupo.

A análise horizontal consiste no estudo da evolução percentual dos itens que compõe uma Série histórica de períodos para determinado item da demonstração em análise. Tornam evidente ao analista as principais alterações no comportamento de itens daquela demonstração, restando somente uma investigação mais aprofundada destes que mais se modificam.

Cálculo:

  • Valor atual do item x 100/Valor do item no ano-base. Em todo resultado acima de 100, o valor excedente indica aumento do valor nominal da verba, já em todo resultado abaixo de 100 o valor que faltar para completar os 100 indica redução do valor nominal da verba ou do grupo.

Será feita a análise da empresa através dos seguintes indicadores: Indicadores de Rentabilidade: Permitem avaliar os lucros da empresa em relação a um dado nível de vendas, ativos, e capital investido.

Indicadores de Estrutura de Capital: Permitem analisar a posição de endividamento (quanto de capital de terceiros esta sendo usado para financiar a empresa), a capacidade da empresa em gerar caixa suficiente para pagar os juros e principal de suas dívidas (cobertura de juros), e garantir o crescimento sustentado de suas atividades (taxa de retenção).

Indicadores de Liquidez: Medem a capacidade de a empresa satisfazer suas obrigações de curto prazo na data de vencimento, ou seja, refere-se a solvência da situação financeira global da empresa.

Indicadores de Atividade: São usados para medir a rapidez com que várias contas da empresa são convertidas em vendas ou caixa.

 Passo 3

Será feita as análises da empresa Pizzaria Bom Recheio, com os seguintes índices:

  • Liquidez;
  • Endividamento;
  • Rentabilidade;

Segundo Matarazzo (1998,p.153), é a relação entre contas ou grupo de contas das demonstrações financeiras, que visa financiar determinado aspecto da situação econômica ou financeira de uma empresa”.

Os índices de Liquidez e Endividamento são indicadores necessários usados pelas empresas que servem de medida dos diversos aspectos financeiros. Estes índices tem objetivo de avaliar o quadro financeiro da empresa e o grau de endividamento perante seus credores.

De acordo com Ludícibus (1998, p.99), “engloba os relacionamentos entre contas do balanço que refletem uma situação estática de posição de liquidez ou o relacionamento entre fontes diferenciadas de capital”.

Ressalta ainda, que os indicadores de rentabilidade exercem grandes influências sobre as decisões que envolvem a empresa em análise, tomada tanto no mercado de crédito como no mercado acionário.

Com base nestes indicadores é que serão analisados os parâmetros da empresa para assim avaliar os melhores e obter uma boa dimensão de seus seguimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com