TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Por:   •  31/5/2016  •  Resenha  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

Capítulo 1 – O que é comportamento Organizacional?

O texto começa definindo o executivo (administrador) como alguém que realiza trabalhos por meio do trabalho de outras pessoas. Ele toma decisões, aloca recursos e dirige as atividades de outros com o intuito de atingir determinados objetivos. Os executivos trabalham em uma organização que é uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua para atingir um objetivo comum. Dentro de uma abordagem funcional, os executivos planejam, organizam, lideram e controlam. Os administradores são responsáveis por planejar as metas que a organização deve cumprir, organizar a distribuição das tarefas e a disposição hierárquica da organização, dirigir as pessoas de forma a motivá-las no trabalho e monitorar o desempenho da organização com a finalidade de compará-lo com as metas estabelecidas no planejamento.

O capítulo descreve ainda os papéis desempenhados pelo administrador segundo Mintzberg (relacionamento interpessoal, informação e decisão) e suas três habilidades. A técnica consiste em aplicar todo conhecimento adquirido por meio da educação formal extensiva. A habilidade humana que é a de trabalhar com as pessoas, compreendê-las e motivá-las e a habilidade conceitual que é a capacidade de processar e interpretar racionalmente as informações.

Quando falamos de habilidades humanas, utilizamos o termo “comportamento organizacional” que é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas. Como este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

O comportamento organizacional utiliza o estudo sistemático para melhorar as previsões sobre o comportamento que seriam feitas de maneira intuitiva. Mas, como os seres são complexos, as pessoas diferem umas das outras, precisamos analisar o comportamento organizacional dentro de um cenário contingencial, utilizando variáveis situacionais como moderadoras dos relacionamentos de causa e efeito.

O estudo do comportamento organizacional se apoia na contribuição de diversas outras disciplinas, as áreas predominantes são a psicologia (busca medir, explicar e as vezes modificar o comportamento humano e dos animais), a sociologia (estuda as pessoas em relação aos ambientes

sociais e culturais), a psicologia social (busca explicar a influência de um indivíduo sobre o outro), a antropologia (estuda as sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades) e a ciência política (estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político, a estruturação de conflitos, a alocação de poder e como as pessoas manipulam o poder para o atendimento de seus próprios interesses).

Hoje há diversas oportunidades e desafios em que os executivos podem utilizar os conceitos de comportamento organizacional, como por exemplo: administrar pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com